sexta-feira, 2 de março de 2012

Arriscaram... e perderam

Lê-se no relatório do 1º semestre da SCP SAD :

“Os Resultados do Semestre são negativos em 19.115 milhares de Euros, e o agravamento verificado quando comparado com o semestre anterior é fundamentalmente devido ao facto de, em 2010, se ter verificado um saldo positivo de 18.797 milhares de Euros na rubrica “Proveitos com Transações de Passes”.”

Ou seja, sem vendas de jogadores temos 19 milhões de euros negativos!

“Os custos operacionais foram agravados como reflexo do investimento feito na Equipa Principal. Assim, os Custos de Pessoal passaram de Euros 13,9 milhares em 31.12.2010 para Euros 19,3 milhares em 31.12.2011.”

Ou seja, se multiplicarmos por 2 teremos mais ou menos 38,6 milhões de euros de gastos com pessoal no final desta época. A época passada a SAD teve 35,6 milhões de euros de proveitos excluindo vendas de jogadores! No ano todo!

“O agravamento dos custos financeiros é devido ao aumento da dívida financeira média do semestre (de 54 M€ em 31.12.2010 para 106 M€ em 31.12.2011), e ao reconhecimento da componente juros associada à emissão de VMOC efetuada em Janeiro de 2011.”

Pois… os custos financeiros passaram de 2,3 milhões de euros para 4,5 milhões de euros. Quase que duplicaram.

Patrimonialmente a SAD do Sporting está assim:

Possuímos um ativo de 182 milhões de euros, mas devemos 231 milhões de euros a terceiros. Assim, o nosso capital próprio está negativo em 49 milhões de euros. Face ao ano anterior decresceu 19 milhões de euros!

O Sporting caminha para o fim. Quem votou nesta administração e deu o seu aval a esta política de risco através do investimento desmesurado, terá o que seria de esperar.

Uns rezam aos céus para que aparece um milionário com vontade de brincar um pouco ao futebol. Eu, como não acredito em milagres, nem gosto da ideia de ver o Sporting a ser posse de apenas uma pessoa, penso se ainda haverá salvação se baixármos o nosso orçamento para menos de metade, apostando em alguém que saiba gastar pouco mas bem. Tenho dúvidas se ainda vamos a tempo.

2 comentários:

JG disse...

A análise parece-me correctíssima. O problenma é que ainda há muita gente com esperança que a bola entre em vez de bater na trave num qualquer jogo de campeonato, como se isso por magia resolvesse todos estes problemas de cariz estrutural. São os que acreditam ainda nos Duques e Freitas desta vida! E acreditaram antes em todos os magos financeiros das ultimas 2 décadas... As décadas perdidas...

Podem dizer-me que antes estivemos 18 anos sem ganhar um campeonato. Pois estivemos. Mas os sportinguistas estavam com o Clube, o Clube respirava fulgor mesmo sem ganhar e o futuro existia...

Enfim, é tudo uma questão de fé. Quem prefere a racionalidade, se calhar está a mais...

Nuno Figo disse...

E, subitamente, ganham ao City!

E, subitamente, a época perdida pode acabar numa grande vitória europeia... E se assim for, em que ficamos? :)

Amigo Miguel, a análise está correta, mas tem um erro enorme: a culpa não é desta direção, é de TODAS, desde a era Roquete (se bem que no post mais acima isso é corrigido). Duvido seriamente que outra direção tivesse feito algo fundamentalmente diferente.

Um abraço e boa sorte na campanha europeia!! :)

Nuno