segunda-feira, 2 de julho de 2012

Aprender com o que se faz lá fora



Fui passar este último fim-de-semana a Madrid com alguns amigos. No sábado à noite fomos sair a um bar chamado ‘Real Café’ localizado (literalmente) dentro do Estádio Santiago Barnabeu.

Montado sobre uma das bancadas inferiores do estádio a céu aberto, está-se praticamente no relvado, debaixo dos vários anéis dessa monumental infra-estrutura. É uma experiência assombrosa para quem é adepto de futebol! A imagem acima foi tirada do bar.

O bar funciona apenas durante o Verão, servindo para rentabilizar o espaço numa altura em que não há jogos. O espaço está normalmente lotado, e muito "bem composto".

Se bem que Madrid tem uma vida nocturna muito activa, não será que algo deste género funcionasse em Lisboa? O Estádio de Alvalade não é tão central como é o Santiago Barnabeu, mas tem fáceis acessibilidades, e o estacionamento do estádio poderia ser utilizados pelos clientes do espaço.

E o Clube não teria necessariamente que entrar com capital, pois aberta a possibilidade, julgo que não faltariam empresários dispostos a assumir o investimento.

Ideias como esta, de coisas que resultam lá fora, deveriam ser analisadas, e se viáveis porque não importá-las? Esta é apenas um exemplo. Até se podia pensar em formatos diferentes, tipo casamentos/copos de água, ou outro tipo de grandes eventos, que são nichos de mercado ainda não devidamente explorados, mas com potencial.

Mesmo que a rentabilidade seja baixa, pouca rentabilidade é melhor que nenhuma rentabilidade. Mais cedo ou mais tarde, isto chegará a Portugal.

4 comentários:

Daniel disse...

Seria uma boa ideia! Aliás, tanto do RM como do Barça temos muita coisa para aprender.

Obviamente que o SCP não tem uma dimensão internacional como estes clubes (há jogo do Barça onde mais de 50% do público é estrangeiro).

Há chartes da Ásia para ver o RM.

A ideia é tão boa que já foi vendida à casa XXI. A concessão que têm dá para fazer isso.

Basta quererem.

SL

kevs disse...

Claro que não temos a mesma dimensão, e nem tudo o que nesses clubes resulta, resultaria necessariamente connosco.

O exemplo que dei, foi só um exemplo de muita coisa que se faz lá fora. Nem sei se seria rentável por estas bandas, mas é algo que talvez justificaria ser analisado. Se calhar até já foi, e achou-se que não valia o investimento.

De qualquer forma, devíamos estar mais atentos ao melhor que se faz lá fora, e tentar aproveitar de acordo com o mercado que temos. Não só na Europa do futebol, mas por exemplo aos desportos nos EUA. Quem já teve oportunidade de assistir a um jogo ao vivo por lá (seja NBA, NHL, NFL, ou MLB) vê que estamos a anos-luz da experiência que oferecida ao espectador.

SL
kevs

JPS disse...

A casa XXI tentou durante muito tempo explorar uma ideia semelhante num espaço existente no Alvaláxia no piso dos cinemas. Era um restaurante com vista directa sobre o relvado.

Faliu e fechou.

Daniel disse...

JPS, com o gestor de serviço tinha tudo... para dar asneira

SL