domingo, 30 de junho de 2013

União na verdade

A Assembleia Geral do SCP decidiu quase por unanimidade aprovar o projeto de reestruturação financeira apresentado pelo Conselho Diretivo liderado pelo presidente Bruno Carvalho. Confesso que o consenso me surpreendeu ao contrário da apresentação inicial responsabilidade do atual Conselho Fiscal.

Tudo o que temos vindo a escrever neste blog há já alguns anos foi hoje reforçado pelos recentes órgãos sociais e finalmente compreendido pela grande maioria de sócios. O caos económico e financeiro deixou de ser questionável e é agora aceite como realidade.

Felizmente ainda existiu tempo para encontrar uma saída. Saída essa que não é mais do que um plano que agora deve ser implementado com rigor e transparência. E sinceramente, acredito que este Conselho Diretivo o vá fazer.

Para além do que já foi dito e do que vamos ler nos próximos dias gostaria de realçar um aspeto importante: O plano pressupõe a entrada de 38 milhões de euros de investidores. No entanto, 20 milhões são transferência de passivo em capital próprio. Por isso apenas 18 serão entrada de dinheiro propriamente dito. Ora, num plano onde o capital próprio passa de -105 milhões para um valor positivo (penso que à volta dos 20 milhões) penso ser importante destacar o papel daquele que considero os principais parceiros, isto é, os bancos.

Não quero aqui dizer que os bancos assumiram um qualquer papel de salvadores. Longe disso. Mas considero lógico, e sempre o defendi, que só os bancos poderiam apoiar o SCP numa 1ª fase de recuperação. Obviamente que as contrapartidas existem: 1) pagamento de juros da dívida e 2) cumprimento de um plano que não pressuponha mais prejuízos.

Posteriormente, e já com o plano em marcha e com as primeiras evidências de rigor e de recuperação económica, acredito que seja muito mais fácil começar a atrair investidores e mais capital. Sempre no pressuposto que o SCP detenha a maioria da SAD.

Para concluir, assumo que continuarei a dedicar especial atenção aos relatórios e contas e à análise económica e financeira do SCP. Mas espero finalmente que o Rugido Leonino tenha a partir de agora mais posts relacionados com a equipa, com os jogos, com análises de exibições, com o futebol propriamente dito.

0 comentários: