terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Muitos jornais... pouco para ler

Costumo ler todos os dias um jornal desportivo. De vez em quando leio outro dos restantes dois. Muitas vezes vou também à internet ver qualquer coisa. E este fim de semana dei por mim com a seguinte constatação:

É muito raro ver alguém a analisar o futebol praticado pelas equipas. As reportagens dos jogos são meras descrições factuais.

Um exemplo: "É verdade que o Estrela entrou melhor na primeira parte, marcou num lance rápido, de insistência (6') e, mesmo depois da resposta imediata dos leões (9'), continuou a ser a equipa mais perigosa no terreno - incrível a perdida de Anselmo, autor do primeiro, aos 19'."

Só temos disto. Ninguém, de forma escrita ou nas conferências de imprensa, realça por exemplo:
- na primeira parte o SCP abusou dos pontapés longos, maior parte deles para fora, jogando com os seus sectores muito afastados uns dos outros
- na segunda parte, fruto de uma maior dinâmica dos jogadores do Sporting e de uma simultânea quebra fisica dos jogadores do Estrela, o SCP começou a jogar de forma curta e rasteira, aumentando a posse de bola.

Tenho a dizer portanto, que concordando ou não com as opiniões dadas, até dou algum valor ao Rui Santos. Ele analisa (ou pelo menos tem essa intenção) o futebol jogado. As tácticas, os desempenhos individuais, as mecânicas de jogo, etc.

Gostava que os jornais, e são tantos, fizessem o mesmo.
Já nem falo na televisão. Bastava copiar os programas brasileiros. Mas ok... o público alvo é diferente...

0 comentários: