quarta-feira, 30 de junho de 2010

Acabou!



Acabou! acabou a nossa participação no Mundial e, na minha opinião, acabou Carlos Queiroz como treinador! Os erros são os mesmos de quando começou a treinar seniors...Não evoluiu. Pessima leitura do jogo, má relação com os atletas e mau feitio que o leva a fazer coisas inacreditaveis como a de deixar o as de trunfo Deco no banco depois de estar a perder. Isto para lá de um discurso inacreditavel como o do fim do jogo...Está orgulhosos?????? Do quê? O orgulho dele era manchete no jornal brasileiro Globo, em ar de gozo...Porque perdeu só por um zero? Porque chegou aos oitavos de final????? Andámos para trás...Há 2 anos, a derrota com a Alemanha foi encarado como um enorme fiasco apesar de ter acontecido nos quartos de final do Europeu e isto num campeonato em que apresentamos bom futebol e saímos fruto de um jogo em que tudo correu mal! Desta vez saímos naturalmente, apresentando um futebol muito xoxo e em que tudo tinha de correr mal.

Tinha de correr mal ontem? Não necessariamente! Entramos mal porque a equipa estava muito nervosa mas ao fim de 7/8 minutos estabilizamos. A partir daí a Espanha não conseguiu criar mais oportunidades de golo e podíamos ter sido nós em 3 ou 4 jogadas mal concluídas a chegar ao golo. Faltou-nos alguma sorte nesse período! Depois, por volta do minuto 55, começou o desnorte do nosso seleccionador, acrescido á troca de Torres por Lorente, do outro lado, que foi demolidora para a nossa defesa! Mas também porque nós ajudamos! Del Bosque deu um banho a Queiroz!

A Espanha que estava controlada cresceu de maneira assustadora depois da substituição! Por mérito deles mas também e muito por demérito nosso. Pepe tinha rebentado mas o seleccionador não viu e não promoveu a troca por Pedro Mendes em tempo util e depois efectuou a substituição quando já não tinha razão de ser por estarmos a perder e se aconselhava o recuo de Meireles e a entrada de Deco. Hugo Almeida mantinha a Espanha em respeito e a sua substituição por Danny é qualquer coisa de absolutamente surreal. A minha reacção imediata quando me apercebi da substituição foi deitar as mãos á cabeça...Convidamos a Espanha para vir para cima de nós e obviamente foi exactamente isso que eles fizeram. O jogo foi perdido naquele momento, pela substituição surreal efectuada e pela que não foi feita (Pedro Mendes vs. Pepe)!

A não entrada de Deco é o momento surreal seguinte! E as declarações de CQ no final do jogo são a cereja no cimo do bolo.

A culminar tudo isto, aparecem as declarações de Ronaldo e Deco no final do jogo a mostrar um ambiente muito mau entre jogadores e treinador e sintomaticas do (pouco) respeito que o líder gozava junto dos atletas. O que não é nada de novo para quem se lembrar do que se passou com CQ no Sporting (Pacheco, Paulo Torres, Peixe,...) e no Real Madrid! CQ não é líder e ainda por cima deixa os seus odiozinhos interferirem nas obrigações profissionais (ontem o ás de trunfo do banco ficou na mão e por jogar)!

A propria postura de Ronaldo neste campeonato é reflexo da falta de liderança existente. CR nunca jogou para a equipa e foi sempre um corpo estranho. O que nunca aconteceria numa equipa que tivesse um treinador a sério. Porque não lhe seria permitido. Quando se vê CR a tentar marcar golos em livres quase do meio campo está tudo dito... Portugal jogou quase sempre com 10 porque jogavam sempre 3 equipas. Portugal, o adversario e CR! A culpa é de Ronaldo? Não, a culpa é de um treinador que não existiu!

Por tudo isto, espero que Queiroz reflicta e perceba que está a mais! A selecção precisa de um treinador a sério! Queiroz poderia ser em excelente Presidente da Federação porque é um homem metódico, organizado e porque Portugal precisa de um trabalho sério como o que foi feito por ele nas decadas de 80 e 90 e que levou ao surgimento da Geração de Ouro do nosso futebol!

E aí estará a unica atenuante de Queiroz em relação ao desemepenho na Africa do Sul. De facto a geração de ouro acabou e esta equipa é mais fraca que a de 2008 e 2006 e muito mais fraca que as de 2004 e 2000. Mas continuo a achar que era possivel ter tirado mais deste Grupo de Jogadores! E se eles tivessem estado com Queiroz como estavam com Scolari acho que independentemente de a Espanha ser mais forte tínhamos muito boas hipoteses de ganhar. O problema é que com Queiroz os jogadores não comem a relva...E chegar aos oitavos de final já era optimo. E perder por 1-0 com a Espanha pelos vistos também foi bom...

A outra atenuante de Queiroz é que não pode contar com 2 jokers que trariam outra dimensão a esta equipa: Bosingwa e Nani. Em relação a este ultimo há coisas ainda por explicar e o treinador deve-nos essa explicação...Moutinho também podia ter dado jeito nalgumas situações e ontem era um jogo muito talhado para ele!

Saímos sem gloria deste Mundial e deve ser aqui lembrado que a nossa selecção tem desde 2000 o seguinte percurso:

- 2000 (Europeu) : meias finais
- 2004 (europeu): final
- 2006 (mundial): meias finais
- 2008 (europeu): quartos de final

Por tudo isto, tal como em 2008, o resultado obtido só pode ser encarado como um enorme fracasso e não vale a pena branquear o obvio independentemente das atenuantes existentes! Se Queiroz acha que devemos estar orgulhosos só pode ser internado no Julio de Matos!

Já agora e para finalizar, um fait divert. Passou despercebido a quase toda a gente, mas David Villa estava fora de jogo quando recebe a bola para fazer o primeiro remate na jogada do golo! As repetições conclusivas não saíram porque pelos vistos a FIFA não quer mais erros mostrados, mas na imprensa brasileira de ontem á noite era dadao bastante destaque a este facto. Até aí as coisas nos correram mal, alias como já aconteceu em 2008 com o golo da Alemanha (3-1) que mata o jogo e que acontece após uma falta grosseira do Ballack ou em 2006 em que o penalty que dá o golo à França na meia final é uma daquelas jogadas que muitos arbitros não marcam. Ou o penalty de 2000. Ou os amarelos que os coreanos não viram em 2002 apos uma serie de faltas duras que descontrolam os jogadores portugueses...mas isso não desculpa as derrotas. Porque os verdadeiros vencedores passam por cima de tudo isso e também não podemos esquecer a expulsão de Rooney em 2006, algo forçada e que nos ajudou a vencer aquele jogo. O problema é que as arbitragens a nível internacional são muito más e os erros grosseiros se repetem. Como alias tem acontecido neste campeonato!

Para concluir, parabéns á Espanha. Ganhou bem e não tem culpa dos nossos erros. De qualquer modo, desculpem a minha franqueza e a minha repetição, mas não me parecem papões nenhuns e deviam agradecer a Carlos Queiroz as borlas...

A Espanha ganhou 1-0 a Portugal, mas Del Bosque goleou Carlos Queiroz!

1 comentários:

Virgílio disse...

JG:

100% de Acordo.

Agora venha um SCP à SCP! Q esta época, futebolisticamente falando, foi um desastre. Com excepção dos Juniores.

SL!