sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Relvado sintetico - Opinião Pessoal

Já aqui falei do relvado de Alvalade e dos seus problemas recorrentes.
Mesmo admitindo que existiu um erro de projecto (pelos vistos ninguém se lembrou que num estadio de futebol se joga...futebol...e que para jogar futebol convém haver relva) de dificil resolução, não acredito que não exista uma solução técnica que não passe por colocar um relvado sintético.

Futebol num relvado sintético é como comida sem sal. Até dá um certo gozo quando jogamos num campo sintetico, mas como espectador não me vejo num estádio a ver um jogo em relva artificial!

Já nos tiraram tanta coisa, não nos tirem também a relva.

Por favor, mantenham a relva em Alvalade!

2 comentários:

Anónimo disse...

antes artificial que batatal

Anónimo disse...

Olá,

Começo por mencionar que sou Benfiquista e vivo nos Açores, como tal não conheço muito bem o estádio Alvalade XXI. De qualquer forma não me contive e aqui fica a minha modesta opinião.

Creio que seria bem mais fácil os Sportinguistas afirmarem o que pensam se a direcção explicasse de forma objectiva os valores que envolvem todo esse processo, refiro-me ao total já gasto em relvados, ao custo desse relvado artificial, aos lucros e prejuízos resultantes da realização de espectáculos musicais no estádio até à data.

Tendo em conta a distância entre bancada e relvado (que até é bastante considerável), a altura das Bancadas (que nem é muito comparativamente a outros grandes estádios) e a inclinação da cobertura do estádio (que é descendente em relação à direcção do relvado), estou em crer que em Alvalade isso nem será o pior… No caso de o ser, porque não um sistema espelhos que faça a luz incidir durante mais horas sobre a relva?

Se o problema for a circulação de ar, porque não ter um sistema de ventilação artificial? Algo que funcione como os sistemas de rega existentes nos campos do Ribatejo, um mecanismo apoiado sobre rodas que percorra o relvado com ventiladores.

Muito se falou sobre um fundo estar a afectar o relvado, se tal acontece não me parece lógico substituir o relvado continuando o fungo alojado na terra, alguém já se lembrou de substituir a própria terra? Quem sabe substituída esta por uma outra de melhor qualidade e resistência o problema não seria resolvido?

Sendo instalado um relvado artificial, não será necessário instalar mais algum na academia por forma ao plantel treinar no tipo deterreno que mais vezes utiliza? Quanto à formação, terá de se ir gradualmente habituando à relva artificial de forma a estar melhor preparada no momento em que ingressar na equipa principal?


Em relação à imagem do clube e do estádio, será que não serão ambos prejudicados com essa medida? Imaginem a candidatura de Portugal e Espanha ser a escolhida para receber o mundial, acham que o estádio de Alvalade seria escolhido para acolher algum jogo? Em relação à selecção, será justo exigir que esta esteja disponível para utilizar o estádio para alguns dos seus jogos? Alvalade recebeu por exemplo uma final da taça UEFA, acham que assim tal coisa poderia voltar a acontecer?

Creio que nem preciso de dizer se concordo ou não.

Saudações Benfiquistas.


João Gomes