terça-feira, 17 de maio de 2011

A nova época

A época finalmente acabou! Mais um ano para esquecer e muitos erros para não esquecer, porque se esquecermos, facilmente os repetiremos.

A vitória em Braga foi uma pequena alegria para os sportinguistas. É preciso não esquecer que este 3º lugar representa uma melhoria face ao 4º lugar do ano anterior. Mas agora é necessário parar, esquecer esta imagem positiva deste último jogo e olhar para a totalidada da época que passou para tomar decisões difíceis.

Como já tenho vindo a defender aqui, o essencial na preparação da nova época será a equipa técnica. Precisamos de um treinador forte, disciplinador, motivador e que desenvolva as capacidades técnias e fisicas dos jogadores. O sucesso da época que aí vem depende disso.

Depois será necessário reforçar a equipa com jogadores que alterem o estado de coisas. Não creio que seja possível, nem sequer necessário, ir buscar jogadores caros (daqueles que custam à volta dos 10 milhões). Precisamos é de jogadores com potencial e com cultura de trabalho e de vitória.

Pesando os dois factores, e sei que muitos não concordam comigo, diria que o factor treinador (e respectiva equipa técnica com especial enfoque no preparador fisico) irá pesar uns 70% no sucesso da próxima época. O factor jogadores pesará apenas 30%.

Para terminar, um pequeno exercicio que gosto sempre de fazer. Qual seria o plantel que eu faria:

GR: Rui Patricio, Tiago, Golas
Def: João Pereira, João Gonçalves, Evaldo, Carriço, Rodriguez, Torsiglieri *
Med: Pedro Mendes, André Santos, Izmailov, Matias, Valdes, Salomão, Carrillo, Renato Neto
Av: Postiga, Yannick, Saleiro

Contratações: um defesa esquerdo para suplente do Evaldo, um central para ser titular (a referência da defesa) **, um médio ala com qualidade para ser titular, um avançado finalizador que poderá muito bem ser o Bobô

Emprestados: Cedric, Nuno André Coelho
Dispensados/Vendidos: Hildebrand, Polga, Grimi, Zapater, Maniche, Tales, Vukcevic***, Cristiano
Para ficar na estrutura do SCP : Abel

* Gostava de ver um treinador puxar por ele, o que não faz com que deixe de ser o 4º central do plantel
** Não gostei da atitude do Alex Silva. Viria outro por mim
*** Não acredito que possa ser mais do que é actualmetne. Aproveitava o facto de ter mercado

1 comentários:

kevs disse...

E ainda bem que acabou. E seguramente (esperamos) que a próxima época está já a ser preparada (há muito) de forma a que possamos lutar pelo título.

Sem dúvida que o treinador terá um papel fundamental. Até 5f, o mais tardar (não vejo motivos para que assim não seja), saberemos se o treinador é Domingos. Pelo que tem feito no Braga, merece no mínimo o benefício da dúvida. A conquista de Liga Europa poderá dar-lhe uma credibilidade extra no balneário, e um alento para os adeptos.

Mas o reforço do plantel é fundamental. Não será preciso gastar milhões, mas é preciso investir em jogadores que façam a diferença. Nesse aspecto não sei se o teu exercício quanto ao plantel me convence... Será Bobô o avançado finalizador que precisamos (nas últimas 5 épocas marcou entre 8-12 golos para o campeonato, 14-20 em todas as competições)? Precisamos de um suplente para o Evaldo, ou um Evaldo suplente? Vamos ver.

Abraço,
kevs