domingo, 27 de novembro de 2011

Frustração acompanhada de muita esperança!

Foi frustrante a derrota de ontem na Luz! Muito frustrante! Estivemos a maior parte do jogo em cima deles, calamos a Luz em grande parte dos 90 minutos mas chegamos ao fim de jogo com uma mão cheia de nada!

No entanto, esta derrota deve ser encarada como um sinal de esperança. Esta equipa joga futebol e não é em nada inferior a Benfica e Porto. Estamos a 4 pontos do primeiro lugar, o que acaba por ser o preço da reconstrução da equipa da ultima epoca. Sem os primeiros 3 jogos, em que se andou á procura da tal equipa, neste momento e mesmo com a derrota de ontem, estaríamos á frente do campeonato. Não estamos, mas isso não deve ser encarado como sinal de desânimo. Subimos muitos patamares da escada em muito pouco tempo e por isso, mesmo que no final da época não consigamos estar no topo da classificação, construímos um caminho que nos pode levar ao exito muito em breve.

E foi muito bonito ver a maneira como a equipa foi aplaudida no final do jogo pelos seus. Mesmo perdendo...

Ontem, faltou maturidade, faltou um meio campo que conseguisse ocupar melhor os espaços, que soubesse fazer o carroçel quando o Benfica desistiu do jogo e se enconstou atras para defender a magra vantagem e faltou...sorte! Estou convencido que se Elias não tem desperdiçado aquele golo feito a vinte minutos do fim, acabavamos por ganhar o jogo...Alias, Elias fez um excelente jogo, mas conseguiu falhar 4 bolas de golo no mesmo jogo. Há noites assim e acontece aos melhores... Faltou-nos ainda Matias, que estava a conseguir dar outra desenvoltura ao jogo atacante, sempre em progressão. Carrillo tem uns pés fantasticos e promete vir a ser um fora de serie, mas ainda tem de crescer. Ontem teve nos pés bolas que podiam ser de ouro, mas a decisão foi por norma muito má!

Faltou ainda...Rinaudo, mas com essa falta vamos ter de nos conformar pelo menos por mais mes e meio.

Neste momento o plantel é bom e sólido, mas faziam falta mais 2 jogadores no meio campo porque as alternativas são curtas quando faltam os habituais titulares. Que se passa com André Santos, por falar nisso? É uma sombra do jogador da época passada...

De qualquer modo, é bom sentir que não somos em nada inferiores a este arrogante e fanfarrão Benfica, que não é tão forte como quer fazer crer. Estou convencido que se conseguirmos acabar a primeira volta a 4/5 pontos do Benfica, podemos perfeitamente sonhar com o 1º lugar no fim do campeonato (atenção ao Porto, que parece estar de volta)!

Em relação às condições em que tive de ver o jogo, é inanarrável o que se passou. Se não posso dizer que a rede prejudique em muito a visão (de facto não prejudica) o resto é mau de mais para ser verdade. A começar pela segurança. Estavamos confinados a um espaço curto e totalmente hermetico, em que foram obrigados a ficar muitos que não pertencem a claques, que são ordeiros e que teriam muitas dificuldades em saír em segurança se alguma coisa de mais grave se passasse. Fomos obrigados a ficar 1 hora naquelas condições no final do jogo, o que potenciou muito do que se passou (cadeiras partidas e incendios). Imaginem o que é ter as claques naquelas condições por uma hora ali dentro, misturar isso com a frustração da derrota e agitar ainda com a raiva do confinamento naquelas condições a que fomos sujeitos...obviamente e não desculpando atitudes indefensaveis, o caldinho estava feito. E deu no que deu. Que podia ter sido pior. Quando um dos incendios aumentou de proporções e começaram a ouvir-se estalos do plastico gerou-se calgum panico e as pessoas começaram a atropelar-se para saír. Por saídas sem o minimo de condições. Alias a propria saída do estadio, posteriormente, foi feita em condições inanarraveis. Houve uma altura em que me senti quase com os pés no ar no meio daquela gente toda...

Além disso, tivemos para toda aquela gente apenas um bar(zinho) de serviço, sem o mínimo de condições, nem de atendimento (ao intervalo nem valia a pena tentar ir lá) nem de produtos (na Luz não sabem o que é café...estão mais familiarizados com tintol e aguardente).

O arrogante Benfica não passa de uma instuição muito pequenina, porque decencia e respeito pelos outros são coisas que aquela gente não conhece.

Quanto ao Estádio da luz, não tem o mínimo de condições, porque a primeira das exigencias para a realização de espectaculos com tantos milhares de pessoas são as condições de assessibilidade e a possibilidade de se proceder a uma evacuação de emergencia com o mínimo de condições, se acontecer uma desgraça. Condições essas que não existem naquele local...

Mas todos nós sabemos como foi feito o projecto e como se fez o licenciamento daquela estrutrura...

Uma ultima palavra para as afirmações de Pereira Cristovão e para a resposta dum qualquer assessor de imprensa galinaceo. PPC exagerou no que disse, porque me pareceu que havia casas de banho disponiveis e que havia lugares na bancada para os bilhetes vendidos (o que houve foi anarquia na distribuição pelas cadeiras porque poucos se sentaram no lugar atribuído, mas com as claques ali isso acaba por ser natural). Exagerou nesses dois pontos porque quanto ao resto tem razão (inclusivamente na referencia á exiguidade do espaço atribuido - dentro e fora das bancadas, que podia ter gerado uma desgraça, como refiro acima) sendo que o Benfica é de facto uma instuição que está ao nível da pré-história e que o provou em todo o modo como geriu esta situação lamentavel. Gerida por gente de maus instintos e nivel humano nulo! Quanto á resposta do assessor de imprensa vermelho, para lá de se meter em assuntos internos do Sporting (claro que o Presidente assume o que o seu Vice disse e esse assunto não diz respeito ás galinhas da capoeira vermelha) ainda teve o desplante de dizer que não havia sobre lotação porque a TV mostrou muitas cadeiras vazias. Claro que mostrou... Porque muita gente só conseguiu entrar nas bancadas por alturas do golo do Benfica (aos 40 minutos de jogo)! Pessoas que pagaram 22 Euros para ver 90 minutos de futebol e tiveram direito a 45! Penso que houve intenção deliberada em que fosse assim...O Benfica está ao nível do melhor que se faz no pior do terceiro mundo. E é de facto aí que é o seu lugar...

13 comentários:

Anónimo disse...

Mas a frustração deve-se à prova provada de que o Civismo de que falavas afinal é uma utopia?

Eu ajudo: "Daqueles, como eu, que vão estar na "jaula", espera-se civismo! Porque nós somos maiores e melhores! Porque temos uma cultura e uma história atrás de nós que nos exige grandeza! Porque somos Sporting!"

Nem os imbecis dos super-dragoes chegaram alguma vez a esse nivel...

Foi uma bofetada de luva branca...dada pelos teus proprios camaradas de clube. Tristeza do caralho, hein?

JG disse...

Triste és tu, palhaço. És um triste, tu e a tua horda de indios das barracas, porque só os tristes se lembram de criar condições como as que tive de enfrentar naquele estádio nojento em que estive ontem.

Nem um cafe se podia beber naquele lugar. Um barzeco, zero condições de segurança, pessoas a entrar com a primeira parte a acabar.Tive de saír com os pés no ar de um local sem o minimo de condições para receber multidões.

Voces são macacos da pre historia... São uns merdas que acham que o mundo todo vos considera os maiores quando a unica coisa que merecem é desprezo, meu macaco que nem és homem para vir aqui e assinares um comentário com o teu nome...

Não pode haver civismo naquelas condições. Quando estas preso. Numa gaiola. Quase sem te poderes mexer e com o jogo já acabado há uma hora.

E pelo menos as nosas claques não assassinaram ninguém, não é, palhaço? Não é que sejam melhores ou piores que as vossas, porque claques são claques e não era a esses que pedia civismo, mas pelo menos nunca assasinaram um homem com filhos menores em casa e com armas que vieram de dentro do nosso estádio.

Além de cobarde, és um imbecil!

E vê se assinas com teu nome se fores homezinho para isso, cretino!

RS disse...

Anonimo, quando os superdragoes se virem fechados naquela jaula, não vais ter só umas quantas cadeiras em chamas...
Espera e verás a escalada de violência que o teu querido presidente do teu lindo e perfeito clube arranjou ao futebol português...
E ainda vêm fazer figura de coitadinhos, haja vergonha na cara!

Unknown disse...

Chegassem a horas como vos foi pedido e entravam todos antes do jogo. Caso não tenhas estado em estádios internacionais, os adeptos estrangeiros são sempre todos juntos, claques com simples adeptos, portanto se achas isso mal, se calhar o problema é da gente diferente, que afinal tem nas claques gente que não passam de um bando de criminosos, como também os há nas outras claques incluindo na do glorioso Benfica. Mas afinal de contas quando têm mentirosos a incendiar as hostes o que se espera ?

GBC disse...

Bcool,

Não deixa de ser curioso. Em Alvalade, toda a gente chega a horas (quantas vezes viu adeptos do Benfica ou do Porto entrarem depois do jogo?).

Na Luz e no Dragão, os cortejos atrasam-se sempre.

Ora, das duas uma.

Ou o cortejo do Sporting está sempre mal programado para a ida á Luz, e os sportinguistas não querem entrar no início do jogo.

Ou então (como aconteceu) o problema foi que, ao contrário do que sucede em Alvalade (onde a pré-história já foi), as claques leoninas tiveram de esperar largos minutos até poderem começar a entrar.

Unknown disse...

Curioso.

Fazes comparações entre a forma de receber do Sporting e do Benfica mas nunca te sujeitaste às condições que os adeptos rivais tem quando vão ao teu estádio.

Sujeita-te e depois opina. Mas antes, tira as lentes verdes.

Um abraço.

João Correia disse...

JG

Tens a tua opinião e ninguém a pode contestar porque é isso mesmo, uma opinião.Agora, como o Bettencourt disse(e bem), se alguma vez fores da Luz a Alvalade no cortejo depois falamos...há ANOS que as condições são iguais!ANOS!!!vou escrever outra vez...A-N-O-S!!!quantas vezes já fui a alvalade e vi pessoal a entrar muito depois da hora, quantas vezes quis comprar uma garrafa de agua e tive de ir à torneira da casa de banho porque não havia bar...ah, e em Alvalade só temos uma casa de banho para os 1500(no minimo) que costumamos lá ir.
Em relação ao não ter condições de segurança, mais uma vez não me parece que estejas por dentro da realidade...as evacuações de segurança são para realizar ordeiramente e não em panico como aconteceu na Luz, isto porque como eves calcular, em panico todos os espaços são exiguos...
E já agora, diz-me uma coisa JG...porque raio é que os portugueses(e os sportinguistas neste caso) são mais que qualquer outro cidadão que vá ver a bola num sitio com uma rede, num dos 8 estádios do mundo que têm este sistema?Ninguém se queixa de nada mas "vocês" já fazem disso desculpa para incendiar cadeiras e agredir bombeiros...
E já agora JG, como sou do Benfica, sou No Name e ainda tenho respeito por alguns sportinguista e não sou assassino, aproveito e ensino-te uma pequena liçãozinha de história relativamente ao very-light...Horas antes do trágico acontecimento do very-light no Jamor, tanto a Juve como os No Name estiverem no Terreiro do Paço em Lisboa a 'trocar' very-lights uns com os outros...isso também faz de vocês assassinos ou se calhar foi uma triste foi uma triste coincidencia foi o que passou no Jamor?? É muito fácil falar de borla quando não se está por dentro de tudo mas informa-te...vais ver que vais chegar à conclusão que esta questão do very-light foi uma triste coincidencia feita por quem não sabia o que fazia, e não com a verdadeira intenção de matar...

Um abraço e em Dezembro lá estaremos

GBC disse...

João Correia,

A discussão que faz por duas razões é desonesta.

1 - Se é verdade que há alguns estádios que têm este tipo de estrutura metálica... são ainda a excepção. E, muitos deles, têm este tipo de estrutura também para os seus sectores.

Resumindo tudo isto, e comparando com os principais estádios do Mundo, poucos são aqueles que, além de terem este tipo de estrutura, só a têm para os visitantes. O Benfica tornou-se parte deste grupo. "Orgulhasemente sós". Curioso.

Mas presumo que tenha achado que, das duas uma, ou as claques do Benfica são puritanas (o histórico diz-nos que não), ou não gostou da recepção em Manchester...

2 - Porque raio é que o que é feito nalguns estádios de renome (entre dezenas delas) tem de ser copiado em Portugal? O contexto cultural é igual? O histórico de violência é o mesmo?

Não há que comparar apenas porque sim. Uns têm, os outros também devem ter. Isso não faz sentido absolutamente nenhum.

Olha, os ingleses eram famosos pelo hooliganismo. Perceberam a maneira de dar a volta á questão. E foi exactamente tomando escolhas contrárias ás de tratar os adeptos de futebol como meros animais.

Acha, vendo um jogo da Premier League, que a coisa resultou mal? É que não é uma questão cultural. A violência nos Estádios, nesse País, atingiu, no Passado, proporções que nunca (de longe) atingiu no nosso.

Mas, pelos vistos, o Benfica acha que tomando medidas contrárias, está a proteger o futebol. Os resultados 'disto' parecem-no confirmar... ou talvez nao.

GBC disse...

Ahh, numa achega. Em Dezembro lá estarão (ou lá deverão estar).

Se vos for concedido bilhetes (como parece ser a única solução) não se preocupem.

Não encontrarão jaulas, não encontrarão sobrelotação, nem condições ao nível do que houve.

No Sporting há respeito...

Unknown disse...

Metálica ? estrutura metálica ? get real ... já agora
http://vozesencarnadas.blogspot.com/2011/11/confirme-aqui-quantidade-de-lugares.html

Falta de lugares ?

Já nem a vossa direcção insiste nessas mentiras depois de terem sido desmascarados

Não há historial de violência e os adeptos são encaminhados para esses sectores ? Então porque vi eu dezenas ou centenas de cachecóis verdes entre as dezenas de milhares de vermelhos ? Com adeptos normais, normalmente não há incidentes. Com claques, do Benfica, do Sporting e do Porto é raro não haver, independentemente de estarem legalizadas ou não.

João Correia disse...

Gonçalo:

Uma pergunta...diz que o contexto cultural é diferente e historial de violencia também...até aí concordo desde que se refira (por ex) ao PSG em que as suas claques são das mais perigosas da Europa mas e...o Real Madrid?Barcelona?Também justifica?e elas existem, logo não percebo porque é que não poderão existir cá...e aproveito para recordar que vocês também criticaram o fosso e agora o resultado está à vista...
Ainda assim, e por muita razão que pudessem ter nesta questão, os vossos actos no final provaram que o Benfica teve razão em instalar a caixa de segurança...e isso, meu "amigo", é o que ficará para a história.Os vossos actos neste jogo justificaram a instalação da estrutura e nao o contrário como o Sporting quer passar...
E olha Gonçalo, sabes quantas vezes já fui a Alvalade e fiquei com gajos atrás de mim em pé na cadeiras e eu à frente, de pé, sem espaço para me mexer?quase todas e olha que já não são poucas!!Todos falam mas não têm conhecimento da situação...já disse e volto a dizer, a situação da qual o Sporting se queixa(infelizmente) é 'normal' nos estádios portugueses, não é pratica do Benfica e do Sporting e do Porto...lê o que escrevi antes e vais perceber que no teu estádio não é melhor. E só uma ultima coisa e é para não dizerem que não aprendem nada...a primeira entrada em Alvalade é feita por uma mini porta, em que normalmente só existem policias e nunca existem stewards...ou seja, quando aí vamos, fica tudo amontoado à porta porque é uma porta minima aonde entram milhares de pessoas...e disso,já se queixam???Vão mais vezes À bola e queixem-se menos, infelizmente o que se passou na Luz é normal e vai continuar a acontecer e não por os senhores do Sporting barafustarem que nem umas virgens ofendidas que a situação mudar...ou pensam que vocês foram os primeiros???

Abraço e sim, espero em Dezembro lá estar, com ou sem bilhetes, mas sempre com respeito pelo nosso eterno rival.

JG disse...

João Correia, a questão aqui é que houve tentativa de humilhar e enxovalhar o Sporting por parte da Direcção do Benfica. Goste ou não, foi o que aconteceu...e essa luminalha acendeu tudo o resto!

E goste ou não, as estruturas metalicas e redes nos estadios estrangeiros são normalmente dirigidos aos visitantes e aos...adeptos da casa!

É aquela estrutura que vai aumentar a segurança? Não é certamente. Só vai enxovalhar e humilhar. Ninguém vos fez tal coisa em nenhum estádio deste país, que eu saiba...

Reafirmo o que disse. A estrutura apenas aumentou a insegurança, porque ao contrario do que diz, os testes de segurança para licenciamento devem ser feitos em simulações de emergencia e não em condições normais.

Acha que se aqule fogo tem alastrado saímos dali inteiros com o panico que se gerava? Não tínhamos por onde fugir senão por minusculas portas e corredores apertadíssimos...

Quanto ao very light, o que é facto é que a um pai de familia morreu. E que quem disparou o artefacto fugiu da prisão e conseguiu continuar em liberdade graças a uma rede de influencias muito estranha...mas não posso confundir o Benfica com pessoas individuais...nem confundo.

Mas uma coisa voces têm de aprender. Se querem ser respeitados, têm de respeitar. E neste episodio triste a unica coisa que fizeram foi tentar humilhar. O problema é que o Sporting é grande de mais para se deixar humilhar pelo Benfica!

Querem respeito? Terão respeito! Se nos respeitarem...

Acrescento aquilo que costumo dizer ao meu filho como exemplo de convivencia. Não gosto do Benfica, mas sou amigo de muitos benfiquistas!

João Correia disse...

Só quem tem os horizontes muito pequenos é que consegue confundir uma rede de segurança com humilhação...enfim