segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Por falar em incendios...

Ponto prévio: aqueles que causaram o incendio da Luz têm de ser punidos. Há imagens de video vigilancia nos estádios e é altura de começarem a ser usadas! Aquilo que aconteceu deve dar prisão! E ainda responsabilização civel pelos estragos. Que provavelmente o Sporting terá de pagar, mas essa conta deve em seguida ser enviada aos responsáveis pelos factos para sentirem na pele a consequencia dos seus actos. Porque só assim se vão conseguir dissuadir futuros imitadores!

Também começa a ser altura de os Clubes encararem as suas claques de frente e expulsarem de socio qualquer membro que cause incidentes deste cariz. Eu sei que é complicado porque é gente com ramificações perigosas, mas não podemos continuar a fechar os olhos a isto e a fazer perigar a vida de quem paga bilhete para ver...futebol!

Mas também é altura de a informação dada passar a ter um mínimo de verdade. No sábado estive num Gulag. Cheguei a pensar que Estaline tinha voltado ao mundo, com bigode e umas orelhas á Dumbo. Continuar a chamar aquilo onde estive "zona de segurança" é no mínimo um insulto à inteligencia das pessoas. Até porque de segurança não tem nada - antes pelo contrário. E potenciou tudo o que aconteceu em vez de o prevenir. Colocando em causa a segurança de pessoas que são simples adeptos de futebol e que tiveram o azar de ser presos (sim, presos - eu estive preso no sábado) com alguns marginais!

O Estaline da Luz teve a intenção de causar exactamente o que aconteceu e conseguiu-o. Deu os fosforos, o petroleo e depois ficou muito indignado e surpreendido porque houve fogo!

E por falar em incendios, parece que a memória é curta e por isso fica a imagem abaixo...

9 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
JG disse...

Ficam já avisados os anónimos benfiquistas que qualquer comentário deste género em que o autor não se identifique terá exactamente o mesmo destino que o acima eliminado.

É bonito as pessoas identificarem-se, principalmente quando vão a casa dos outros...

Toda a gente é bem vinda desde que seja correcta, porque é bonito respeitar os outros. Além disso, a sã convivencia é um valor a respeitar.

Contudo, quando as pessoas são provocadores a coberto do anonimato, a tolerancia é zero!

Anónimo disse...

Caro JG

Não possuo qualquer dos meios de autenticação que disponibiliza na caixa de comentarios. A opção Nome/URL não se destingue em nada da opção Anonimo. Se não quer comentarios Anonimos sugiro que desligue a opção, deve ser possivel.

De qualquer forma a casa é sua as regras são suas, assim repito o repto que lhe lancei.

Publique por favor as fotos das cadeiras queimadas apos o jogo. Para que não fiquem duvidas.

Pedro Raul

Lagarto Piromaníaco disse...

JG olha aqui os benfiquistas a incendiarem o seu próprio estádio: https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/314523_10150979598460716_212504785715_22012999_1126043057_n.jpg

JG disse...

Caro Pedro Raul, é sempre possivel assinar um comentário como fez desta vez...O que agradeço até porque não é agradavel ter de apagar comentários de ninguém...

Quanto a fotos, como deve o meu amigo imaginar, nem eu ando com maquinas fotograficas debaixo de braço quando vou aos estadios, nem o acto de incendiar se mede pela quantidade de cadeiras que se queimam...

Agora, tenho memória. Por exemplo, no jogo dos 7-1 foi uma benção ainda não existirem cadeiras na superior norte do nosso antigo estádio. Eu estava no sector ao lado dos adeptos do Benfica (friso a palavra adeptos e não claques) e lembro-me bem desse dia. Por bons motivos é certo, mas também pelas grandes fogueiras (friso fogueiras) que se acenderam no antigo Alvalade!Estava mesmo ao lado, sabe? Alias, no antigo lugar cativo ao lado da superior norte e garanto-lhe que quando o Benfica lá ia, era um susto permanente. A primeira coisa que tentavam por norma fazer era saltar a rede para o nosso lado. Insultos de toda a especie era mato!

Portanto, vamos lá a ver, se voces quizerem ser honestos e dar a mão á palmatória, vão ter de reconhecer que todo este episódio foi tristissimo e degradante. Nunca na minha vida fui tratado assim em lado nenhum. E nunca me senti tão inseguro como nesta "caixa de segurança".

Já agora, o amigo sabe porque é que a lotação da "caixa de segurança" era superior à dos adeptos lá existentes? Simplesmente porque muitos sportinguistas tiveram o acesso negado a outros locais do estádio para os quais compraram bilhetes.

E acha realmente que uma hora não é suficiente para 3000 pessoas entrarem num estádio?

Peço-lhe só para responder honestamente a uma coisa. Voce gostava de ser tratado assim, de maneira tão animalesca e degradante? Se gosta e se reve neste tipo de atitudes, lamento. É a unica coisa que posso fazer. Não falem é mais no Pinto da Costa, porque ao pé do vosso estaline orelhudo, é um santo...

Pessoas não são gado. E o Benfica tem de descer á terra e perceber que não está acima da lei e da decencia! Tem de aprender a respeitar os outros!

O que se passou foi uma tentativa de humilhar e ofender! Apenas e só isso. Dêm vós as voltas que derem...agora se querem justificar tudo só porque é vermelho, o problema é vosso!

O que se passou com os incendios é lamentavel, mas foi apenas o reflexo de toda a tentativa que fizeram para nos apoucarem e que acabou por incendiar os animos.

Não nos apoucam e sabe porquê? Porque o Sporting é enorme! Até porque não olha apenas para o seu umbigo e sabe que existem outrios que tem de respeitar. Eu tinha vergonha se um dirigente do Sporting tentasse fazer isto a um adversario, fosse quem fosse!

Para terminar, não batam muito na tecla dos incendios, senão vamos ter de lembrar que nas vosass claques há assassinos e gente que deixa hoquistas das outras equipas em coma com tacos de baseball. Eu não confundo o Benfica com as suas claques portanto faça voce o mesmo favor de não confundir o Sporting com algums energumenos...

JG disse...

Onde digo "Já agora, o amigo sabe porque é que a lotação da "caixa de segurança" era superior à dos adeptos lá existentes?" deve ler-se "sabe porque é que a lotação era inferior á de adeptos existentes?"

Anónimo disse...

Caro JG

Não pretendo desculpar criminosos tenham eles as cores que tiverem. Concordo que toda esta situação é degradante, infelizmente não é a primeira. Em muitas situações de vergonha para o futebol nacional eu fui o primeiro a condenar algumas atitudes de dirigentes do meu clube. Neste caso porém atribuo 100% de responsabilidades aos dirigentes do SCP. Se quiser saber porque veja mais abaixo.

No entanto, a minha única pergunta era sobre se a foto que apresenta representa realmente um fogo posto pelos adeptos do Benfica. E é obvio que não, claramente são tochas na mão de adeptos e fotos dessas há de todas as claques nos seus próprios estádios. É por essa razão que o JG não tem fotos das cadeiras queimadas e não porque não levou maquina fotográfica. Eu estou farto de ver o meu clube atacado com todo o tipo de mentiras e desonestidades intelectuais e peço desculpa, mas é o que o post original sugere.

Se lhe interessar a minha visão sobre o sucedido começo por lhe dizer no que acredito e não acredito.

Acredito que não tenham sido bem tratado à entrada do estádio, no entanto as descrições que já ouvi são as mesmas que já ouvi a adeptos do Benfica noutros estádios (incluindo Alvalade), e que na minha opinião resultam da forma como os dirigentes dos clubes tudo permitem às empresas de segurança a quem contratam este tipo de serviços. Acredite, já vi sócios do Benfica a serem mal tratados por funcionários da empresa que lá faz segurança. Em resumo, acredito que tenha havido falta de dignidade na maneira como foram tratados, não acredito que tenha sido em especial para os adeptos do SCP.

Não acredito que a lotação do espaço estivesse esgotada. Estive no estadio vi clareiras e é fácil encontrar fotos na net onde se vê cadeiras vazias. Por ex: http://vozesencarnadas.blogspot.com/2011/11/confirme-aqui-quantidade-de-lugares.html

Não sei se todos os adeptos do SCP foram forçados para a zona das claques independentemente dos bilhete que tinham. Sei porém duas coisas: vi muitos adeptos do SCP sentados em todo o estadio inclusivamente perto de mim (como alias é habitual) e sei também que entre as claques do SCP correu palavra para comprar bilhetes fora da zona das claques com o objectivo de obterem mais bilhetes que os disponibilizados pelo Benfica. Talvez isso ajude a explicar a surpresa da Policia com o numero de adeptos a acompanhar desde Alvalade.

Em relação ao comportamento dos dirigentes do SCP os factos são simples: Duas semanas antes do jogo começou o ruido sobre mais bilhetes e sobre o espaço reservado às claques. Durante todo este período os dirigentes do Benfica não responderam na praça publica não contribuindo para o ruido, antes convidaram os dirigentes do SCP para visitar o espaço e de forma cordata tentaram limitar os problemas.
Agora a minha opinião.
Os dirigentes do SCP estavam preocupados com as consequências de uma eventual derrota neste jogo. Em particular sobre a agregação dos adeptos do SCP a volta da sua equipa. Iniciaram um processo com o objectivo de no caso de derrota extremar posições de forma a manter a dita agregação. Não tenho duvida que caso o resultado tivesse sido outro não se falava mais nisso.
É que como o caro JG sabe em Alvalade existe uma sensibilidade excessiva quando se trata do Benfica, com é alias bem visível na sua resposta.

Peço desculpa pela extensão mas foi o caro JG que me convidou a isso

Pedro Raul

JG disse...

Para dar o caso por concluído, obviamente que se teria de falar disto, ganhassemos ou perdessemos. Porque o cerne da questão, independentemente de tudo o resto, foi a humilhação a que nos pretenderam submeter. Tratando-nos como animais enjaulados. Foi assim que eu me senti e isso não ia mudar se tivesse ganho o jogo.

Alias, quando esta solução é adoptada no estrangeiro, normalmente é usada para os adeptos visitantes e...da casa.

Mais ninguém fez isto a adversarios em Portugal. Porque será? Ah, pois, foi porque nos querem dar "conforto" e "segurança"! E porque pensam muito em nós e nos querem bem...

A solução para si é calarmo-nos e provalmente darmos a outra face. Olhe, Jesus Cristo só houve um e acabou numa cruz...

Alias, toda esta palhaçada começou com a entrevista do Eusébio. Racista é a tia dele. Voce acredita em coincidencias? Se acredita, o problema é seu. Eu já vivi anos de mais para ser anjinho...

E nós é que somos culpados da situação? Ah, pois, voces só nos queriam dar "conforto" e "segurança"...

Já agora, as fotos das clareiras são antes do minuto 40 ou depois do minuto 40? É que até ao minuto 40 do jogo eu de facto estive muito folgado no meu lugar...Porque grande parte das pessoas estavam lá fora...

Não gosto de ser humilhado, sabe? E também não gosto de tentem humilhar o Sporting. O problema é que as duas coisas aconteceram em simultaneo, sabado...

E esteja descansado, porque se tivesse ganho, ia escrever exactamente as mesmas coisas. Ou piores ainda... Alias, se reparar, perdemos e ninguém falou em arbitros...até acho que a expulsão do cardoso foi forçada.

Voces ggostavam de nós assim, não era? Pisarem e nós ainda agradecermos...isso não é o Sporting, desenganem-se. E menos ainda é um Sporting forte. Se quizerem paz e sã convivencia, é o que queremos também. Mas se quizerem guerra, vão ter guerra!

Tiveram os resultados que queriam com o incendio, porque era exactamente isto que a vossa Direcção pretendia. Mas não sei se ficaram tão bem na imagem como pretendiam. Porque foi demasiado obvio o que se pretendia com isto...

Vejam se de uma vez por toda saiem do vosso pedestral e percebem que o mundo não está cá para vos venerar. Existem também os outros, sabem? Para quem o "glorioso SLB" não existe de todo. Gostem voces ou não...

Não vejo grandes diferenças entre LFV e PC. Voce vê? Ou melhor, existe apenas uma (grande) diferença: o segundo é muito mais inteligente que o Estaline das orelhas!

Game over!

E por favor, Pedro Raul, não encare isto como pessoal. Terei todo o prazer em beber uma jola consigo antes do jogo da Taça (aviso já no entanto que só bebo Super Bock)! Sem problema nenhum, com todo o prazer e cada um com o seu cachecol!

Anónimo disse...

Caro JG

Também só para terminar.

Não sei o minuto preciso da foto mas é na segunda parte. Na primeira, a metade esquerda estava vazia, o que até estranhei na altura.

Nunca disse que o JG se calaria. É até natural que se queixe se se sentiu mal tratado. O que disse é que os dirigentes do SCP não falariam mais nisso. (Sabe se conseguissem ganhar sem sacrificar as boas relações tanto melhor)

por ultimo, é obvio que uma bancada com rede à frente só tem como objectivo que os adeptos visitantes não atirem objectos, em particular cadeiras, para as bancadas de baixo. Foi o que aconteceu com a claque do FCP aqui à 2 ou 3 anos. Também na altura a culpa foi do Benfica se se lembra. Repare que até por uma questão de probabilidades é dificil a culpa ser sempre do mesmo. O que julga que aconteceria se os adeptos do SCP fossem colocados no mesmo sitio, sem rede? (provavelmente o mesmo que aconteceria com adeptos do Benfica em Alvalade). Por isso não não acho que a "jaula" tenha sido feita só para vos achincalhar. Em relação ao resto das suas considerações sobre "pedestais" e vos querermos "pisar" o caro JG desculpe que lhe diga mas anda cego, não é o Benfica o vosso inimigo.

Em relação à tal jola se nos encontramos tenho todo o gosto.

Pedro Raul