segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Uma aventura no estádio

Jogo: Estive no estádio e já lá fiquei com a sensação que o SCP merecia algo mais. Depois de ver o resumo na TV confirmei de facto que o empate era o resultado mais justo. Gostei da nossa equipa, que soube, a espaços, confinar o benfica ao seu meio campo. Acho no entanto que, a juntar à falta de experiência e à habitual falta de sorte, faltou um uma pontinha de qualidade em alguns momentos do jogo. Alguns jogadores podiam ter feito algo mais. Mas tenho a certeza que com tempo a equipa vai subir ainda mais e o futuro irá dar-nos ainda mais alegrias. Espectacular a ovação à equipa no final do jogo. Dá vontade de dizer o cliché : Perdemos o jogo mas ganhámos uma equipa.

Condições no estádio: De facto a rede não é tão mau assim. Preferia não ter, até porque numa situação ideal não seria necessária, mas aceito que seja um mal menor. Destaco pela negativa o tempo que a claque levou a entrar no estádio. Inaceitável que tenham havido pessoas a entrar passados 40 minutos do jogo começar. Agora das duas uma: ou mostramos ao benfica como devia ser , fazendo as coisas como gostávamos que nos fizessem, ou então retribuímos o mau receber. Obviamente gostava muito e deixava-me orgulhoso se acontecesse a 1ª opção.

Claques: O futebol que eu gosto não inclui sentimentos de ódio. E as claques são incentivadoras de ódios. Não gosto do benfica, mas não odeio os benfiquistas. E as claques além de odiarem pessoas só porque são de outra cor, são capazes de actos de violência e de por em risco vidas de outras pessoas (onde se incluem crianças, como a que estava à minha frente no jogo). A evolução do futebol passa pela erradicação da violência do estádio e por permitir que as famílias possam voltar aos estádios.

Incêndios: depois de ter visto um bombeiro a levar com uma cadeira em cima só porque andava lá com um extintor a apagar o fogo e de ter tido que fugir quando o incêndio ficou maior, sendo empurrado contra crianças e mulheres, espero sinceramente que a vídeo-vigilancia seja finalmente utilizada e que os anormais que pegaram fogo às cadeiras sejam identificados e punidos. Paguem eles os prejuízos em vez do Sporting. E já agora, não os deixem voltar aos estádios

5 comentários:

JG disse...

O tema da video vigilancia é de facto um bom tema.

Aparentemente existe em todos os estádios, pelo menos nos maiores. Aparentemente não serve para nada porque nunca vi acontecer nada a ninguém por causa das imagens que o sistema capta.

O sistema está lá só para enfeitar?

MRL disse...

Se calhar até é utilizado. Mas deve ser publicitada a sua utilização como forma de dissuasão.

JG disse...

Acrescento ainda que, concordando com o que dizes relativamente ás claques, não posso deixar de acrescentar que se criaram todas as condições para aquilo acontecer.

O problema não era a rede, era sim as condições de confinamento (prisão?) a que as pessoas foram sujeitas. Antes do jogo, durante o jogo e principalmente durante uma hora após o jogo... Para lá da atitude miseravel do Benfica, andou também mal a policia ao não perceber que aquilo era potenciador de coisas más. E foi seriamente colocada em causa a segurança de pessoas normais que não têm nada a ver com as claques e cometeram o unico crime de pagar para ver um jogo de futebol.

O facto de alguns cometerem desmandos não me faz identificar com eles só porque têm um cachecol da mesma cor que o meu. A cena do bombeiro foi lamentavel e a cadeira atirada só por sorte não caíu em cima de outro sportinguista que estava de costas - falou por pouco. Quanto ao bombeiro, de facto é preciso ter um estomago de aço para ter de fazer o seu trabalho no meio dos energumeros das claques...

Resumindo e concluindo, foi feito tudo pelo Benfica para acontecer aquilo. Num estádio que é grande, mas não é grande coisa e a que faltam condições mínimas para receber espectáculos com multidões. Lamentavelmente as nossas claques deram-lhes exactamente o que eles queriam e tinham como objectivo obter. Mas dificilmente, atendendo ás condições criadas, podia ter sido de outro modo...

Anónimo disse...

Criar condições = deixar as claques entrar no estádio?
Se calhar não deviam ter deixado....

JG disse...

Pois, se calhar não se deviam mesmo deixar as claques entrar nos estádios! Mas para isso era necessário que os dirigentes tivessem outra coragem e outra força!

E era também necessário que os dirigentes dos 3 grandes estivessem unidos nesse propósito. O que me parece uma utopia nos tempos que correm...