quinta-feira, 22 de março de 2012

Escolha dos árbitros

Depois de no último fim de semana ter nos calhado a fava (leia-se Bruno Paixão), havia alguma curiosidade sobre quem nos ia calhar este sábado no jogo contra o Feirense.

Assim, e com a ajuda da interessante análise do jornal Record "Árbitros ao raio x", podemos verificar o seguinte:

- no jogo contra o Gil Vicente "levámos" com o 24º classificado (em 25) de uma tabela que soma as pontuações dos árbitros, em todos os jogos da primeira Liga, registadas no Record, A Bola, Correio da Manhã e Rádio Renascença. O senhor Bruno Paixão conseguiu em 7 jogos ter uma média de 13,3 pontos (de 0 a 30). O Record classifica-o como Mau. Pior que ele só mesmo o árbitro Rui Silva que apitou esta semana o Leiria-Rio Ave.

- para o jogo de sábado contra o Feirense foi nomeado o árbitro Vasco Santos. Fui ver à dita tabela e o árbitro em causa aparece no 2º lugar com uma média de 18,8 em 9 jogos. À frente dele apenas está o árbitro Rui Costa, com mais 0,1 pontos de média.

Depois do 2º pior árbitro, foi nos nomeado o 2º melhor. Curioso.

Também muito interessante, será no final da época comparar esta tabela com a classificação dos árbitros. Aposto que terá grandes diferenças.

2 comentários:

kevs disse...

E as classificações dos jornais reflectem a classificação real das arbitragens?

Recordo-me de Rui Costa ser à relativamente pouco tempo persona non grata em Alvalade. Agora já é o melhor?

2f a seguir ao jogo, estava a ouvir a crónica dos comentaristas da Renascença (órgão que compõe esse barómetro), em que diziam ter assistido a uma excelente arbitragem. Confere?

abraço,
kevs

MRL disse...

Nunca teremos avaliações 100% corretas. Mas o Record tem o cuidado de ir buscar as análises de 4 orgãos de imprensa diferentes.

Quanto ao Rui Costa, a análise que falei é relativa aos jogos deste ano.