terça-feira, 2 de dezembro de 2008

CRISTIANO RONALDO E...A FORMAÇÂO

Tivemos hoje a noticia da vitória de Ronaldo na votação para a Bola de Ouro. Antes de mais, os parabéns para o jogador pelo prémio obtido (e penso que merecido). Pela terceira vez um jogador português consegue esta distinção, pela segunda vez um jogador formado no Sporting ganha o prémio.

A minha alegria acaba aí. Confesso até, suprema heresia, que não consigo de todo ver Ronaldo como símbolo do meu clube, nem sequer ver qualquer relação entre o jogador e o Sporting! Afinal de contas, estamos a falar de um jogador que jogou 1 (UMA) época de senior no meu clube! E quem fala de Ronaldo, podia falar de Quaresma, Simão, Hugo Viana ou Nani! Que proveito tem a Formação trazido ao Sporting? Eu arriscar-me-ia a dizer que nenhum, porque não me parece que seja distinção ser considerado um viveiro de jogadores. Não foi para ser isso que o Sporting foi fundado! Nem para fazer negócios com activos (aí a formação tem sido util, mas confesso que não me parece que deva ser essa a vocação deste clube).

A estratégia que fez da formação um dos pilares para o futuro do Sporting estaria errada? Não necessariamente, mas muita coisa tem de mudar para este ser o caminho certo para o Sporting!

Além disso, devemos olhar para esta questão com os cuidados inerentes aos tempos em que vivemos, ao futebol pós-Bosman! O caso do Ajax é paradigmático a esse respeito! Depois do inicio da era Bosman, o Ajax praticamente desapareceu dos grandes palcos! O viveiro passou a funcionar para alimentar os outros e um outrora grande clube passou a ser um mero clube da 2ª Divisão europeia. Estaremos condenados a isso? Não necessariamente, mas alguns aspectos devem ser acautelados na política de formação. Na parte pedagógica, na identificação ao clube e não só! A propósito do não só, é exemplar o post publicado pelo caríssimo Leão de Alvalade cuja leitura aconselho.

Contudo...se os anos mais próximos mostrarem que, mesmo com mil cautelas, formar jogadores só serve aos próprios, aos seus empresários e aos grandes da Europa, então...se calhar esta estratégia deve ser repensada.

Tenho a perfeita consciencia que esta minha opinião será tomada como uma profunda heresia por muitos, mas...é a minha opinião. E não é mais que isso, nem o pretende ser!

1 comentários:

Leão de Alvalade disse...

Caro JG:
Obrigado pela menção do meu artigo. Quando vêm daqueles que nos servem de referência sabem muito bem e constituem estimulos valiosos.

Estou de acordo com o essencial do post mas faço uma pequena ressalva: a distinção de sermos um clube formador não deve ser esquecida mas sim atribuída ao Dep. de Formação pela execução de um trabalho que infelizmente não tem a continuidade desejada no Dep. de Futebol Profissional. Não somos uma quinta de produção de vinhos de qualidade, destinada a ser degustaos pelo mercado.

Estou longe de achar uma heresia o repensar da formação. Mas acho que deveríamos por começar por pôr 1º em causa o que não fazemos bem e procurar aprimorar o que é comprovadamente bem feito, como p.ex., a formação.