sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

"Soares Franco salvou o Sporting" - SF dixit

Como todos sabem, o Presidente do Sporting fez por estes dias a fantastica afirmação que dá nome ao título. Fez também outras fantásticas afirmações, entre as quais saliento as que tocam os sonhos do fundador do Clube. Mas nem vou tocar nessas hoje e vou-me centrar na que consta em epígrafe e que me chocou e revoltou particularmente!

O texto que se segue é praticamente uma resenha de um comentário que publiquei a um post na Centuria Leonina e que aqui reproduzo com pequenas alterações!

Acho fantastica a opinião do senhor Presidente de que não teve nada a ver com toda a novela do problema financeiro do Sporting até ser presidente. Vejamos, foi vice presidente, teve um papel importante na SAD (o livro do Octavio Machado é revelador a esse respeito). Saíu demasiado tarde e a más horas para poder e querer ser inocente nesta história. E já agora, saíu porquê? Por divergencias ou para preparar a entrada que aconteceu como todos sabemos? Eu tenho a minha própria opinião a esse respeito...Alias, a novela da saída de Dias da Cunha e da sua sucessão é de um maqueavelismo absolutamente impressionante! É uma peça de teatro com argumento escrito antecipadamente!

Quanto ao ter salvo o Sporting...Bem, para se responder a esta pergunta com precisão era preciso ouvir o que Dias da Cunha tem a dizer sobre isso. E quando digo isto, não estou a ilibar DC da responsabilidade que teve, como a teve Roquete, como a teve Luis Duque, como a teve Soares Franco, como a tiveram muitos outros...O que eu gostava era de saber o que se passou, de A a Z! Tudo aquilo que não sabemos porque não querem que nós saibemos.E não me venham com a treta do desenterrar cadaveres. Ninguém consegue planear o futuro sem conhecer os erros que cometeu no passado. Isso não existe! Está-se a tentar proteger gente? Está-se a tentar esconder coisas? Certamente!

Uma das questões a esclarecer bem é o do negócio MDC e o papel que nele teve um certo senhor que num dia era Sporting e no outro estava no outro lado do muro...Eu quero saber quanto dinheiro o Sporting perdeu nesse negócio...Toda esta reestruturação financeira, penosa, teria sido necessária, se esse negócio tivesse sido diferente?

Que património não desportivo tinha o Sporting em 1995? O que lhe aconteceu? Eu quero resposta a estas perguntas. Não votarei nunca em Rogério Alves, por muito respeito que tenha pela pessoa (um respeito que Soares Franco não me merece, porque não o reconheço como sportinguista - não pode ser sportinguista quem não conhece o Sporting e os seus valores...)porque RA é a saga IV da mesma história. Porque é conivente no encobrimento que está a ser feito ao passado do nosso clube e aos actos cometidos! Não votarei em ninguém que venha do Roquetismo, que não rompa com o passado recente, que não me garanta transparencia!

Soares Franco salvou o Sporting? Eu diria que o asfixiou um pouco mais em cada um dos dias dos seus mandatos. E que o vai continuar a asfixiar em cada dia que falta até á sua saída. Até restarem meia duzia de sportinguistas, os irredutiveis. Queremos belenizar-nos? Se queremos, estamos no bom caminho!

1 comentários:

Tite disse...

Não posso comentar este post porque não entendo patavina de finanças, de administração de uma SAD, nem conheço pessoalmente os intervenientes para colocar as mãos no fogo seja por quem seja.
Se tu o dizes tens com certeza alguns conhecimentos que te permite, pelo menos, estar de algum lado das barricadas.
Eu... não!!!
Só amo o meu Sporting e gostaria de mais respeito por esta instituição.

Rugidos leoninos