sábado, 30 de maio de 2009

Treinadores

Fui dando uma vista de olhos hoje pela blogosfera leonina e assusta-me a maneira como a questão do proximo treinador do Sporting tem sido tratada!

É uma questão importante, sem duvida, mas para mim, é uma questão menor ao pé de outras com que a futura Direcção terá de lidar! Alias, a propria questão Paulo Bento começou, a partir de certa altura, a assumir contornos de novela mexicana. Entre juras de amor e de ódio, os socios do Sporting começaram a olhar para a questão do treinador como um assunto de vida ou de morte. Não o é! Outras questões bem mais importantes para o Sporting estarão em jogo na próxima sexta-feira!

A estabilidade é boa, mas com vitórias e sucesso. Lembro aos mais distraídos que o Sporting está neste momento na sua segunda maior travessia do deserto, sem ser campeão. Maior, só a dos 18 anos! A culpa é de Paulo Bento? Certamente que não! Ou pelo menos, não será apenas dele!

O sucesso no futebol não é apenas fruto do trabalho de um homem, mesmo sendo o treinador uma peça importante. O sucesso é feito de muitas variaveis que têm de se combinar. Por isso mesmo, olhar para a estrategia de uma Lista que se apresenta a eleições olhando apenas para a questão do treinador seria um brutal erro. Além disso, nós queremos mais para o Sporting que simplesmente futebol, mesmo sendo este a modalidade raínha, a que nos faz aquecer os corações de modo mais intenso!

Chegados aqui e encarando a questão do treinador de frente, mesmo não a considerando nuclear...concordo com a opção Erikson? Parece-me uma opção muito interessante. É uma raposa velha e tem um palmarés recheado de títulos. Mesmo a sua passagem pela selecção inglesa e pelo Manchester City não terá sido propriamente um fracasso como muitos pretendem fazer crer... E é um homem que quer relançar a sua carreira...

Finalmente, gostava de deixar uma palavra quanto ao comportamento do jornal record nestas eleições. Absolutamente deplorável. A capa de hoje está ao nível de tudo o que tem sido feito por este jornal nos ultimos 4 anos! Zero de ética, Zero de deontologia profissional, Zero de principios, Zero de jornalismo. Atrever-me-ia mesmo a dizer que os jornalistas do Record ainda conseguem ir mais baixo que a Manuela Moura Guedes! E isso deixa-me triste porque noutros tempos era uma das pessoas que comprava este Jornal!

6 comentários:

2.º lugar forever disse...

Boa análise, caro JG.

Eu entendo que a questão do treinador era secundária. O importante são os projectos e nisso é notório que PPC leva larga vantagem.

Acontece que JEB se colou a Paulo Bento para disso tirar partido nas eleições, pelo que, apesar de ser contra este tipo de procedimentos, acho acertada a decisão de PPC em responder na mesma moeda.

Assim, após PPC ter tirado da cartola, nada mais nada menos do que um dos melhores treinadores do Mundo, o nervosismo apoderou-se dos defensores de JEB, imprensa incluída.

Na minha opinião, Eriksson é uma boa escolha, experiente, com currículo, conhecedor do futebol português e, muito importante, fala a nossa língua.

Penso que Eriksson vem pelo desafio de fazer um bom trabalho e relançar a sua carreira, mais do que pelo salário.

Não concordo que esteja em fase descendente da carreira. Não me esqueço do que o "velho" Trapattoni veio cá fazer...

Verdão disse...

Também eu comprava o jornal, caro amigo e todos os dias.
Tens toda a razão, dia 5 estará em causa coisas muito mais importantes do que a questão do Treinador.
Abraço de Leão.

Hugo Malcato disse...

Peço desculpa a todos mas aproveito para vos convidar a assistir ao confronto de ideias entre ambos os candidatos à presidência do SCP na AAS TV.

Visitem:

http://www.aasporting.com/

SL

Hugo Malcato disse...

Em relação ao post em si, escusado será falar dos jornais que cada vez mais me desiludem e por isso é que a blogosfera tem vindo a crescer. Uma pessoa fica melhor informada aqui do que pelo que aparece nas bancas.

Quanto ao treinador, já tive a oportunidade de dizer que a opção Erikson não é propriamente do meu agrado. Creio que está efectivamente uma fase descendente da sua carreira e não treina uma equipa "à séria" desde os tempos da Lazio (antes de assumir a selecção inglesa).

Contudo, defendendo eu uma renovação neste sentido, obviamente que estou disponível para deixar alguma margem de manobra já que é o que temos feito nos últimos 2 ou 3 anos...

É experiente, tem currículo, tem reconhecimento internacional. Está dado o mote para uma liderança forte.

Anónimo disse...

Tem toda a razão, a questão do treinador não tem, nem devia ter qualquer importância numas eleições para a direcção de um clube, mas essa de ir buscar o vôvô Eriksson não lembra o diabo mais velho.
Se não fosse o caso de não acreditar que isso seja verdade, mas mesmo que seja, se não fosse o caso de ele vir ganhar 250.000€ por mês, mas mesmo que seja, se não fosse o caso de ele ser um grande lampião, mas mesmo que não seja, há sempre uma última e remota esperança: é que o PPC perca as eleições, assim ficamos tranquilos com o Paulo Bento que sendo muito mais barato, ainda tem muito sangue na guelra quanto mais não seja para moer os cancros da arbitragem nacional.
Quanto ao Record, também estou inteiramente de acordo, é um nojo sim senhor, já nem serve para limpar o "alfedeguinhos" porque esse ainda vai ficar mais sujo, tal o conteudo do dito.
Vamos em frente na luta...
O MENTOR

JG disse...

Caríssimo anonimo, eu acho que o paulo Bento devia preocupar-se menos com os arbitros e mais em gerir a sua equipa. No entanto, infelizmente teve de levar a cabo uma luta que não devoia ser dele.

Na minha opinião, paulo Bento faz-se, mas ainda não é, ou seja, reconheço-lhe muitro potencial, mas chegou muito alto cedo demais e provavelmente far-lhe-á bem passar por outras bandas em que possa ser menos condicionado por gratidões e possa ser apenas treinador. Espero que um dia possa voltar ao Sporting noutras condições e acho que apesar de alguns erros merece a nossa gratidão!