domingo, 4 de julho de 2010

Filho, o João Moutinho foi para o porto porque não quis ficar no Sporting

Após as primerias especulações sobre a noticia da venda de João Moutinho decidi que ia esperar um pouco antes de escrever algo sobre isto. Primeiro para saber os moldes do negócio e segundo para ouvir os conselhos sempre sábios da minha almofada, deixando passar um dia, tentando assim não reagir muito a quente.

Hoje, lendo os jornais, verifico que o negócio feito ainda não está claro. Uns falam em 30% de futura venda, outros falam da totalidade do passe de Nuno André Coelho, mas as versões dos 3 diários não jogam umas com as outras. E sinceramente... não me interessa.

Nem que fosse por 20 milhões eu iria ficar desiludido.

Tentando nunca entrar por uma análise emocional, penso que existe um problema grave e muito preocupante a resolver no nosso clube: O que leva os nossos jogadores, aqueles que são a imagem do nosso clube, que jogam de verde desde os escalões de formação, a quererem ir embora? Claro que por dinheiro todos querem, mas o que acontece é que mesmo sem ser por dinheiro, eles querem fugir dali. E quando vão, perante um eventual regresso, porque não querem voltar? Será sempre uma questão de dinheiro? Talvez... jogadores como Futre, Figo, Simão, Quaresma e agora João Moutinho já mostraram que gostam muito de dinheiro. E alguns deles também já mostraram que, passados uns bons anos, o seu passado e história em Alvalade não vale grande coisa.

Há uma conjuntura no nosso clube que faz com que isso aconteça. Existe um qualquer ambiente díficil de entender em Alvalade ou em Alcochete que afasta as pessoas. Claro que a minha primeira reacção é culpar os dirigentes. Eles são os responsáveis por tudo o que se vive no clube. Foram eles os culpados por termos tido um treinador durante 4 anos que literalmente destruiu o valor de vários jogadores do plantel levando por exemplo ao facto inacreditável de o JM não ir ao mundial. São eles os culpados por uma cultura de clube pequeno, onde as palavras de ordem passam por contenção financeira e tectos salariais, e onde os capitais próprios afundam-se ano após ano. São eles os culpados por já não existir o desactualizdo conceito de amor à camisola. Praticamente não existe em lado nenhum, mas a existir não será certamente no Sporting. São eles os culpados pelos conflitos que se sucedem a um ritmo assustador (Stojkovic, Sá Pinto, Izmailov, Vukcevic, etc.)

Também me deixa chateado outro facto: se como muito dizem este négocio é normal, e só em Portugal não acontecia, então eu pergunto porque não acontece ao contrário? Porque não vai o Sporting buscar os capitães dos nossos rivais?
E aí as respostas óbvias dizem tudo: Alguma vez pinto da costa deixava? Alguma vez o Bruno Alves queria vir para o Sporting? Alguma vez conseguiriamos pagar?

Para terminar, e porque se escrever mais vou entrar ainda mais na análise emocional, duas coisas:
Primeiro, que tudo isto vai obviamente ter impacto negativo no lançamento da época que aí vem. Eu não paguei o meu lugar ainda, mas vou pagar. Desconfio que haverá sócios que deixarão de o fazer por isto. Com isto, vamos perder ainda mais apoio.
Segundo, e começa a tornar-se repetitivo, dizer que é uma daquelas alturas em que me sinto aliviado por não ter filhos. Não saberia como iria explicar : "Filho, o João Moutinho foi para o porto porque não quis ficar no Sporting".

2 comentários:

Anónimo disse...

eu tenho 3 aminha maneira de tentar explicar foi imprimir o texto do miguel almada..acrescentar obrigado filhos por serem SPORTING. e fixar na minha sala ..pauloscp

Anónimo disse...

Eu também gostaria de explicar o que me custa compreender. E muito menos depois da explicação confrangedora do Srs. Bettencout e Costa.
É uma enorme perda para o Sporting.
É uma tristeza!