terça-feira, 13 de julho de 2010

Izmailov e Espanha

Hoje queria escrever sobre dois pontos:

1. Izmailov

É com grande tristeza que leio as noticias que referem a necessidade de nova operação. Tenho muita pena de ver um jogador como Izmailov a ficar novamente fora dos relvados. E o Sporting irá certamente sentir muita falta de um jogador que a 100% seria com certeza titular e acrescentaria qualidade ao nosso futebol. Abstenho-me de comentar uma possível responsabilidade do clube, nomeadamente, da equipa médica.

2. Espanha

Ao ver o jogo da final do mundial, não conseguia deixar de pensar no seguinte: porque é que os clubes, e falando no que me interessa - o Sporting, não copia o estilo de jogo das melhores equipas do mundo (Espanha e Barcelona)? Quando digo copiar falo em 3 factos básicos do futebol praticado por estas equipas, e que a meu ver não são dificeis de implementar:

i) aposta na qualidade do passe, na maioria sendo passes curtos
ii) uma forte dinâmica ofensiva com grande destaque para movimentações dos jogadores que não têm bola (chama-se abrir linhas de passe)
iii) forte componente fisica - jogadores com força, que correm o jogo todo e que no um para um raramente perdem uma bola

No Sporting continuamos a assitir a uma quantidade excessiva de passes longos para fora de campo ou para os adversários e uma quantidade assustadora de bolas paradas mal marcadas. Foi assim durante as últimas 2 épocas e nestes primeiros 2 jogos. Espero que seja porque o trabalho da nova equipa técnica ainda não teve tempo para dar frutos.

4 comentários:

Leão de Alvalade disse...

"Espero que seja porque o trabalho da nova equipa técnica ainda não teve tempo para dar frutos. "

também eu, também eu...

Quanto à Espanha mais se poderia dizer aplicando-se ao Sporting: será que no futuro para vermos ligação do Sporting à selecção nos limitaremos a contar os jogadores formados na casa, mas nenhum ou quase nenhum ainda de leão ao peito?

MRL disse...

A continuarmos com a qualidade de futebol que temos tidos (no Sporting) acho que será natural não termos representação na seleção.

Os nossos jogadores estavam numa forma (fisica, técnica e mesmo moral) que não justificavam a presenção na seleção (com a rara excepção de Pedro Mendes).

TOP LEÃO disse...

Não é fácil fazer mais jogadores para a selecção...


http://www.conselholeonino.blogspot.com/

JG disse...

O que se passa com Izmailov não me surpreende de todo. Alias,nestes 3anos, as lesões têm sido uma constante. Por isso mesmo tenho defendido aqui que é um jogador que, a haver ofertas, devia ser vendido! Porque independentemente da sua qualidade futebolistica, parece-me que fisicamente passará toda a carreira com problemas fisicos. Faz-me lembrar Pedro Venancio que podia ter sido o melhor central portugues de sempre, mas a quem os joelhos nunca deram descanso até lhe acabarem mesmo com a carreira...