segunda-feira, 5 de julho de 2010

Não interessam os culpados, o pior são os efeitos...

Tenho lido muita coisa sobre a saída de Moutinho. Uns revoltados, outros a dizerem-se satisfeitos. Uns a culparem a Direcção do Sporting e Costinha, outros a vergastarem Moutinho!

Não vou neste post por aí. Não tenciono discutir a quente quem tem razão, embora pessoalmente culpe mais os Dirigentes que o jogador. Mas essa é uma opinião pessoal, que admito ser discutivel.

O que eu sei é que este terramoto provocou danos irreparaveis no Sporting! Provocou danos na equipa e no plantel, abriu precedentes para outros jogadores fazerem o mesmo e deu uma brutal machadada na auto-estima dos Sportinguistas, que demorará meses a sarar, se é que vai sarar em meses (depende do que Moutinho fizer com o emblema do FCP ao peito)!

E por tudo isso tinha de ser evitada. E seria certamente evitada numa estrutura profissional e organizada! Que o Sporting claramente não tem. Alias, só o facto de em 1 ano termos tido 3 Directores Desportivos fala por si. Quem manda no Sporting anda a tactear, não sabe o que quer, não sabe por onde vai.

A contratação de Directores Desportivos no Sporting faz lembrar a aquisição de Sistemas de Informação por algumas empresas. Não sabem o que querem, não conhecem os seus processos, andam a tactaer a sua organização interna, mas virá sempre o bendito Sistema que faz o pino, canta em russo, declama Pessoa e vai resolver os problemas todos por milagre...Resolve? Claro que não! Na maioria dos casos ainda os agrava!

Barbosa, Sa Pinto ou Costinha são os culpados? Obviamente que não! Quem está acima delega, pedindo soluções magicas, quando não faz a minima ideia do que quer sequer dum Director Desportivo!

Portanto, tudo aquilo que aconteceu nas ultimas 2 epocas é deploravel, mas logico. E esta começa ainda pior...

Moutinho é um malandro e um chulo? É certamente! Como o são a maioria dos jogadores profissionais de hoje. Primas Donas, Crianças Grandes e Mimadas, Gente Sem Valores! E como o são, há que saber geri-los. Exactamente como são e aceitando essa premissa! Infelizmente o Sporting há 15 anos que tem uns fantasticos gestores, com MBAs e tudo, mas que de futebol percebem...zero!E isso paga-se!

Seja a culpa de quem for, os efeitos deste caso vão ser davastadores para o Sporting! A não ser que...Costinha tenha uma estrategia fantastica que me está a escapar e que saiba o que está a fazer (posso estar enganado, mas parece-me mais tão perdido como o presidente).

Oxalá Costinha saiba o que está a fazer. Oxalá! Porque se não for ele, não haverá muito a esperar do resto da estrutura do Sporting!

2 comentários:

Anónimo disse...

Sou desde há muito crítico do ambiente vivido no nosso balneário, nada melhor que para obter resultados ter paciência e acima de tudo perceber que só se quer no sporting quem quer lá tar. Somos grandes demais para andar com estas polémicas... acreditem na limpeza e acima de tudo no que os actuais dirigentes querem po nosso sporting... que não é nem mais nem menos que varrer com o lixo e voltarmos a ter na equipa a garra e o querer de um verdadeiro leão. estamos no caminho certo e o futuro o dirá... Força SCP

Anónimo disse...

Qual perda irreparável qual quê? O Porco do ex 28 é "o Sporting"? Por ele ser intruja o Sporting já não ganha nada? Vai acabar? Será algum terramoto? Catástrofe? Deixem-se disso... o animal não vale nada. está bem para onde foi... gente dessa quer-se longe, e que jogue bem, mas que perca! Isso é o que vai acontecer se puxarmos todos para o mesmo lado. Podemos ter as nossas diferências mas temos valores. Estão todos com medo? Dos morcões? do Noddy? O Sporting não tem medo de nada! Eles que venham... ATÉ OS COMEMOS! VIVA O SPORTING!