quarta-feira, 7 de julho de 2010

Renegociação de Direitos Televisivos

Fica o registo da noticia sobre a renociação dos direitos televisivos com a Controlinveste (fonte "Ojogo online" de hoje):

"O Sporting vai embolsar 108 milhões de euros com a renegociação do contrato de direitos televisivos e publicidade dos jogos da Liga, ontem comunicada à CMVM. Os leões tinham com a PPTV (Publicidade de Portugal e Televisão, SA, do Grupo Controlinveste) um contrato válido por mais três épocas, até 2012/13, estendendo agora a duração do mesmo por mais cinco temporadas, até 2017/18.

O valor divulgado à CMVM diz respeito às próximas oito épocas, o que significa que o emblema verde e branco vai receber, anualmente, cerca de 13,75 milhões de euros pelos direitos televisivos dos jogos da principal prova da Liga de clubes que a equipa principal disputar na sua própria casa. A verba corresponde a um aumento significativo (calcula-se que seja superior a cinquenta por cento) em relação ao anterior contrato.

Setenta por cento da verba será entregue à SCS (Sporting, Comércio e Serviços, SA), recebendo a Sporting SAD os restantes trinta por cento, conforme pode ler-se no comunicado divulgado pela CMVM: "Os proveitos globais provenientes do acordo celebrado serão repartidos entre ambas, revertendo para a SCS o montante de 75,6 milhões de euros e para a Sporting SAD o de 32,4 milhões de euros."

No âmbito do processo de restruturação financeira do clube, a verba deverá vir a ser, no entanto, canalizada em absoluto para a Sporting SAD. Isto porque, de acordo com uma decisão aprovada numa AG de Outubro de 2009 (mas ainda não oficializada), a SCS será em breve integrada na estrutura da Sporting SAD."


Salta á vista uma constatação e asslta-me uma duvida:

- O Sporting Clube de Portugal recebe ZERO, sendo o dinheiro canalizado na íntegra para a SAD!

- O Plano de Pagamentos não consta da noticia, ficando a duvida se o dinheiro será pago á cabeça ou anualmente por tranches. Espero sinceramente que o pagamento seja feito de acordo com a segunda hipótese, senão...Deus nos livre...porque desconfio que o dinheiro vai ser queimado rapidamente e ficamos com o futuro totalmente comprometido.

Deixo também aqui a minha indignação por o accionista maioritário da SAD se permitir o direito de renegociar a tão longo prazo quando o seu mandato acaba em 2013. Quem vier a seguir fica de mãos e pés atados perante os compromissos assumidos por esta Direcção!

5 comentários:

Leão de Alvalade disse...

JG:
"Deixo também aqui a minha indignação por o accionista maioritário da SAD se permitir o direito de renegociar a tão longo prazo quando o seu mandato acaba em 2013. Quem vier a seguir fica de mãos e pés atados perante os compromissos assumidos por esta Direcção! "

é precisamente isso que eu penso e como disse a semana passada tenho dúvidas que seja legal mas ético não é seguramente.
SL

JG disse...

Exactamente, caro LdA. Eu não sei se é um bom contrato, se é vantajoso e não vou discutir isso porque não sei!

Mas esta tactica de "venha lá o dinheiro para eu resolver os meus problemas imediatos e quem vier atrás que feche a porta" assusta-me muito. E parece-me um acto de gestão absolutamente condenavel!

De qualquer modo, já começa a ser tudo tão normal que já nada tem a capacidade de me surpreender. E já estou a chegar ao ponto em que até estou a perder o sentido da indignação. Até porque cada vez são menos os que se indignam no Sporting!

MRL disse...

Para ser sincero, e lendo o comunicado à CMVM, não fica claro se os 108 milhões dizem respeito às 5 épocas (13/14 a 17/18) ou às 8 épocas (10/11 a 17/18). Incrível como um comunicado não consegue deixar isso bem claro.

De resto a minha grande dúvida, tal como o meu amigo JG referiu, tem a ver com os momentos de recebimento do valor. Se recebermos tudo agora corre-se o risco de, tal como temos visto, ser tudo mal gasto. Seria sempre a favor do recebimento anual.

Leão de Alvalade disse...

Caros:

Parece haver algum esclarecimento sobre o faseamento dos pagamentos:

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/mercados/sporting-scp-sad-futebol-agencia-financeira/1176063-1727.html

Interessante que,no espaço de menos 2 meses se tenha falado pelo menos 3 em conclusão da reestruturação financeira. Tenho consciência que se trate de uma tarefa complexa, mas tenho dificuldades em perceber a necessidade de tantos "tá quase".

JG disse...

Pagamentos faseados...eu também prefiro que seja assim!

Se houvesse mis confiança em quem gere, um pagamento á cabeça seria bom porque potenciaria a capacidade de investimento com retorno!

Como infelizmente não é assim e no Sporting o investimento normalmente tem sido mau e sem retorno, ainda bem que o pagamento é faseado. Dá mais garantias de não se esbanjar dinheiro e ainda se acabar a aumentar o passivo como estes senhores sabem tão bem fazer!