terça-feira, 10 de maio de 2011

Entendam-se!

No site do Maisfutebol (à semelhança do que vem também na Bola):

Sporting: Godinho Lopes garante 30M para reforços

Detalhe da noticia:
"«Vamos investir 30 milhões de euros na aquisição de jogadores. É um valor fundamental para que o Sporting seja competitivo na próxima época. Não faz sentido ter um treinador novo e não lhe dar um plantel com o qual se sinta bem», explicou o dirigente no programa «Grandes adeptos», da Antena 1."

Já no Record lê-se uma ideia diferente:

Godinho Lopes garante orçamento de 30 milhões

Detalhe da noticia:
"O plantel do Sporting para a próxima temporada terá "23 jogadores mais 3, sendo um deles Carrillo". Já o orçamento rondará os 30 milhões de euros. Estes dados foram revelados por Godinho Lopes na entrevista à Antena 1."


Primeiro tenho que concluir que mais uma vez os jornalistas não souberam interpretar as palavras do nosso presidente. Ou porque ele explicou-se mal ou porque simplesmente não tem bases para saber interpretar um discurso mais económico.

Segundo, se a verdade estiver na 1ª noticia, era bom que o Godinho Lopes explicasse de onde vem esse dinheiro. É com base em endividamento? Se não, como é que se arranjam 30 milhões de euros?

Se a verdade estiver na 2ª noticia significa que teremos um aumento grande ao nível dos ordenados, sendo possível que não seja necessário tanto investimento. Mas continuamos sem saber bem o que se vai gastar.

Para terminar, uma outra opinião sobre um dos temas da entrevista: o fecho do fosso. Além do dinheiro, será que é boa ideia? Ainda a semana passada vimos não sei quantos policias a correr de um lado para o outro para evitar que os espectadores invadissem o campo. É muito bonito ouvir dizer que será melhor haver a pressão que existe nos outros campos, mas depois um dia, se acontece uma desgraça quem é que vai responsabilizar-se?

10 comentários:

Álamo disse...

Ao Rugido Leonino,

Obrigado por terem colocado o link de "Leoninamente!!!..." na vossa lista de blogs.
Acabo de fazer o mesmo com o vosso no meu blog, com todo o prazer e satisfação.
Felicidades para o blog e autores.
Saudações leoninas
Álamo

Daniel Sociedade Sporting disse...

Se consciente do que se está a passar, e que a cada dia que passa assume contornos alternativos, o presidente virá explicar às hostes leoninas o que pretende dizer com 30 milhões de euros.

Eu cá considero que 30 milhões de euros chegam para reforçar a equipa de futebol convenientemente.

MRL disse...

30 Milhões de euros de investimento (leia-se compra de jogadores) seria obviamente suficiente para construir uma boa equipa. O problema é de onde vem esse dinheiro? Mais dívida aos bancos?

Rui Fiel disse...

É pena que não se tenha dado enfâse ao facto de o Carlos Galambas ter dado uma conferência de imprensa em que dá como terminada a sua carreira como andebolista profissional, relevando o facto de o fazer no clube que AMA, sim ele ama o clube e poucos no futebol gostam sequer... Dêm destaque a quem o merece... Abraço

Teonanizi disse...

Pois, mas reforços é que nem vê-los!
Mas sejamos pacientes...

Leão Justiceiro disse...

Obviamente que é 30M para reforços e não 30M de orçamento. Se o jornalista que deu a notícia fosse minimamente inteligente, teria obrigação de saber que o orçamento do Sporting JÁ É de 40M, decompostos em 25M de massa salarial, cerca de 10M de amortizações e 5M de FSE's.

Quanto a de onde provém, o Presidente já disse MIL E UMA VEZES mas ainda vai ter de dizer mais: vem da reativação do fundo constituído por Bettencourt, da renovação da concessão da bomba de gasolina e de alguma dívida residual.

Os ilustres que acham que não deve haver mais dívida não sabem do que falam nem de como se gere uma operação: o orçamento do Sporting é SEMPRE deficitário, logo tem de se endividar para financiar as despesas correntes. Qualquer Presidente teria de o fazer, e só o demagogo (e ignorante) do candidato vencido é que os andou a convencer de que isso não era preciso. Como se ele soubesse.

E sim, o Sporting tem crédito, porque no último ano amortizou 73M ao passivo. Sabem o que isso é?

MRL disse...

Caro Leão Justiceiro,

uma pergunta: o que acontece a uma empresa cuja exploração é estruturalmente deficitária? Endivida-se até ao infinito? E numa conjuntura de aumento da taxa de juro?

Vamos ficar então à espera do tal fundo, da bomba de gasolina e vamos ver o que acontece.


Para bem do SCP espero que algo aconteça, mas diferente daquilo que argumentou.

Green Lion disse...

Bom dia!

A partir de hoje existe mais um blog leonino na blogosfera:

http://universosportinguista.blogspot.com/

Apareçam !!!

Saudações leoninas

Leão Justiceiro disse...

MRL:

Uma empresa com um défice estrutural crónico fecha. Se o futebol seguisse as leis do mercado, nenhum clube em Portugal (e atrevo-me a dizer, na maior parte do mundo) sobreviveria a mais do que 3 ou 4 anos.

O endividamento até ao infinito não é possível. Mas o endividamento a título de investimento, quando se provou que se consegue remunerar capital, é possível.

Mas note que eu não sou contra o instrumento do fundo de capitais estrangeiros. Antes pelo contrário, concordo bastante com ele.

Apenas refiro que essa ideia de que o endividamento não é solução é um pouco utópica.

Por tudo isto é tão importante continuar a perseguir o equilíbrio orçamental, que não passa apenas pelo corte de custos. A vertente receita, que sofreu um sério abalo nos últimos 2 anos, tem de voltar a crescer no Sporting, como já se viu que é possível.

Confio que esta Direcção saiba o que fazer para que isso aconteça.

ser disse...

:=