quinta-feira, 5 de maio de 2011

Met Life

Não sei a quem já aconteceu, mas já percebi que o meu caso não foi unico. Já conheço mais 2 socios do Sporting a quem aconteceu o mesmo que a mim, ou seja, receberam telefonemas de uma menina da Met Life a tentar impingir um seguro de vida a sócios do Sporting, cujos contactos foram oferecidos pelo Clube.

Parece-me que isto é uma brincadeira de muito mau gosto. Os dados dos socios que o Sporting tem na sua Base de Dados não podem em caso nenhum ser cedidos desta maneira a entidades externas, pelo menos sem um consentimento especifico dos interessados.

A minha relação com o Sporting Clube de Portugal não é uma relação comercial, é uma relação afectiva. E nas relações afectivas nós esperamos uma atitude de respeito e de consideração daqueles de quem gostamos. Isto aplica-se ás pessoas de que gostamos, mas também ás instituições.

Sinto-me profundamente traído e desiludido com esta atitude e com este desprezo a que somos votados por aqueles que eram supostos representar os interesses e valores do nosso Clube. A unica coisa que me conforta é que não posso confundir a instituição com as pessoas com poucos escrupulos que conduzem os seus destinos. Um dia de facto os Restauradores virão para este Clube voltar a ter principios éticos de que nunca se deve nem poderia desviar!

Já agora, parece que a Met Life tem protocolos com o ACP do Vice do Sporting, Carlos Barbosa. Será de facto verdade este rumor que ouvi? Se o for, alguém deve explicar ao Sr. Barbosa que o Sporting não é o ACP e lhe deve fazer entender as razões pelas quais as pessoas escolhem ser Sócias do Sporting Clube de Portugal!

15 comentários:

Mauro Silva disse...

JG,

Compreendo e abaixo-assino esse tua reclamação...

Aliás, deverias expô-la a quem de direito no Sporting. Não custa nada, e com certeza registariam a reclamação e tomariam as devidas medidas...

SL

JG disse...

Vou faze-lo, Mauro. Ainda não o fiz, mas já estava nas minhas intenções faze-lo.

João disse...

Aconteceu exactamente o mesmo. Por cortesia ouvi a menina - simpática - até ao fim, enquanto por dentro "fervia" de impaciência/irritação. Tenho mais de 30 anos de associado e, pela primeira vez, senti que a confiança básica não no dirigente a, b ou c mas no no próprio clube estava seriamente comprometida. Se não a perdi por completo não anda longe. Claro que, não tendo autorizado (pelo contrário) a utilização de quaisquer dados cedidos enquanto sócio para finalidades comerciais, poderia agora levar a questão a tribunal. Não o farei - já basta o que basta de "lavar de roupa suja" do clube em público. Na verdade, nem sei bem que fazer, mas passou-me e ainda não saiu da cabeça prescindir da condição de associado. Como diria o outro "there's life beyond the club". Há limites para tudo, sobretudo para aturar a estupidez de cretinos/abéculas que não percebem que não sou, nunca fui nem quero ser um "cliente" do Sporting.

Barbosa8 disse...

Muito grave!!! Deverá ser apresentada reclamação junto do clube.
SL
Barbosa8

jvl disse...

JG,

Aconteceu-me o mesmo e também fiquei surpreso pelos meus dados serem facultados sem autorização expressa.

jvl disse...

PS: Vou aproveitar quando for pagar as quotas para falar sobre isto.

Álamo disse...

A mim, sócio nº 23409, aconteceu o mesmo !...
Acho que o assunto não deveria morrer por aqui. Alguém deverá ser responsável por isto. Talvez numa próxima AG, possa ser apresentado,no período antes da ordem de trabalhos. Seria uma boa solução.
SL

Leão Justiceiro disse...

Este post tem duas partes para ser comentado. A boa e a má.

A boa é a crítica à utilização abusiva dos contactos.

A má é a insinuação de um suposto favorecimento de Carlos Barbosa.

Confundir o ACP com Carlos Barbosa já é grave. Achar que, por causa disso, nenhuma entidade que tem um protocolo comercial com o ACP deve ter também com o Sporting é absurdo.

Já agora, relembro que o objectivo é precisamente passar para os sócios do Sporting (quando autorizados por estes, claro) benefícios deste tipo de protocolos, como têm os sócios do ACP ou da lampionagem.

Ou isso agora passou também a ser mau, só por ser o Carlos Barbosa?

Vocês têm um problema grave de complexo de conspiração. Vêm fantasmas atrás de qualquer cortina.

Se calhar, teriam preferido que a empresa fosse Russa em vez de Americana e que o sotaque da menina fosse de Leste.

JG disse...

Caro Leão Justiceiro, eu preferia simplesmente que não tivessem dado os meus contactos.

Já me bastam os telefonemas da PT, da CGD, do BES, etc, etc, etc! Ou os cheques que o BES me mandava em tempos sem eu ter pedido nada!

Quando eu quizer comprar alguma coisa, peço!

Do Sporting, eu espero que os meus contactos sejam geridos apenas para efeitos internos da afiliação num clube desportivo! Ponto final, parágrafo!

Daniel disse...

So podem estar a brincar.

Entao quando temos finalmente alguem que se preocupa em oferecer vantagens aos socios do SCP e ganhar dinheiro para o clube, como acontece ha 3 anos no carnide, voces dizem que nao gostam?!?

Talvez fosse melhor como era... pagar quotas e calar :/

Tambem é curiosa a referencia ao ACP... é SÓ o maior clube em Portugal!

Abram mas é os olhos. Eu "perdi" 5 seg. com a menina que está a trabalhar para o nosso SCP!

SL

JG disse...

Daniel, eu já abri os olhos há muito tempo. E por isso é que uma vez tive de ir oferecer um cheque rasgado ao gerente de uma dependencia do BES! Tenho um problema grave, alias - não gosto que me ofereçam coisas. Infelizmente há muito quem goste e por isso é que temos aí a troika acampada em Lisboa!

A maior vantagem para mim em ser sócio é mesmo essa: ser socio do meu Clube! Só preciso que me ofereçam vitórias e respeito! Mais nada...

De qualquer modo até me podem oferecer vantagens! Desde que eu possa usar se e quando quizer! Mas nunca impingirem-me coisas ao melhor estilo TV SHOP!Alias, a mecinha chegou a perguntar-me quanto é que eu pagava pelo meu seguro de vida! Ao que obviamente tive de responder "meta-se na sua vida, se faz favor"!

Quanto ao ACP, por acaso até sou sócio. E aí, se me chatearem, risco-me a mim e á minha mulher e acabou! Não me custa nada! No Sporting é diferente porque não tenho o desprendimento para simplesmente ir embora. Os laços emocionais não deixam. Por isso é que custa mais!

O que está aqui em causa é a devassa de dados pessoais para efeitos comerciais por parte de uma instituição que nos merece o mesmo respeito e amor que temos por ela!

Leão Justiceiro disse...

Este ponto de vista é muito engraçado. Andaram durante anos a reclamar benefícios e vantagens para sócios, mas agora que há uma Direcção que os implementa, já não presta.

É como a Auditoria que se reclama há anos. Agora que vai ser feito o livro branco da gestão, já não presta.

Também a alteração dos estatutos que está em marcha: já não presta.

E a intenção de apresentar contas consolidadas do grupo, que há tanto se reclama e até motivou uma candidatura independente: também já não presta.

E a aproximação aos sócios e as diferenças de estilo mais comunicativo e participativo do Presidente? Deixem-me adivinhar: também não presta.

Ou seja, tudo o que vem desta direcção não presta, não é senhores? Bom era o Bettencourt, porque esse fazia tanta javardice que só se podia dizer mal dele.

Agora se as coisas até calham a correr bem, de quem vão vocês dizer mal?

Recomendamos uma ida ao psiquiatra. Curem-se que bem precisam.

Anónimo disse...

http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_segurosalicometlife_040511_75563.asp

Álamo disse...

Gostaria de vos propôr a troca de links entre este e o meu blog "Leoninamente !!!..." (http://leoninamente.blogspot.com/) se for possível e vos interessar.
Agradeço resposta na caixa de comentários do último post do meu blog.
Desde já muito obrigado pela atenção.
Saudações Leoninas
Álamo

kevs disse...

Eu também fui contactado, e fiquei a matutar sobre o tema. Acreditando que o Sporting não teria cometido nenhuma ilegalidade, fui a uma ficha de sócio procurar se não haveria nenhum disclaimer relativamente a estes situações. Aqui está ele:

“Os dados recolhidos são processados automaticamente e destinam-se à emissão do cartão de sócio, cobrança de quotas, actualização da base de dados, bem como à apresentação de propostas, pelo SCP, pelas sociedades participadas ou por terceiros, no âmbito das parcerias comerciais do Grupo Sporting. Nos termos da lei é-lhe garantido o direito de oposição, bem como de acesso aos seus dados, sua rectificação, alteração ou eliminação, dirigindo-se por escrito ao Sporting Clube de Portugal (…). Se não estiver interessado em receber propostas comerciais, assinale com um X”.

Assumo que quem já fosse sócio antes da entrada em vigor desta lei, por defeito, autoriza o Clube a fornecer os seus dados, salvo tenha dado indicação contrária posteriormente (pode-se discutir a ética por trás disto: se deveríamos, por alguma via, ter sido informados. Confesso que não sei se fui ou não). Quem já se inscreveu com este formulário, terá optado aí se autorizava ou não. Assim sendo, aparentemente, não existe nenhuma ilegalidade. Ou seja, a relação que têm com o Clube (formalmente) não será necessariamente apenas emotiva. Poderão a partir de agora indicar a indisponibilidade para receber quaisquer propostas de parceiros.

Pessoalmente julgo ser uma mais-valia para os sócios parecerias deste tipo (salvaguardando que quem não estiver interessado, não ser envolvido). Desagradou-me a forma de actuação: houve um primeiro contacto, em que pedi para ligarem mais tarde. Quando ligaram novamente estava em reunião e não pude atender. Tinha 10 chamadas não atendidas!

Cumprimentos,
kevs