quarta-feira, 20 de junho de 2012

Experiencia no Euro 2012















(foto tirada por mim em Lviv)

Regressado da viagem que me levou à Polónia e à Ucrânia deixo aqui um pequeno balanço desta experiência.

Depois de já ter estado no Suiça/Austria de 2008, voltei a viajar para assistir a jogos da seleção numa importante competição. E as expetativas foram largamente superadas.

Primeiro, ajudou o facto de Portugal ter terminado a 1ª fase apurado para os quartos de final. Esse objetivo foi atingido juntando 2 ótimos resultados a 3 boas exibições. Dificilmente vimos nesta 1ª fase outras equipas jogarem mais do que nós. Não somos favoritos mas, para um pequno pais de 10 milhões de habitantes, acho que temos superado largamente o que de nós podia ser esperado.

Segundo, confirmei também o ambiente diferente daquele que estamos habituados nos jogos entre clubes. Ir para um estádio num autocarro cheio de dinamarqueses, jantar num restaurante cheio de holandeses ou simplesmente caminhar para o estádio no meio de milhares de alemães e, em vez de estar a pensar na segurança, poder confratenizar, trocar diálogos, dar os parabens ou recebe-los pelo resultado obtido, é um luxo e torna o futebol ainda mais espetacular. Um verdadeiro exemplo do que podia ser este desporto.

Terceiro, considero que estas competições são também um pretexto para conhecer cidades e paises que provavelmente nao visitaria. Ter andado no interior da Ucrania, ter conhecido cidades como Lviv, Kharkiv ou Cracóvia, ter interagido com povos culturalmente diferentes, foram todas elas experiências que só fazem com que no futuro tenha que repetir. Já estou a pensar no Brasil 2014 e no França 2016.

Duas últimas notas:

Quanto à seleção, acho que fizemos muito e, continuando assim, com um pouco de sorte, poderemos sonhar com algo extraordinário. Jogadores como Ronaldo, Nani, Coentrão ou Pepe permitem com que tenhamos orgulho nesta equipa e possamo sonhar em bater as seleções mais fortes e de paises com 4 ou 5 vezes maior dimensão. Resta-nos apoiar e dar espaço e oportundiade para que eles nos possam dar uma alegria.

Quanto ao Sporting, fui seguindo de longe as noticias que vinham de Portugal. Quanto mais será preciso para os sócios perceberem os seus erros? Espero que a seleção não sirva de distração para os acontecimentos gravissimos que se passam no nosso clube,





0 comentários: