domingo, 19 de outubro de 2008

Alucinantes dias...

Têm sido dias alucinantes estes. No meu ritmo de vida e também no do Sporting!

Mas antes de escrever sobre o Sporting, gostava de deixar algumas reflexões sobre a selecção! Quatro jogos, 5 pontos e a Africa do Sul cada vez mais longe! Faltam 6 jogos e neste momento, a não ser que aconteçam coisas inesperadas no nosso Grupo, só conseguimos a qualificação directa com 6 vitórias ou, sendo mais optimista, com 5 vitórias e um empate na Dinamarca. Não vai ser fácil, principalmente se Queiroz continuar baralhado e a demostrar a falta de liderança que está à vista de todos. Surpresa? A partir do momento em que o actual seleccionador disse que era uma nova era e que agora só jogavam os que estivessem melhor em cada momento, temi o pior... Scolari confiava na sua estrutura base, mesmo que os jogadores estivessem menos bem e por isso tinha uma equipa estável, mesmo que aqui e ali menos brilhante...Percebe-se cada vez mais que essa era a opção correcta...Queiroz quiz agradar aos Ruis Santos...com os resultados que se conhecem...Resta-nos ter esperança que a valia dos nossos jogadores faça a diferença no que falta da qualificação. Pede-se raça, pede-ser querer, pede-se que deixem a pele em campo...Vamos acreditar!


Quanto ao Sporting, tivemos mais uma AG divulgada às escondidas, semi clandestina a que eu infelizmente não pude ir porque só tive conhecimento dela no dia da sua realização... Isso leva-nos mais uma vez a bater na tecla da transparencia...hoje há mails, há um site do clube, há mensagens por SMS...porque é que estes canais não são utilizados? Até porque são utilizados (e bem) para divulgação da venda de bilhetes para jogos...A participação dos socios na vida do clube já não justifica a sua utilização?

As contas foram aprovadas. Até aí tudo bem...Se eu tivesse ido á AG também não teria provavelmente razões para não votar a favor! Mas parece que Soares Franco continua a não perceber porque é que os socios e adeptos se afastam...Não percebe a falta de militancia...Não percebe que isto não pode ser uma mera empresa...não percebe o papel das amadoras na mobilização do clube, nem o papel que tiveram na coesão do Sporting nos 18 anos de seca do futebol... Não percebe e nem vale a pena ter esperança que um dia perceba! Querer isso é como querer que Portugal entre como membro permanente para o Conselho de Segurança das Nações Unidas! Tempo perdido...Infelizmente para o Sporting Clube de Portugal!

Entretanto vem aí mais numa AG de contornos ainda indefinidos! É seguro que na OT estará a preparação do Congresso! Só por isso, justifica a nossa presença! Com espirito aberto e positivo, de modo a garantir a representatividade das diversas maneiras de pensar e viver o Sporting num forum tão importante! Porque só a pluralidade e tolerancia podem garantir o Sporting que queremos para o futuro!

De contornos ainda indefinidos está a inclusão na OT da dita AG de outros aspectos, como o remake do folhetim Comercio e Serviços/ Academia/ VMOCs! Felizmente, a Direcção teve o bom senso de não avançar com o Projecto chumbado na AG do pavilhão Atlantico sem a submeter a nova Assembleia! Até porque, apesar dos ameaços, era sabido que isso teria contornos juridicos complicados!

De qualquer modo, penso que este assunto ficará para próximas nupcias. Porquê? Porque o actual momento da equipa de futebol não garante a segurança suficiente em socios anestesiados que garantam a aprovação!

Duas notas ainda sobre a vida do Sporting! Em primeiro lugar, o voto por correspondencia! Parece-me um caminho perigoso, até porque resta saber quais serão os mecanismos de controlo que garantam a segurança desse tipo de votação. Além disso, isso esvaziará ainda mais as AG! De qualquer modo, como não conheço bem o projecto, para já resta esperar a sua clarificação e apresentação formal, para percebermos melhor o que é proposto...

O outro aspecto é o boicote que continua activo á AG pedida pelo movimento Leão de Verdade! A primeira regra do associativismo é a garantia dos estatutos e dos direitos dos socios! Um Sporting em que esses direitos fundamentais são negados é um Sporting negado! É um não Sporting! Miseravel atitude duma Direcção que garantidamente não aprecia muito a palavra transparencia e que tenta evitar a realização da celebre Auditoria a todo o custo e usando todos os expedientes. Porquê?

Quanto á equipa de futebol, é crucial empatar ou ganhar em Donetz! A passagem aos oitavos da Champions é uma urgência! Para o prestigio internacional do clube e para ganhar balanço e confiança para os desafios internos! Penso que o regresso de Izmailov é muito importante! O Sporting quebrou muito com a sua ausencia e é um jogador fundamental neste momento! Penso também que P.Bento já terá percebido que jogar com Rochenback nas alas é suicidio! Temos no entanto o azar de não podermos mais contar com Vukcevik, o que diminui as opções!

Penso que será claro que Vukcevik é carta fora do baralho! Existe evidente má fé do jogador em todo este processo e agora compreendo melhor o ingrato papel de P.Bento...

(O RESTO DO POST FOI RETIRADO PORQUE PARECE QUE ERA DESESTABILIZADOR...DE QUALQUER MODO ASSUMO AQUI E AGORA A DEFESA DE PAULO BENTO NO FOLHETIM VUKCEVIK)

1 comentários:

Anónimo disse...

Porque Soares Franco e Ribeiro Teles fazem o jogo do SISTEMA.
Na entrevista ao Record, Soares Franco elogia a Olivedesportos, o seu dono e Pinto da Costa! E depois lá ganha umas tacitas de vez em quando.

UMA VERGONHA!!!