sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Formas de viver o futebol

Ao ler um post e respectivos comentários no Centúria Leonina (o blog sobre o Sporting que mais acompanho) decidi escrever algo que por lá se discutiu : o que se sente pelo seleção portuguesa e pelo benfica.

O meu querido amigo JG vincou nos seus comentários qual era a sua postura e eu não estou muito longe da sua opinião e forma de ver as coisas.

O que sinto pelo Sporting é incomparável. Não festejo nenhum golo de nenhuma equipa como comemoro os do Sporting. Mas também tenho uma grande paixão pela seleção. E senti-o quando acompanhei Portugal na Suiça. Cantar o hino num estádio fora de Portugal, festejar um golo como aquele do Portugal-Inglaterra no euro 2004, andar nas ruas de Basileia com a camisola de Portugal são sentimentos que tenciono repetir muitas vezes.

Outra questão, é a distinção dos jogadores pelos clubes. Aí a minha postura é simples: não sinto ódio por ninguém, muito menos por um jogador de futebol que nem sequer conheço pessoalmente. Ódios não são coisas de futebol. Por isso não faz o mínimo sentido não festejar um golo de Portugal só porque foi marcado por um jogador que joga noutro clube.

Aproveito então para entrar na questão Benfica. Discutia-se no Centuria se é criticável torcer pelo benfica nas competições europeias. A maioria dos que lá escreve é radical nesse aspecto. Nem pensar nisso. E pela forma como escrevem parece mesmo ódio.
Eu não odeio o benfica! Primeiro porque a minha maneira de ser não proporciona ódios. Depois porque não faz sentido haver ódios no desporto. Só fazem com que aconteçam espectáculos deploráveis, violência, insultos, tudo coisas que não fomentam o espectáculo e acabam por prejudicar os própios clubes.
Claro que nas competições internas, por quantos mais o benfica perder, melhor. Até porque a rivalidade saudável é o que dá sal a esta paixão que é o futebol. Todos gostamos de na 2ª feira de manha "brincar" com os nossos amigos benfiquistas.
Já nas competições europeias...
O Benfica ganhar é mau para o Sporting porque obviamente não é bom um concorrente directo ganhar moral e dinheiro. Por outro lado, o benfica ganhar é bom para o Sporting por causa dos pontos da UEFA e assim será mais fácil termos acesso à Champions. E depois vem a parte difícil: porque hei-de torcer por uns alemães ou por uns gregos?
Pare ser sincero, cada vez caminho mais para um estado neutro. Não torço nem para que ganhe nem para que perca.

Para concluir, ficaria muito triste se algum dia o meu clube caminhasse para uma estratégia de ódio e de rivalidade perante os principais concorrentes. Veja-se o Porto. Conseguiu resultados e sucessos, mas sustentados em actos suspeitos e numa guerra aberta aos clubes do sul. Ganhar é bom, mas não a qualquer custo.
E seria muito importante que os maiores clubes estivessem unidos num objectivo essencial: desenvolver e melhorar o futebol português.

4 comentários:

House disse...

Caro amigo, eu tenho duas alegrias no futebol, quando o Sporting ganha e quando as galinhas perdem.
Não tenho a mínima piedade daqueles ordinários, se pudesse acabava com aquele clube de desdentados.
E acredita não entro em demagogias mesmo com os lampiões eles sabem bem o que penso, não escondo. Infelizmente tantas nos fizeram que não os tolero de forma alguma. Será ódio? Talvez mas concerteza não é amor.

http://rugidos.blogspot.com/

MRL disse...

Acredita que ando muito longe de gostar do Benfica. Mas repara:

1- Acredito que temos muitas mais razões para não gostar do Porto, que nos últimos 30 anos prejudicou gravemente o nosso clube e o futebol português.
2- Não faz sentido confundir um clube e os seus adeptos com os que já estiveram à frente do clube. Alguns dos meus melhores amigos são benfiquistas e nao são ordinários. Familiares idem.
3- Relembro que escrevi, que a nível interno, por quantos mais perderem melhor.

House disse...

Talvez tenhamos mais razões para não gostar do Porto mas é mais forte que eu, galinhas nem pensar.

Caro amigo eu tenho sorte pois toda a minha família e amigos que me rodeiam no dia-a-dia são do Sporting e alguns do Porto, por isso é mais fácil falar como falo.

E os poucos conhecidos que são do Benfica não falam de "bola" comigo, no trabalho ai sim dou-lhes cabo da cabeça mas não os conheço de lado nenhum...

Percebo a tua argumentação mas nem todos temos a mesma linha de pensamento, para mim cabeçudos é para abater sempre.

Um abraço meu amigo.

JG disse...

É cada um de nós tem a sua maneira de viver as coisas, caro house! O que é importante é que saibamos viver o futebol e a vida de forma saudavel, pensando primeiro nas coisas positivas da vida e não cedermos muito às negativas (odio,violencia,...)!

E é importante que na nossa casa, na nossa familia sportinguista, nos saibamos respeitar uns aos outros, saibamos perceber as diferentes reacções e sentimentos de cada um, saibamos respeitar a opinião do outro! Porque isso vai ajudar a fortalecer a familia sportinguista e o Clube!

SL