sábado, 18 de setembro de 2010

Dados para o Derby

O jogo de amanhã na Luz está longe de ser um jogo de vida ou de morte para nós. Mas é sem duvida um jogo mais que decisivo para os nossos vizinhos da segunda circular. E esta permissa pode e deve ser aproveitada a nosso favor. A pressão está toda do lado deles. Por duas razões:

- Eles jogam tudo em ser campeões e criaram uma expectativa que resultará em desastre se fizerem uma época desastrosa. Nós não! As expectativas são q.b. e ninguém nos exige o título (apesar de ser frustrante se não lutarmos por ele).

- Se perdermos (hipótese académica e em que não acredito) mesmo assim ainda ficamos á frente deles, ficando os 2 clubes numa situação muito má, mas ainda não desesperante em relação ao FCP. Se eles não ganharem, o fosso para o Porto aumenta para 12 ou 11 pontos, o que á 5ª jornada os deixa já praticamente arrumados.

Portanto...há que aproveitar e colocar ainda mais pressão em cima deles antes do jogo, se possivel.

Contudo, dois factos marcam este derby, jogando contra nós:

- Mesmo inconscientemente, a pressão vergonhosa colocada pelos vermelhos e seus amigos da imprensa em cima das arbitragens não deixará de ter influencia sobre Xistra na hora de apitar. Em caso de duvida, provavelmente a decisão vai ser contra nós. Lamento que a Direcção do Sporting não tenha sido muito incisiva e contundente em relação a este aspecto e apenas Rogério Alves tenha feito ouvir a sua voz.

- O curto espaço de tempo de recuperação entre Lille e a Luz também não joga a nosso favor, mesmo sabendo-se das poupanças feitas por Paulo Sergio em França que minimizam este factor. Ou não...Depende tudo das conclusões tiradas 5ª Feira com impacto na equipa a apresentar amanhã. Se bem que eu acredito que no máximo haverá uma ou outra mexida em relação á equipa que normalmente tem sido titular (haverá surpresas no ataque?). Em relação a este factor, mais uma vez se lamenta a atitude passiva duma Direcção simpática...para os adversarios. Mas é normal que seja assim. Quem manda é a SporTV e os interesses dos seus accionistas, que por acaso também têm presença forte na estrutura accionista da nossa SAD (Olivedesportos e o seu ponta de lança "Nova Expressão) não podiam deixar de se impor. Os que defendem este modelo de venda de fatias fortes da nossa SAD a accionistas externos não se devem queixar agora e deviam ter o decoro de estar calados em relação a este aspecto.

Os dados estão lançados e acredito que são mais os factores a jogarem a nosso favor que contra. Portanto, meus senhores, agora façam o favor de fazer o resto dentro do campo e de causar uma depressão geral na Luz já em Setembro!

P.S.: Foi impressão minha ou o arbitro esqueceu-se mesmo de marcar dois penaltys a favor dos isrealitas terça feira na Luz? É que não vi o Rui Costa na conferencia de imprensa e os orgãos de comunicação social esqueceram-se de fazer o chinfrim que fizeram na semana passada em Guimarães. E já agora, que queria Devessa Neto dizer quando disse que devia ser publico porque Paulo Costa não apitou nenhum jogo do Benfica na ultima época?

0 comentários: