quarta-feira, 27 de julho de 2011

Feira de Alvalade

Olhá feira de alvalade! É pró suíço e pró russo! Olhó jogador a custo zero!

Disse há uns tempos atrás que era com agrado que via que a casa estava a ser limpa e os pequenos cancros que há uns tempos se vinham a acumular no meu Sporting estavam a ser limpos. O que não pensei é que fossemos ganhar zero com isso...

Saleiro que era um rapaz com algum potencial mas que pessoalmente sempre achei medíocre foi dado ao Servette do nosso amiguíssimo Costinha, rescisão amigável com o jogador que ainda tinha um ano de contrato. Agora tem uma cláusula de 30 milhões.

Zapater, que por sinal sempre achei execrável, ao que tudo indica terá assinado por cinco épocas com o Lokomotiv. Depois de rescindir um contrato com o Sporting que continha uma cláusula de 25 milhões.

Pedro Mendes, um dos bons jogadores do plantel, apesar do declínio aparente e das lesões comuns, rescindiu contrato para sair para o Guimarães. Sinceramente, esperava ainda ganhar "uns trocos" com este jogador.

Stojkovic, um guarda-redes problemático mas de uma qualidade inegável também rescindiu contrato com o Sporting. Já há algum tempo que deveria ter sido tomada uma decisão quanto a este senhor, mas parece-me impressionante que não consigamos ganhar dinheiro com um guarda-redes com esta qualidade.

Nuno André Coelho, NAC para os amigos, sempre me pareceu um central de segunda linha, com alguma margem de crescimento mas sem um potencial descarado. Mais um que rescindiu contrato para seguir para o SC Braga, clube aliás que sempre inflacionou os seus jogadores quando o Sporting foi lá às compras, veja-se Evaldo e João Pereira e só não o foi com o Rodriguez porque estava em final de contrato.

Por fim o pobre do Cristiano que não jogou tempo suficiente para ser accionada a cláusula de opção e foi dispensado. Sim, este jogador nem dado, mas ainda assim podíamos ter feito dinheiro aqui.

Quanto aos empréstimos mais notórios, compreendo perfeitamente o de jogadores como o Adrien (que aparentemente ainda não terá dado provas do que o realçou nos juniores), o do Salomão (que apesar de já não ser tão novo quanto muitos pensam, ainda é uma criança no futebol e precisa de muita rodagem) e até o do André Marques, que é mais um jogador que ainda apresenta potencial mas não o concretiza.
Por outro lado há o empréstimo do Pongolle, que deveria ser vendido, não emprestado e os empréstimos do Torsiglieri e do Valdés, jogadores que achava seriam importantes para o Sporting esta época - o Tortelini estava a crescer dentro do plantel e a ganhar confiança, o Valdés sempre me pareceu dos melhores jogadores da equipa.

Enfim, parece-me que esta campanha de promoções do Sporting não vai de todo ao encontro das necessidades monetárias do clube, mais ainda, acredito que não ficará por aqui e teremos mais jogadores, vulgo Vukcevic, a sair por um saco de rebuçados.
No entanto, mais perigoso que isso é que com isto arriscamo-nos a criar atritos com as comunidades ciganas e chinesas porque claramente estamos a praticar preços com os quais nem eles conseguem competir...

5 comentários:

Fernando "Catanho" disse...

Discordo absolutamente com esta análise. Não podemos esquecer que muitos dos jogadores que rescindiram contrato (bilateralmente) com o Sporting, ganhavam salários chorudos absolutamente contraproducente da sua prestação. Se o Sporting ficasse à espera para fazer uns "trocos" com esses jogadores, ainda teríamos esses "cancros" no plantel. É certo que não reavemos o investimento feito nesses jogadores mas uma coisa é certa, os novos jogadores, comprados a "preço de banana", a quando forem vendidos, com certeza compensarão este défice. Devemos respeitar esta política. Uma coisa é certa, espero receber pelo menos 3 milhões pelo Vukcevic!!!

Fernando "Catanho" disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manuel Pimenta disse...

Caro Fernando, não digo que não faça o seu sentido livrarmo-nos dos jogadores com ordenados mais avultados. Para mim o que é incompreensível é que não se ganhe dinheiro com nenhuma das saídas. Nenhum dos jogadores que saíu este ano do Sporting deu dinheiro ao clube, mais ainda até acredito que por exemplo pra nos vermos livres do Maniche tenhamos de lhe ter pago uma boa maquia.
No entanto custa-me mais jogadores como o Saleiro que por mais banal que seja leva com ele 17 anos de investimento do clube a custo zero, ou o NAC que é jovem e até tem algum potencial e que, como tal, não seria ridículo de se manter no clube caso não houvesse pretendentes.
Quanto ao Vuk sinceramente não sei o que irá acontecer, mas não antevejo um fecho proveitoso para os nossos cofres. Já se fosse envolvido num eventual negócio Quaresma... :)

Francisco disse...

sssssssssssss

Francisco disse...

Concordo. Um clube cheio de dividas não consegue realizar dinheiro nenhum. E não é só o Zapater o NAC, são todos.... Farnerud,Purovic,Stoykovic,keeper do Olhanense,Pongolle,Liedson são todos não se valoriza um, um jogador.Que merda de dirigentes,directores ou lá o que são.
Só se consegue dinheiro em ex juniores Nani, Miguel e Moutinho.
Agora é só expectativas, limpezas de balneario, vamos a ver. Acredito que existe uma direcção que durante dois anos não existiu (tinhamos um acefalo como presidente), existe um treinador que tenha sorte que também é preciso.
Mas eu preciso de ver. Comprar jogadores ao desbarato e dispensar para limpar balneário é uma incógnita.
Quem foi buscar Schaar e Rinaudo foi o mesmo que foi buscar o Purovic (2 milhões),o Grimmi (3,5 milhões ou mais) o Gladstone Farneruds Stoykovic (1 milhao) Pedro Silva, Paredes, tiui e companhia.
Um sócio de provincia que já pode votar.