sexta-feira, 31 de outubro de 2008

AG de 30 de Outubro

O Título deste post bem podia ser "Nunca tão poucos ficaram a dever tanto a tantos". Ao contrário da frase de Churchill sobre os bravos da RAF, no Sporting os pilotos são muitos e as forças de bloqueio poucos! Mas com muitos votos... Eu confesso que sempre fui adepto da seriação do numero de votos de acordo com os anos de socio. Pela fidelização e amor que devem ser premiados. Mas começo a pensar que esse método, apesar de dever ser mantido, necessita de melhorias! Porque não diminuir os hiatos entre votos? Em vez dos 1/4/7/10 (os meus)/13/16/... se calhar era melhor passar-se para 1/2/3/4/... mantendo o intervalo dos 10 anos!

Ontem foram claras duas coisas. A primeira, preocupante, é o registo do numero de socios que se preocupam com a vida do clube e marcam presença nos momentos importantes. Cada vez somos menos....

A segunda, a verificação que os apoiantes da Direcção são uma minuscula minoria. Mas com muitos votos. Os tais 2/3 de votos que têm estado com Soares Franco corresponderam ontem a talvez um quarto ou um quinto das pessoas presentes! Que defenderam as propostas da Direcção ferozmente contra propostas construtivas que poderiam melhorar o funcionamento do Congresso. E defenderam-nas apenas e só porque vinham da Direcção, na maior parte dos casos e não pela sua razoabilidade! Penso que diminuir o numero de delegados por inerência e ganhar mais espaço para delegados eleitos poderia ter sido uma boa opção. Infelizmente chumbada! Pelos tais poucos com muitos votos!

De qualquer modo, congratulo-me que o Congresso se vá realizar. Será uma boa oportunidade para discutir o futuro do Sporting construtivamente! Espero é que sirva de facto para isso e não como uma alavanca para a recandidatura de Soares Franco!

Gostava de deixar duas notas finais! Uma para felicitar o Pedro Ferreira do Leão de Verdade pela sua brilhante intervenção na defesa da Auditoria que se pretende ver realizada para tocar os pontos nublosos dos ultimos anos. Como ele frisou, o Sporting e os seus sócios precisam dela para fechar as feridas que se abriram. Não haverá paz sem um ajuste de contas com o passado e sem percebermos onde estiveram os erros cometidos. Não para fazer sangue, não para crucificar ninguém. Simplemente para fazermos os pazes com o nosso passado, fecharmos as feridas abertas e percebermos o que correu mal para não voltarmos a caír nos mesmos erros. Após ter sido retirada a proposta relativamente a esta questão, sem votação, fica a bola do lado do Senhor Presidente da Assembleia Geral para ser marcada a AG geral pedida pelo Leão de Verdade, de acordo com os estatutos e recolhidos os votos necessários!

A outra nota é para lamentar o clima trauliteiro em que decorreu a AG! Se é verdade que houve muito pouco respeito pelo presidente da Direcção e se passaram coisas inanarráveis, também é verdade que o Senhor Presidente tem um comportamento que se presta muito a isso! Intervenções avulso por tudo e por nada em qualquer altura, passando por cima do Dr. Rogério Alves, levanta-se sistematicamente para ir falar com o presidente da AG,...às tantas dá a ideia que é ele que está a dirigir a Assembleia. Além da tactica de entrar em diálogo com quem lhe atira bocas e lançar até provocações, o que não lhe fica nada bem...

Como aparte, gostava de dizer que me pareceu haver alguma falta de rigor nas contagens de votos e fiquei com muitas duvidas nalguns resultados anunciados. Alias, numa das votações dei-me ao trabalho de contar os votos e a diferença entre a minha contagem e a anunciada foi de mais ou menos duzentos votos, a favor da propsota da Direcção...Acredito que eu me tenha enganado, até porque é muito dificil ver a sala toda e memorizar os votos, mas fica uma sugestão. E porque não recorrer a métodos audiovisuais para manter gravação das votações? Nesta era em que se fala tanto desses métodos para diminuir a margem de erro de arbitragens, penso que não seria dificil proceder á sua implementação para este tipo de votações. Com vantagens de transparência evidentes!

VIVA O SPORTING!

3 comentários:

katia disse...

Este NMC é o gajo mais radical que escreve nos blogues sportinguistas.
Normalmente como não tem companheiros para dialogar aqui no blogue bota discurso no blogue Centuria Leonina, onde já arranjou alguns comparsas que se fartam de trocar opiniões e ultimamente até estão a tentar mandar o Rodrigo Roquette borda fora porque o rapaz não alinha naquelas paródias.
Este senhor NMC foi o mesmo que anunciou a pichagem dos muros de Alvalade no blogue Centuria Leonina, ainda ninguém sabia de nada.
Na notícia da Bola aparecem dois blogues mencionados: Centuria e Visão será que tudo isto é inocente.
A mim não me aprece que seja.
Vim agora da Centuria e por lá vai uma amena cavaqueira com o NMC incluído, com muitos risos e insultos á mistura ao Presidente FSF.
Aquilo parece as Cortes dos Reis onde se maquinava o assalto ao poder e até a degola do Rei.
Por lá até já existe quem sugira essa figura em ascensão depois do Caso Maddie; porque na Ordem dos Advogados foi medíocre, de seu nome Rogério Alves (presidente da mesa da AG) para FUTURO PRESIDENTE.
Parece que é um senhor muito simpático e que até votou aqui ao lado dos camaradas afrontando o Presidente FSF.

Caros amigos, não sou notável, mas sou adepto do grande Sporting e custa-me assistir a estes teatros em que Sportinguistas riem de outros sportinguista e lhes chamam nomes e por fim dizem que querem UNIÃO.
Pelo menos na Centuria um tal de NMC diz á boca cheia que quer UNIÃO entre sportinguistas, mas o que depois escreve nos comentários é o oposto.
O Sporting tem de ser devolvido aos adeptos e não a vocês que se querem apoderar do poder e que julgam que são NOTÁVEIS.
Vocês todos juntos não valem um sportinguista, deviam era pugnar por um Sporting unido e não tentar assaltar o poder á costas do Rogério Alves.
Se tiverdes coragem arranjai uma lista e convidai o Rogério Alves para encabeçar, assim saem de lá uns chupistas e vão para lá outros, pode ser que te calhe alguma coisa e ao JVP da Centuria e já agora leva também o NMC.

MEUS AMIGOS ISTO É O SPORTING DEPOIS DA ERA JOÃO ROCHA, NUNCA MAIS O CLUBE TEVE PAZ PORQUE EXISTE SEMPRE UMA OPOSIÇÃO INTERNA A MINAR QUEM ESTÁ NO PODER.
DISSE E REPITO O SPORTING PARECE AS CORTES DOS REIS ONDE AS PESSOAS SE ALIMENTAVAM HÁ BASE DE INTRIGA E GOLPES PALACIANOS.
UMA VERGONHA, MAS O SPORTINGUISTA ANÓNIMO COMO EU NÃO GOSTA DESTE TIPO DE SPORTINGUISTA NOTÁVEIS, PORTANTO DEVOLVAM O SPORTING AOS ADEPTOS DOS NÚCLEOS OS VERDADEIROS ADEPTOS VERDE E BRANCOS QUE VIBRAM E SOFREM POR TODO O PORTUGAL.
ATÉ QUENDO IRÁS RESISTR MEU AMADO CLUBE.

JG disse...

Confesso que não percebi nada do comentário anterior...

Leão de Alvalade disse...

Meus caros:
Antes de mais obrigado pela colocação do link. Gostaria de vos esclarecer como me tornei um indefectível do Rugido:

Depois de muito comentar com os mais diversos nicks e anónimos na blogosfera e de forma inconsequente, comecei a levar isto mais a sério e constitui o nick "leaodealvalade". Resolvi, quase de seguida, que havia de fazer um blogue, de preferência que desse conta que há sportinguistas fora de Lisboa que vivem pelo menos com igual intensidade a paixão pelo clube. O meu imberbe blogue ainda tem muito que lhe dar...

Ao comentar na CL e no SL li muitos dos comentários do JG que aqui me trouxeram. Devo dizer que nem sempre concordo com o JG ( Às vezes nem comigo, caramba!) mas o seu generoso sportinguismo é genuíno e contagiante e se alguma vez erra é por excesso e nunca por alheamento.

Parabéns aos 2 por serem complementares e terem um espaço pleno de sportinguismo.

E obrigado pelas noticias da AG.

Terão que ter a paciência de aturar.
SL