segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Balanço da 1ª Metade da Época do futebol do Sporting

Acabada a 1ª volta do campeonato luso é importante olhar para trás e ver o que fizemos neste período. O balanço é claramente negativo. Até aí, penso que estaremos todos de acordo.

Os 2 principais objectivos da época seriam a conquista do campeonato português e a entrada na Liga dos Campeões, com uma participação que (finalmente) estivesse ao nível do que deve ser o Sporting na Europa!

Cedo afastados da Champions (obrigado, Vukcevik) embora com alguma dose de falta de fortuna, porque estivemos ao nível da Fiorentina e fomos afastados por detalhes (entre os quais esteve aquele arbitro com nome esquisito que nos calhou em alvalade) falhamos logo na entrada um dos objectivos importantes para a nova época.

As semanas seguintes comprometeram o outro grande objectivo que nesta altura não é mais que uma miragem: a vitória no campeonato.

Mais grave que isso, foi a crise de vitórias e exibições de tal maneira grave que nem na longa travessia dos 18 anos me lembro de nada assim. Basta lembrar que no fim da 1ª volta temos 6 vitórias e, nos 8 jogos em casa, somamos o impensável numero de 3 vitórias. Um pesadelo!

Na Taça de Portugal, tivemos a sorte de apanhar adversarios macios o que provavelmente nos livrou de maiores degraças! Na Taça da Liga, estamos bem lançados para as 1/2 finais após a vitória sobre o Braga (importante, porque apesar de tudo, defrontamos o líder do campeonato). Finalmente na Europa, apesar da vitória no nosso grupo da nova Liga Europa, tivemos uma prestação claramente medíocre e desprestigiante.

Razões para todos estes fracassos? Uma insistencia teimosa num treinador que claramente estava já a mais e não conseguia dar a volta ao texto, apesar do seu valor. Alias, o treinador Paulo Bento nunca terá percebido que era treinador do Sporting e não do Braga ou Guimarães (sem desprestigio para estes clubes) e continuou a insistir em formulas gastas numa teimosia a roçar a loucura! A este factor, podemos a ainda somar um plantel quantitativamente curto em termos de qualidade e coxo em áreas essenciais (laterais da defesa, a falta de extremos e a excessiva Liedson dependencia na frente). De qualquer modo, continuo a achar que o plantel vale muito mais do que os resultados que alcançou. Podemos ainda somar ás razões para o fracasso, o estado da relva de Alvalade que muito nos tem penalizado nos jogos em casa e algumas coisas para explicar pelo Departamento médico (episódios Izmailov e Liedson - há quanto tempo jogava o levezinho lesionado?).

Ainda mais importante que tudo o referido, foi um ultimo factor que nos enfraqueceu sobremaneira. Um departamento de futebol inexistente, total falta de planeamento e rigor e uma politica de comunicação a roçar a anedota, o que muito ajuda a que sejamos o bobo da corte dos arbitros e por arrasto das SporTVs, Bolas e afins...

Quanto a jogadores, realço pela positiva Rui Patricio que tem crescido, evoluido e que me parece ser neste momento um excelente GR, mesmo com alguns detalhes a afinar e uma ou outra falha aqui ou ali (qual é o GR que não falha nunca?). Também acho interessante a evolução de Saleiro e aguardo pelos proximos tempos para ver até onde pode chegar. Carriço tem igualmente evoluido e já merecia a chamada á selecção. Miguel Veloso também ressurgiu das cinzas e embora ainda não esteja ao nível da primeira época de Sporting, está muito melhor que na ultima época.

Pela negativa, realço Grimmi, Caneira, Pedro Silva, Polga, Moutinho (a pior época desde que chegou aos seniors do Sorting), Vukcevik, Pereirinha (quando é que este jogador alcança o nível que o seu potencial promete?), Djaló(permanentemente lesionado), Matias Fernandez (tem potencial, mas...), Postiga e Liedson.

Angulo e Caicedo são erros de casting e por isso nem vou falar neles!

A substuição de treinador ainda não surtiu os efeitos desejados, mas nos ultimos tempos as coisas parecem começar a mudar. Espero que seja para continuar, até porque os 2 reforços contratados paracem acrescentar valor!

Se os grandes objectivos parecem perdidos, há ainda coisas a fazer no resto da época. Temos a Taça Europa, a Taça de Portugal e a Taça da Liga ainda ao nosso alcance e, no campeonato, pelo menos o quarto lugar tem de ser alcançado. Convém ir ganhando e olhando para a frente porque quem sabe não podemos ainda subir um ou 2 degraus na classificação se ganharmos muitas vezes.

Mais imporante ainda é preparar desde já a nova época com rigor e planeamento. Temos tempo para isso e é o que deve ser começar a ser feito a esta distância de Julho!

1 comentários:

Leão de Alvalade disse...

Caro JG:
Vinha aqui eu cheio de gaz para fazer o meu balanço mas, contra o meu costume, mais não posso fazer senão subscrever o balanço, salvo um pormenor ou outro que poderia diferenciar mas sem grande convicção.

E para dizer mais qualquer coisinha diria que BALANÇO é a caracteristica desta primeira volta. Tanto balançamos que até enjoamos.
Abraço!

PS:uma vergonha a arbitragem de que fala o post anterior. Porque ninguém falou hoje que o coelho deveria ter ido para a toca mais cedo, com 2 cartões amarelos, não podendo, por isso, marcar o golo aviático?