quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Vitória Moralizadora

Confesso que não sou grande admirador da Taça da Liga. Alias, penso até que o Sporting, em circunstancias normais, deveria aproveitar esta competição para rodar jogadores como faz o FCP. Mas...estas não são circunstancias normais, porque esta não é uma época normal.

Afastados das competições mais importantes (vitória no campeonato e participação prestigiante na champions) acabamos por necessariamente ter de investir nas outras. Além disso, há que aproveitar para trabalhar a moral da equipa que estava muito em baixo até á pouco tempo pelas razões que conhecemos. E neste aspecto, a vitória de ontem em Leiria acaba por ser muito importante. Até porque é a 4ª seguida...

Confesso que gostei bastante da equipa do meio campo para a frente e fiquei muito apreensivo quanto ao desempenho do meio campo para trás. A qualidade do futebol jogado não foi má e finalmente deixa de parecer que reuniram 11 rapazinhos num largo qualquer, que não se conheciam antes, para ir fazer um joguinho de bola. Era impensavel há umas semanas ver saír meia duzia de passes consecutivos conseguidos entre jogadores do Sporting e isso hoje já começa a acontecer com naturalidade. Além de se começarem a criar oportunidades de golo com consistencia e não fruto de um qualquer ressalto ou falha de um defesa.

Cá atrás, no entanto, a equipa tremeu muito e de forma estranha. Parece ter acontecido a Tonel com Paulo Bento aquilo que aconteceu a Custodio com Peseiro. Ganhou medos, perdeu tranquilidade e treme bastante. espero que o treinador consiga estabilizar os niveis emocionais do jogador porque me parece mais um problema psicológico que outra coisa. Quanto a Grimmi, já fico mais apreensivo. Haverá volta a dar? João pereira começou bem, mas no final do jogo baixou bastante os níveis, se calhar por razões fisicas, até porque jogar naquele campo deve ter exigido energias quase sobre-humanas...

Rui Patricio esteve (mais uma vez) enorme, para meu especial gozo, porque gosto bastante daquele Guarda redes!

O meio campo protegeu pouco a defesa e apenas Adrien aparecia a fazer as compensações. Um aspecto a rever...

Um outro aspecto em que tardam em haver melhorias tem a ver com os desempenhos de Postiga e Vukcevik. Gostei de Djaló, quando entrou...

Não vou poder ver o jogo de sábado porque vou estar dentro dum avião á hora do jogo, mas espero que quando poder ligar o telemovel e falar com alguém em Portugal, me sejam dadas boas noticias...

Força, Sporting!

1 comentários:

Cantinho do Morais disse...

Um hábito há muito perdido, tem vindo a ser recuperado pela (renovada) equipa leonina, o da Vitória. Ontem, após mais uma boa 1ª parte (até nisto se distingue da equipa da Era-Bento), o Sporting levou de vencida a difícil equipa da União de Leiria, num terreno lastimoso que só um calendário mal organizado por parte da Liga de Clubes invalida qualquer possibilidade de adiamento de jogos (vide relvado de Guimarães, Coimbra, Vila do Conde e Trofa).

A forma como Carvalhal abordou o jogo de ontem revela uma de duas coisas: a Taça da Liga, juntamente com a Taça de Portugal, são, realmente, as competições que interessam a este Sporting. Desta forma, adopta uma visão realista do futuro próximo do clube no que diz respeito ao sucesso nesta Liga 2009/2010. Ou Carvalhal pretende impor um máximo número de vitórias a uma equipa muito fragilizada e desvalorizada. Este último ponto, o mais condizente com a História do Sporting, pode vir a revelar-se, mais para a frente, como prejudicial. O volume de jogos, em terrenos pesados, com pouco espaço de recuperação, com pouca rotatividade, pode vir ao de cima muito em breve, com claro prejuízo para a equipa leonina. No entanto, o beneficio da dúvida fica no lado da equipa técnica, sabedora do trabalho diário que cumpre com o plantel.

Numa breve análise ao jogo de ontem, algumas merecem destaque e reflexão:
- O golo do Leiria só se marca a este Sporting;
- O golo do Leiria jamais seria marcado pelos avançados do Sporting;
- Gosto de Tonel e Carriço, mas é preciso um defesa-central melhor e mais dominador. Um central de músculo e inteligência.
- Tonel e Carriço são "moles" e ambos não encontram no companheiro a "muleta" que precisam;
- Os falhanços de Cássio e de Silas são o espelho de que ali, no centro da defesa, nem tudo está bem;
- 9 portugueses no onze-titular. É obra e raro.
- Soares Dias a comprovar que só em Portugal se premeia a incompetência. Uma semana após receber as insígnias da FIFA, mais uma demonstração que o legado do pai continuará vivo.

http://cantinhodomorais.blogspot.com/