segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Vale Tudo?

Extracto das conclusões do inquerito ao 3º incidente em tuneis envolvendo o futuro campeão nacional (alguém tem duvidas que eles vão ser campeões seja lá por que metodos seja)esta época, tirado do Record online:


"...No documento que aponta também para uma infração do Benfica, o instrutor lembra que o clube da Luz é reincidente, ao mesmo tempo que assinala "a intensidade do dolo revelada pelos stewards" nos incidentes verificados.

Os passos dos acontecimentos são detalhados no relatório, destacando-se que:

- o diretor de operações e planeamento da Liga, Carlos Lucas, solicitou expressamente aos stewards que não empurrassem nenhum agente desportivo

- num momento em que apenas se encontravam no acesso ao balneário do FC Porto, Fernando Oliveira (responsável pela segurança do FC Porto), Hulk e Sapunaru e mais alguns elementos da SAD, o supervisor dos stewards, Sandro Correia, que estava colocado atrás do cordão humano formado pelos stewards, começou a dirigir-se verbalmente aos elementos do FC Porto de forma provocatória, afirmando entre outras coisas "vão lá para dentro... Voltem lá para cima..."

- que nessa altura os stewards (...) começaram também a dirigir provocações verbais aos jogadores e membros do staff do FC Porto, designadamente Fernando Oliveira, Hulk e Sapunaru, enquanto colocavam as mãos nos aludidos elementos no sentido de conduzi-los para o balneário

- que os stewards agiram de forma livre, consciente e voluntária (...) com intenção de provocar verbal e fisicamente os jogadores e restante staff do FC Porto, bem sabendo que essa conduta era proibida e punida por lei e regulamentos.

Por isso, o Benfica é acusado de "não ter assegurado a ordem e a disciplina no interior do túnel, permitindo que os stewards provocassem verbalmente jogadores e staff do FC Porto e se gerasse desordem e confronto físico".

Rastilho

O relatório sublinha que no final do jogo as duas equipas recolheram aos balneários sem incidentes, embora tenha sido aí que se iniciou "uma discussão, no hall do túnel, próximo do balneário do FC Porto, entre Fernando Oliveira e um dos stewards presentes, que se desafiavam mutuamente, dizendo FO ao steward: "largue-me", "tira-me a mão", "não me empurres".

Depois do envolvimento de mais stewards, "os ânimos exaltaram-se e a discussão subiu de tom, gerando-se intensificação de empurrões de parte a parte, o que chamou a atenção de alguns jogadores do FC Porto que já estavam dentro do balneário".

Agressões

Conforme se lê na nota de culpa, Hulk "aproximou-se do steward Sandro Correia e tentou agredi-lo com um soco". O assistente esquivou-se e outro steward interpôs-se entre os dois. Hulk, porém, "tentou novamente agredir Sandro com mais dois socos e desferiu ainda um pontapé com a perna esquerda que atingiu lateralmente, na zona da cintura, ficando a bota do jogador, que tinha lama, marcada no casaco que aquele usava".

De seguida, lê-se no relatório, Sapunaru "também avançou sobre Sandro e desferiu, com a mão esquerda, um soco que atingiu o dito steward com violência na testa (...) ato contínuo, Sapunaru deu um salto e, no ar, desferiu um pontapé com a perna direita, de frente para o steward Sandro Correia, atingindo-o de raspão na zona abdominal".

O mesmo jogador agarrou o steward Ricardo Silva e puxou-o "para baixo, tendo, quando este estava em baixo, sofrido um pontapé com os pitons na canela esquerda por parte de agente não apurado e um soco nas costas desferido por Sapunaru".

No relatório assinala-se, a dado passo, que "no seguimento dos incidentes gerou-se uma grande confusão no hall do túnel que envolveu diversos jogadores e membros do staff do FC Porto e stewards presentes no local, protagonizando todos estes agentes empurrões, puxões e confrontos físicos nuns casos de agressividade e noutros para apaziguar os ânimos". No entanto, não se identificam mais jogadores.


A ACUSAÇÂO:


1) Sport Lisboa e Benfica-Futebol SAD violou os deveres consignados pelo artº 18.º, n.ºs 1, 2 e 5, do RC, e, dessa forma, praticou a infração disciplinar leve "da inobservância de outros deveres" previsto e punido pelo artigo 99.º do RD com multa de 250 euros e 2.500 euros

..."

Gosto particularmente da parte da acusação e penas implicitas!

De que especie de vigaristas gostam voces mais? Os que compram arbitros mas não se tentam fazer de anjinhos e santos? Ou dos que jogam constantemente sujo, seja nos tuneis, na pedrada, nas jogadas de bastidores ou atraves da utilização de "jornalistas" para branquemento dos truques e que no fim candidamente ainda tentam fazer-se passar por anjinhos, sempre com o Norte na ponta da lingua?

Eu por acaso não aprecio particularmente nenhum dos dois estilos...

Já agora e por curiosidade, alguém consegue informar-me quantos jogadores das equipas que jogam com os honestos dos mergulhos já foram espulsos esta epoca, nos jogos de campeonato? É que pelas minhas contas a média é superior a um por jogo...

2 comentários:

Anónimo disse...

"É que pelas minhas contas a média é superior a um por jogo... "

Confirma-se: A matemática é o mal deste pais!

Nuno Figo disse...

A doença anti-benfiquista não tem, infelizmente, cura.

Perante os actos dos jogadores portistas que só podem, seja de que ponto de vista forem observados, ser repudiados com toda a veemência, é sobre a conduta dos stewards que JG se alonga.

Os bárbaros "empurrões" e as palavras inaceitáveis (talvez procurando "lá para dentro" e "lá para cima" num dicionário de sinónimos, aprenda que são alusões a bestialidade e outras parafilias) são realmente o drama de todo este episódio.

Os stewards deviam ter comido mais porrada nas trombas, certamente.
Ou deviam ter contido TODOS os jogadores do FCP que saíram do seu balneário com os ombros e com o peito, visto não poderem empurrar.


Condenar o facto de Hulk e Sapunaru (atletas profissionais e ídolos de muita criançada) terem esmurrado e pontapeado os stewards é... irrelevante.

Mais ainda, vamos adoçar este post com uma alusão perfeitamente gratuita e descontextualizada aos cartões vermelhos mostrados aos adversários do Benfica - ignorando por completo que, entre outras coisas, o Benfica é o clube com mais faltas sofridas na Liga e também aquele com o mais prejudicial rácio de faltas cometidas/cartões vistos.

Mas divago. Acima de tudo, não posso sequer respeitar quem, pelo silêncio, pactua com os actos de violência dos corruptos.

Tenho todo o gosto em ouvir opiniões diferentes. Mas se é para ler textos parvos escritos por fanáticos, fique lá com o blog para si e para o MRL.

Um abraço e até nunca,
Nuno Figueiredo