sábado, 8 de maio de 2010

Perto do fim

Finalmente, estamos perto de ver terminar a época 2009/2010. De longe a pior que me lembro. Em termos de futebol jogado, resultados, pontos, golos marcados, assistência no estádio, garra nos jogadores, categoria do plantel, capacidade técnica dos treinadores, etc.

Dou por mim a ver os primeiros 45 minutos do Leixões-Sporting (díficil porque à distancia de um toque no comando tinha o Sevilha-Barcelona) e a pensar: O que é que 4 anos de Sporting fizeram a um jogador como o Polga? Um excelente central passou a ser um jogador banalissimo.

É para mim a grande conclusão desta época: Um planeamento da temporada muito deficiente, um nível preparação fisica inaceitável e visivel nas carências da maioria dos jogadores e muitas debilidades técnicas na forma como os jogadores se movem e executam coisas tão simples como passes.

Este plantel não vale assim tão pouco. Mas precisa de um líder que:
1. prepare os jogadores fisicamente para uma época desgastante e os torne mais fortes e mais rápidos;
2. aumente e potencie as competências técnicas do plantel (volto a falar dos principios básicos do futebol como por exemplo passar uma bola, fazer um cruzamento, rematar à baliza, etc.);
3. forme uma dinâmica de jogo mais ofensiva e mais criativa, onde cada jogador saiba para onde ir e o que fazer. Também acho que neste ponto há muito por fazer principalmente nas movimentações sem bola.

Depois é só fazer pequenos retoques ao nível dos jogadores. Disso iremos certamente escrever em futuros posts.

0 comentários: