quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Quiseram, aí têm

Num dia em que a reduçao de custos está na ordem do dia , regresso finalmente aos posts no Rugido para escrever sobre algo de extrema importancia: o Relatório e contas de 2009/2010.

Para quem não sabe este documento é público e está acessível a todos no site da CMVM.
E importa dizer que as contas da SAD são uma parte importante das contas do Grupo Sporting, mas não são a totalidade das contas. A outra parte, não pública, será certamente uma realidade bem pior (se é que é possível).

Por partes:

1. Proveitos operacionais : 34,2 milhões de euros (-12,6 do que no ano anterior)

Nas receitas correntes há uma diminuição 3,5 milhões de euros fruto essencialmente das consequências do nosso mau futebol (menos bilhetes, menos lugares cativos, menos jogos na uefa, menos receitas televisivas). Nas receitas não correntes há uma diminuição de 9 milhões de euros, essencialmente devido à não participação na liga dos campeões. Por este andar, estas receitas não voltam tão cedo.

2. Custos operacionais sem amortizações e vendas de jogadores: 41,4 milhões de euros (-2,6 do que no ano anterior)

Menos custos com gasto de pessoal e nos FSE's. Houve sem dúvida um esforço de contenção. Mas mesmo sem considerar as amortizações dos passes dos jogadores e os resultados com vendas de jogadores, já temos um resultado operacional negativo, ou seja, as nossas receitas já não cobrem os custos.

3. Amortizações com passes e resultados de vendas de jogadores : -14,7 milhões de euros (-2,5 que no ano anterior)

Este valor resulta da aquisição de jogadores. É como o valor gasto nas aquisições de Matias Fernandez, João Pereira, Evaldo e Pongolle entra nas nossas contas. Aqui não entraram ainda as vendas do Moutinho e Veloso, bem como as compras do Valdez, Zapater e Nuno Coelho.
Se o resultado operacional já era negativo, agora ficou para lá do aceitável!

4. Resultado operacional : -21,9 milhões de euros!

5. A isto há que juntar os custos financeiros com a dívida bancária : + 2,9 milhões de euros de custo

6. Resultado final : -26,5 milhões de euros que transformam os nossos capitais próprios em -42,4 milhões de euros. Ou seja, o nosso activo é 42,4 milhões de euros inferior ao nosso passivo. Ou seja, o que temos à data de 30 de Junho de 2010, é 42,4 milhões de euros inferior ao que devemos.

Conclusão: Estamos num caminho que terá um fim inevitável. A minha esperança não resistiu. Infelizmente, a performance desta administração está igual ou pior às anteriores, da qual o nosso presidente já fazia parte. Foi isto que os sócios quiseram, é isto que têm.

4 comentários:

Nuno Figo disse...

Imaginemos JEB no seu gabinete...

"Vou fazer como o Sócrates... Deixa cá ver:

- Reduzir 10% dos salários dos directores, administradores, técnicos e jogadores (tirando eu, que passei a ganhar 300 mil ano).
- Suspender todas as novas contratações, promover o regresso dos jogadores emprestados e dar total prioridade à Academia.
- Vender todos os jogadores "excedentários", que não caibam no plantel, ao preço possível.
- Suspender todo o restante investimento.
- Criar um fundo de jogadores para garantir o concurso de potenciais promessas, a custo zero.
-


Ah porra, que se lixe. Vou mas é fazer um aumento de capital"

Leão de Alvalade disse...

MRL:
Sem dúvida. Este é o Sporting que a maioria tem querido (des)construir.

SL

Dezperado disse...

MRL:

Não concordo na integra com a sua análise, principalmente na sua conclusão.

Primeiro, acho que se dá pouca importancia às vendas terem sido já depois do fecho deste exercicio, isto é, se tivessem sido um mês antes, em vez de falarmos de um RL negativo de 26 milhoes, estariamos a falar de um RL de 8 ou 9 milhoes.
Mas pelo menos desta forma, no proximo ano iremos ter 18, 19 milhoes em vendas já garantidas.

Não concordo que se olhe para o Balanço e se faça uma analise desse tipo, isto porque na minha opnião, depois da reestruturação, em que iremos ficar com CP postivos, não concordo que possamos dizer que agora já nos devem mais do que nós devemos a terceiros, isto tudo, porque o activo passa a ser superior ao passivo.

SL

MRL disse...

Caro Dezperado

Vendas após o fecho de 2009/2010 : Veloso (9M), Moutinho (11M)

Compras do Valdes (2,9M), Nuno Coelho (0M) e Zapater (2M)

Saldo= 15,1 M

Esta ano ficariamos com -11,4 Milhões de euros de Resultado Liquido. Só que o enfraquecimento do clube leva a que certamente teremos menos receitas , como se tem comprovado com as mais actuais assistências.

Quanto à análise do activo, o projecto de reestruturação financeira só terá impactos em capitais próprios daqui a 5 anos. Nessa altura os valores ´serão bem piores. Ou não?