sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O Dízimo...

Afinal, não é preciso ser-se membro da IURD para se pagar o dízimo. Basta ser-se cidadão português e pagar-se impostos:


"A Polícia Judiciária (PJ) já entregou ao Ministério Público o relatório final sobre a investigação ao chamado caso EPUL, em que o Benfica terá sido favorecido em 65 milhões de euros na sequência dos contratos-programa assinados em 2002 entre a Câmara de Lisboa, a EPUL e o Benfica, no âmbito da construção do Estádio da Luz. Foram constituídos como arguidos Carmona Rodrigues, que era então vice-presidente da autarquia, e mais quatro ex-administradores da EPUL; são eles Arnaldo João, Maria Sérgio Amado, Fernando Sequeira e Gonçalo Sequeira Braga. A PJ diz ter provas de que a autarquia instrumentalizou a EPUL para beneficiar o clube da Luz, fazendo-a assumir encargos não previstos no seu objecto social. Carmona Rodrigues, que foi ouvido como arguido, remeteu toda a responsabilidade para Santana Lopes, que era o presidente da autarquia. Já este referiu, como testemunha, que o acompanhamento do projecto envolvendo o novo Estádio da Luz foi feito por ele e por Carmona Rodrigues, aludindo a acordos entre a autarquia e as águias do tempo de João Soares. No total de 65 milhões de euros estão várias negócios incluídos, nomeadamente o referente a terrenos que foram cedidos ao Benfica pela autarquia para a construção de equipamentos desportivos e que depois foram vendidos à EPUL por mais de 32 milhões de euros. Contactados por O JOGO, os responsáveis encarnados não quiseram comentar a notícia divulgada pelos diários generalistas JN e DN."

(in Jogo online)

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Reflexos de uma Cultura de Indisciplina

Em primeiro lugar e para clarificar as águas gostava de dizer que continuo a gostar muito do Sá Pinto e que me doi muito o que aconteceu! Sente o Sporting como poucos e isso desculpa-o, para mim, como pessoa. Mas não como profissional. E é importante fazer esta distinção!

Muito já se falou sobre o que aconteceu entre Sá Pinto e Liedson. E continua a saga de apoios e desapoios dos socios a um e a outro, na busca de um culpado e e uma vitima. Que não existem. Erraram os dois. Contudo, Sá Pinto, como dirigente, tem um grau de responsabilidade superior ao de um jogador do plantel. E como tal, tomou a unica atitude que podia tomar perante o que se passou e demitiu-se. Tenho muita, mas mesmo muita pena que mais uma vez tenha saído pela porta pequena porque nem ele, nem o Sporting o mereciam, mas era inevitavel a demissão.

Contudo, o mais grave é que estas situações acabam por acontecer naturalmente no Sporting. E o naturalmente é preocupante. Sente-se de há muito um clima de total falta de disciplina e de laxismo que naturalmente acaba por descambar em situações deste genero ou até noutras, que não sendo tão graves e sendo mais "invisiveis" acabam também por ter reflexos gravosos no plantel e no desempenho desportivo. isto para lá dos reflexos negativos que abacam por ter na imagem da instituição.

Volta, Manolo Vidal!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Estado de Direito?

Já apos ter publicado o post anterior e chegadinho a Lisboa fui dar uma espreitadela às tais escutas do You tube de que tinha ouvido falar do outro lado do atlantico, mas que ainda não tinha tido hipotese de ver.

A unica coisa que posso constatar (com tristeza) é que olhar para a impunidade que lia todos os dias no "Globo" ou na "Veja" não é muito diferente daquilo que vejo passar-se no meu país.

A justiça está na rua! E Deus nos livre dela!

Estado de Direito? Onde?

P.S.: Resolvi editar este mail, só para lhe acrecentar um pormenor. Pelo menos do outro lado do mar já se conseguiram livrar do Eurico Miranda! Aqui, parece-me que vai ser dificil acontecer o mesmo com o Pinto da Costa! Duas personagens inanarraveis, uma de cada lado do oceano!

Vale Tudo?

Extracto das conclusões do inquerito ao 3º incidente em tuneis envolvendo o futuro campeão nacional (alguém tem duvidas que eles vão ser campeões seja lá por que metodos seja)esta época, tirado do Record online:


"...No documento que aponta também para uma infração do Benfica, o instrutor lembra que o clube da Luz é reincidente, ao mesmo tempo que assinala "a intensidade do dolo revelada pelos stewards" nos incidentes verificados.

Os passos dos acontecimentos são detalhados no relatório, destacando-se que:

- o diretor de operações e planeamento da Liga, Carlos Lucas, solicitou expressamente aos stewards que não empurrassem nenhum agente desportivo

- num momento em que apenas se encontravam no acesso ao balneário do FC Porto, Fernando Oliveira (responsável pela segurança do FC Porto), Hulk e Sapunaru e mais alguns elementos da SAD, o supervisor dos stewards, Sandro Correia, que estava colocado atrás do cordão humano formado pelos stewards, começou a dirigir-se verbalmente aos elementos do FC Porto de forma provocatória, afirmando entre outras coisas "vão lá para dentro... Voltem lá para cima..."

- que nessa altura os stewards (...) começaram também a dirigir provocações verbais aos jogadores e membros do staff do FC Porto, designadamente Fernando Oliveira, Hulk e Sapunaru, enquanto colocavam as mãos nos aludidos elementos no sentido de conduzi-los para o balneário

- que os stewards agiram de forma livre, consciente e voluntária (...) com intenção de provocar verbal e fisicamente os jogadores e restante staff do FC Porto, bem sabendo que essa conduta era proibida e punida por lei e regulamentos.

Por isso, o Benfica é acusado de "não ter assegurado a ordem e a disciplina no interior do túnel, permitindo que os stewards provocassem verbalmente jogadores e staff do FC Porto e se gerasse desordem e confronto físico".

Rastilho

O relatório sublinha que no final do jogo as duas equipas recolheram aos balneários sem incidentes, embora tenha sido aí que se iniciou "uma discussão, no hall do túnel, próximo do balneário do FC Porto, entre Fernando Oliveira e um dos stewards presentes, que se desafiavam mutuamente, dizendo FO ao steward: "largue-me", "tira-me a mão", "não me empurres".

Depois do envolvimento de mais stewards, "os ânimos exaltaram-se e a discussão subiu de tom, gerando-se intensificação de empurrões de parte a parte, o que chamou a atenção de alguns jogadores do FC Porto que já estavam dentro do balneário".

Agressões

Conforme se lê na nota de culpa, Hulk "aproximou-se do steward Sandro Correia e tentou agredi-lo com um soco". O assistente esquivou-se e outro steward interpôs-se entre os dois. Hulk, porém, "tentou novamente agredir Sandro com mais dois socos e desferiu ainda um pontapé com a perna esquerda que atingiu lateralmente, na zona da cintura, ficando a bota do jogador, que tinha lama, marcada no casaco que aquele usava".

De seguida, lê-se no relatório, Sapunaru "também avançou sobre Sandro e desferiu, com a mão esquerda, um soco que atingiu o dito steward com violência na testa (...) ato contínuo, Sapunaru deu um salto e, no ar, desferiu um pontapé com a perna direita, de frente para o steward Sandro Correia, atingindo-o de raspão na zona abdominal".

O mesmo jogador agarrou o steward Ricardo Silva e puxou-o "para baixo, tendo, quando este estava em baixo, sofrido um pontapé com os pitons na canela esquerda por parte de agente não apurado e um soco nas costas desferido por Sapunaru".

No relatório assinala-se, a dado passo, que "no seguimento dos incidentes gerou-se uma grande confusão no hall do túnel que envolveu diversos jogadores e membros do staff do FC Porto e stewards presentes no local, protagonizando todos estes agentes empurrões, puxões e confrontos físicos nuns casos de agressividade e noutros para apaziguar os ânimos". No entanto, não se identificam mais jogadores.


A ACUSAÇÂO:


1) Sport Lisboa e Benfica-Futebol SAD violou os deveres consignados pelo artº 18.º, n.ºs 1, 2 e 5, do RC, e, dessa forma, praticou a infração disciplinar leve "da inobservância de outros deveres" previsto e punido pelo artigo 99.º do RD com multa de 250 euros e 2.500 euros

..."

Gosto particularmente da parte da acusação e penas implicitas!

De que especie de vigaristas gostam voces mais? Os que compram arbitros mas não se tentam fazer de anjinhos e santos? Ou dos que jogam constantemente sujo, seja nos tuneis, na pedrada, nas jogadas de bastidores ou atraves da utilização de "jornalistas" para branquemento dos truques e que no fim candidamente ainda tentam fazer-se passar por anjinhos, sempre com o Norte na ponta da lingua?

Eu por acaso não aprecio particularmente nenhum dos dois estilos...

Já agora e por curiosidade, alguém consegue informar-me quantos jogadores das equipas que jogam com os honestos dos mergulhos já foram espulsos esta epoca, nos jogos de campeonato? É que pelas minhas contas a média é superior a um por jogo...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Está tudo louco?

As novidades nao me chegam na hora, a uns milhares de quilometros de Lisboa e agora ao ter acesso à net, a minha alma esta parva...Sa Pinto enlouqueceu?

Alem de Sá Pinto ter enlouquecido, pelos vistos naoé o unico. Salema Garcao à frente do futebol do Sporting? Mesmo que transitoriamente, só pode ser anedota...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Alguma novidade?

Após toda a confusão lançada hoje com as escutas no Youtube, a minha questão é : qual é a novidade? Soubemos alguma coisa que não soubessemos ontem?

Continuo, tal como já aqui escrevi há uns meses atrás, a tentar raciocionar como é que milhares de sócios do porto conseguem, com consciência tranquila, aceitar uma administração assim. Só há uma resposta possível: Ganhar é que importa, seja como for.

Eu como sportinguista vivo de consciência tranquila porque luto diariamente por ter um clube melhor, onde acima dos resultados estão os valores morais que me ensinaram na minha educação. Eles não a podem ter.

Sá Pinto sai do SCP

É noticia de há poucos minutos a saída de Sá Pinto do Sporting após os graves incidentes de ontem após o jogo com o Mafra. Responsabilidades à parte fica a lição para o futuro: alguns cargos na estrutura de futebol precisam de pessoas com um perfil muito especifico que saibam gerir recursos humanos, o que no caso, do futebol assume particular dificuldade, visto tratarem-se de jogadores de futebol.

Depois de um jogo em que o Sporting garantiu a passagem aos quartos de final da taça de portugal e de onde os sportinguistas até sairam satisfeitos (apesar dos 3 golos sofridos), esta situação não deixa de ser um revés importante na motivação e no espírito de todos nós.

Quanto ao jogo em si, queria apenas deixar uma opinião: Matias Fernandez deixou bem claro que, primeiro, é sem dúvida um dos melhores jogadores do plantel, evidenciando uma inteligência e uma capacidade de passe acima da média, e segundo, que denota uma grave carência fisica que faz com que ao longo do jogo vá desaparecendo com importantes consequências na performance do meio campo.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

É melhor oferecer o título aos vermelhuscos por decreto

¨Ëxilado¨no Rio de Janeiro, tinha estranhado os numeros dos Barreiros. Mas depois de ler umas coisas na Internet, já compreendi...

Entre tuneis, mergulhos de Aimar, Di Maria, Saviola e companhia e vermelhos a eito para os adversarios, lá vao os vermelhuscos repetido a proeza de 2005. Vale tudo e hoje já nao tenho duvidas que vao sendo campeoes.

Quanto ao Ferreira, é o da mao do Ronny e era tambem uma dos ¨arbitros honestos¨ que o Vieira desejava para os seus jogos nas famosas escutas em que ¨só desejava arbitros honestos¨ porque os outros é que compram resultados...

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Vitória Moralizadora

Confesso que não sou grande admirador da Taça da Liga. Alias, penso até que o Sporting, em circunstancias normais, deveria aproveitar esta competição para rodar jogadores como faz o FCP. Mas...estas não são circunstancias normais, porque esta não é uma época normal.

Afastados das competições mais importantes (vitória no campeonato e participação prestigiante na champions) acabamos por necessariamente ter de investir nas outras. Além disso, há que aproveitar para trabalhar a moral da equipa que estava muito em baixo até á pouco tempo pelas razões que conhecemos. E neste aspecto, a vitória de ontem em Leiria acaba por ser muito importante. Até porque é a 4ª seguida...

Confesso que gostei bastante da equipa do meio campo para a frente e fiquei muito apreensivo quanto ao desempenho do meio campo para trás. A qualidade do futebol jogado não foi má e finalmente deixa de parecer que reuniram 11 rapazinhos num largo qualquer, que não se conheciam antes, para ir fazer um joguinho de bola. Era impensavel há umas semanas ver saír meia duzia de passes consecutivos conseguidos entre jogadores do Sporting e isso hoje já começa a acontecer com naturalidade. Além de se começarem a criar oportunidades de golo com consistencia e não fruto de um qualquer ressalto ou falha de um defesa.

Cá atrás, no entanto, a equipa tremeu muito e de forma estranha. Parece ter acontecido a Tonel com Paulo Bento aquilo que aconteceu a Custodio com Peseiro. Ganhou medos, perdeu tranquilidade e treme bastante. espero que o treinador consiga estabilizar os niveis emocionais do jogador porque me parece mais um problema psicológico que outra coisa. Quanto a Grimmi, já fico mais apreensivo. Haverá volta a dar? João pereira começou bem, mas no final do jogo baixou bastante os níveis, se calhar por razões fisicas, até porque jogar naquele campo deve ter exigido energias quase sobre-humanas...

Rui Patricio esteve (mais uma vez) enorme, para meu especial gozo, porque gosto bastante daquele Guarda redes!

O meio campo protegeu pouco a defesa e apenas Adrien aparecia a fazer as compensações. Um aspecto a rever...

Um outro aspecto em que tardam em haver melhorias tem a ver com os desempenhos de Postiga e Vukcevik. Gostei de Djaló, quando entrou...

Não vou poder ver o jogo de sábado porque vou estar dentro dum avião á hora do jogo, mas espero que quando poder ligar o telemovel e falar com alguém em Portugal, me sejam dadas boas noticias...

Força, Sporting!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Balanço da 1ª Metade da Época do futebol do Sporting

Acabada a 1ª volta do campeonato luso é importante olhar para trás e ver o que fizemos neste período. O balanço é claramente negativo. Até aí, penso que estaremos todos de acordo.

Os 2 principais objectivos da época seriam a conquista do campeonato português e a entrada na Liga dos Campeões, com uma participação que (finalmente) estivesse ao nível do que deve ser o Sporting na Europa!

Cedo afastados da Champions (obrigado, Vukcevik) embora com alguma dose de falta de fortuna, porque estivemos ao nível da Fiorentina e fomos afastados por detalhes (entre os quais esteve aquele arbitro com nome esquisito que nos calhou em alvalade) falhamos logo na entrada um dos objectivos importantes para a nova época.

As semanas seguintes comprometeram o outro grande objectivo que nesta altura não é mais que uma miragem: a vitória no campeonato.

Mais grave que isso, foi a crise de vitórias e exibições de tal maneira grave que nem na longa travessia dos 18 anos me lembro de nada assim. Basta lembrar que no fim da 1ª volta temos 6 vitórias e, nos 8 jogos em casa, somamos o impensável numero de 3 vitórias. Um pesadelo!

Na Taça de Portugal, tivemos a sorte de apanhar adversarios macios o que provavelmente nos livrou de maiores degraças! Na Taça da Liga, estamos bem lançados para as 1/2 finais após a vitória sobre o Braga (importante, porque apesar de tudo, defrontamos o líder do campeonato). Finalmente na Europa, apesar da vitória no nosso grupo da nova Liga Europa, tivemos uma prestação claramente medíocre e desprestigiante.

Razões para todos estes fracassos? Uma insistencia teimosa num treinador que claramente estava já a mais e não conseguia dar a volta ao texto, apesar do seu valor. Alias, o treinador Paulo Bento nunca terá percebido que era treinador do Sporting e não do Braga ou Guimarães (sem desprestigio para estes clubes) e continuou a insistir em formulas gastas numa teimosia a roçar a loucura! A este factor, podemos a ainda somar um plantel quantitativamente curto em termos de qualidade e coxo em áreas essenciais (laterais da defesa, a falta de extremos e a excessiva Liedson dependencia na frente). De qualquer modo, continuo a achar que o plantel vale muito mais do que os resultados que alcançou. Podemos ainda somar ás razões para o fracasso, o estado da relva de Alvalade que muito nos tem penalizado nos jogos em casa e algumas coisas para explicar pelo Departamento médico (episódios Izmailov e Liedson - há quanto tempo jogava o levezinho lesionado?).

Ainda mais importante que tudo o referido, foi um ultimo factor que nos enfraqueceu sobremaneira. Um departamento de futebol inexistente, total falta de planeamento e rigor e uma politica de comunicação a roçar a anedota, o que muito ajuda a que sejamos o bobo da corte dos arbitros e por arrasto das SporTVs, Bolas e afins...

Quanto a jogadores, realço pela positiva Rui Patricio que tem crescido, evoluido e que me parece ser neste momento um excelente GR, mesmo com alguns detalhes a afinar e uma ou outra falha aqui ou ali (qual é o GR que não falha nunca?). Também acho interessante a evolução de Saleiro e aguardo pelos proximos tempos para ver até onde pode chegar. Carriço tem igualmente evoluido e já merecia a chamada á selecção. Miguel Veloso também ressurgiu das cinzas e embora ainda não esteja ao nível da primeira época de Sporting, está muito melhor que na ultima época.

Pela negativa, realço Grimmi, Caneira, Pedro Silva, Polga, Moutinho (a pior época desde que chegou aos seniors do Sorting), Vukcevik, Pereirinha (quando é que este jogador alcança o nível que o seu potencial promete?), Djaló(permanentemente lesionado), Matias Fernandez (tem potencial, mas...), Postiga e Liedson.

Angulo e Caicedo são erros de casting e por isso nem vou falar neles!

A substuição de treinador ainda não surtiu os efeitos desejados, mas nos ultimos tempos as coisas parecem começar a mudar. Espero que seja para continuar, até porque os 2 reforços contratados paracem acrescentar valor!

Se os grandes objectivos parecem perdidos, há ainda coisas a fazer no resto da época. Temos a Taça Europa, a Taça de Portugal e a Taça da Liga ainda ao nosso alcance e, no campeonato, pelo menos o quarto lugar tem de ser alcançado. Convém ir ganhando e olhando para a frente porque quem sabe não podemos ainda subir um ou 2 degraus na classificação se ganharmos muitas vezes.

Mais imporante ainda é preparar desde já a nova época com rigor e planeamento. Temos tempo para isso e é o que deve ser começar a ser feito a esta distância de Julho!

domingo, 10 de janeiro de 2010

Vomito

Estava a ver o FCP-Leiria, mas tive de mudar de canal!

Os arbitros do campeonato portugues estão ao nível daquela coisa viscosa e reles que os dirije. São de ir ao vómito!

E não foi só a expulsão do GR do Leiria...

Canalhas!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O Esférico e os Tuneis

Desta vez tiro o chapéu aos responsáveis do FCP e ao seu treinador!

A unica coisa que gostava de perguntar é: para quando idêntica atitude em Alvalade em relação a um jornal rasteiro que não é mais que a Voz do Dono, ou seja a caixa de amplificação do som que vem do estádio da Luz?

A Bola não passa de "diz que é uma especie de jornal" em que trabalham "diz que é uma espécie de jornalistas"! Nem sempre foi assim e apesar de a sua inclinação vermelha ser histórica, noutros tempos fazia-se ali bom jornalismo e a veia benfiquista era muito mais comedida por principios de etica jornalistica! Outros tempos...

Gostava de ver o Sporting ter a mesma atitude que o FCP teve em relação ao orgão oficioso do Benfica!

Em relação aos tuneis, em 14 jogos já lá vão três (Nacional, Braga, FCP) com confusões...A culpa nunca é deles. É sempre dos outros, mas curiosamente as confusões acontecem sempre nos jogos deles. Está inventada nova formula mágica para ganhar campeonatos? Ou é uma imitação barata do guarda Abel importada mais a Sul?

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ano novo, vida nova?

O jogo com o Braga deu-nos alguns indicios de melhoria. Não no futebol praticado, porque a esse ainda falta muito sal, mas pelo menos na atitude. E quando se tem atitude é muito mais facil ter a pontinha de sorte que tem faltado noutras alturas e saír da cartola um coelho como aquele golaço do Miguel Veloso que, para mim, valeu a ida ao estádio!

Desolador é ter tão pouca gente no estádio como aconteceu no domingo. Acaba por dar pouco gozo ir ao futebol quando vemos o estádio tão vazio. Espero agora que com a moral a subir e as expectativas dos reforços em alta, o pessoal volte a ir á bola!

Gostava de sublinhar 2 pontos que me saltam á vista do jogo com o Braga.

O primeiro, negativo, é a falta de estabilidade que é dada ao nosso GR. Todos os GR falham, RP falhou ccom o Leiria, como helton tem falhado em muitas ocasiões sem deixar de ser um excelente jogador por isso. no nosso caso, qualquer falha serve para destruuír um GR e a falta de estabilidade que RP mostrou no jogo com o Braga acaba por ser o resultado daquilo que os socios do Sporting continuam à mais de 20 anos a fazer a tudo quanto é Guarda Redes do Clube. Lamentável!

O segundo, tem a ver com a expectativa que estou a ganhar em relação á progressão de Carlos Saleiro. Tem pinta de jogador, tem toque de bola, tem margem de progressão. Até onde? Aguardo com curiosidade, para ver!