quinta-feira, 7 de abril de 2011

O 1º Dia do resto das nossas vidas!

Perdoem-me hoje por, pela primeira vez desde que escrevo neste blog, fugir ao tema Sporting e ao tema desporto, mas foi mesmo impossivel fugir á tentação de escrever sobre o que nos espera a partir de agora!

Esqueçam tudo aquilo a que se habituaram nos ultimos anos. Esqueçam o dinheiro fácil, o consumismo desenfreado, os empréstimos faceis, os direitos, o hospital perto da porta, a auto estrada á borla, a escola que não tinha setenta e seis auxiliares ou em que caía uma gotinha de água. Esqueçam tudo isso!

Chegamos aqui por irresponsabilidade e delírio colectivo, por não termos a noção que os direitos implicam deveres, por não termos cabeça e também por termos uma classe politica canalha e irresponsavel que mesmo á beira do poço só consegue pensar no poder e nas suas clientelas. Infelizmente não é possivel pegar nos 5 dirigentes dos maiores partidos, encosta-los a uma parede e fuzila-los sumariamente... De qualquer modo, culpar só os politicos é o caminho mais facil e porventura o menos justo. Porque todos nós beneficiamos do regaboge de anos a fio a viver com o que não tínhamos, achando que podíamos eternamente continuar a esticar a corda!

Agora chegou a hora de pagar. Eu era miudo em 1983 mas ainda tenho algumas memórias. Dos 20 contos com que podíamos saír para o estrangeiro, da fome no distrito de Setubal (e nos outros) no 13º mes cortado...Agora vai ser pior. Porque hoje temos hábitos que na altura não tínhamos... vai doer!

Em Portugal, como no Sporting, a fuga para a frente continuou durante anos! Mas chega sempre o dia em que temos que encarar de frente a realidade pura e dura. Para nós portugueses chegou essa hora! Doi-me muito pelo País. Porque cresci com 2 valores basicos na cabeça. Não valemos nada quando faltamos ao respeito aos nossos Pais e ao nosso País! E nós fizemos tanto mal a este País nos ultimos anos...

1 comentários:

Teonanizi disse...

Eu não tenho qualquer culpa nisso.
Nunca pedi um cêntimo que fosse ao banco!
Comigo, a banca faliria...