segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Após o PSV

Ponto 1. João Moutinho

Discute-se agora na imprensa quais as conclusões que se tiram do jogo de sábado relativamente ao jogador. Ouviram-se assobios mas também muitos aplausos. Pessoalmente nem fiz uma coisa nem outra. Mas se tivesse que escolher, assobiava. E É para piorar também não gostei das suas declarações após o jogo com o PSV. Não só não pediu desculpa como desvalorizou o descontentamento de alguns sócios. No meu entender, este não é o João Moutinho que nós tinhasmos no passado. Mas se calhar é o real...

Gostei muito de ler este comentário de Mário Duarte no jornal "O Jogo":

"Polga e os outros
A liderança não se apregoa nem se enverga, tem-se. Polga desmentiu o empresário dizendo não haver qualquer proposta concreta para a sua contratação, afiançou querer ficar no Sporting e calou potenciais focos de polémica: "Moutinho é que é o capitão." Porque quem é um líder não precisa de o dizer, é porque é assim que procedem os líderes."

Ponto 2. O jogo com o PSV

Destaco positivamente o regresso de Rochemback. Que jogaço! É sem dúvida o melhor jogador deste plantel e vai ser a alma da equipa. Gostei também de ver o Caneira, o Polga e o Grimi (está a ganhar forma). Na frente parece-me que o Yannick e o Romagnoli estão a entrar bem na época e poderão ser reais alternativas.
Gostei também da atitude do Postiga, mas falta ainda entrosamento.
Só foi pena o pouco público.

8 comentários:

Tite disse...

Só consegui ver a 1ª parte.
Confirmo que a equipa me "pareceu" bem melhor que no Algarve.
A 2ª parte foi deprimente pelo comportamento dos adeptos relativamente ao JM.
Com todo o respeito que todos me merecem, continuo a gostar mais do meu clube do coração, pelo que nunca o iria prejudicar com tamanha desestabilização, para fazer valer o meu ponto de vista pessoal através de apupos, vaias e assobios.
É a minha opinião...podem de facto haver outras.
SL

MRL disse...

Mas é precisamente por gostar muito do meu clube que me custa aceitar a atitude do João Moutinho. E por isso não consigo aplaudir um jogador que afinal está no Sporting só por dinheiro...

Tite disse...

E é só ele? Cadê os outros?
Acho mesmo que essa não é a justificação.
Tenhamos calma e paremos para reflectir.
Não devemos fazer o jogo dos adversários.
Estamos aqui para apoiar nunca para desestabilizar!!!
SL

MRL disse...

Sim. Infelizmente chegamos à conclusão que quase todos são assim. Existem algumas excepções como por exemplo o Polga que valoriza a estabilidade e a cidade onde vive, ou o Rochemback, que fez alguma força para voltar.
Mas regra geral, todos eles são capazes de desapontar os adeptos por causa do dinheiro.
E mais uma vez, o que está em causa é a forma como se age.

Quanto ao apoio... a minha opinião é que chateia um pouco passar anos e anos a apoiar os jogadores, e no final recebemos atitudes destas. Mas ao contrário deles, eu, os que aplaudem e os que assobiam, estaremos lá sempre no estádio a sofrer pelo nosso clube.

Anónimo disse...

Compreendo a posição do MRL, mas não vale a pena sermos líricos: Rui Costas há poucos (e mesmo esse, veja-se, tinha agenda). Os jogadores, hoje, jogam em primeiro lugar pelo dinheiro... e só depois (espera-se), pela camisola.

Por mim, já me dou por contente se tiverem respeito pelo clube e sócios. Não espero "amor ao clube".

Refira-se, no entanto, que acho claro que o Moutinho não teve esse respeito pelos sócios do Sporting (não escrevo "sócios e adeptos", porque adepto que não é sócio também não me merece muito respeito). Querer sair para outro clube, com melhores condições, é um direito que tem. Mas fazer as declarações públicas que fez, da forma como fez, é claramente errado.

Posto isto, nota final: acho que um adepto nunca tem razão em assobiar um jogador, muito menos durante uma partida (e mesmo que seja a feijões).
Não aplaudir seria, a meu ver, suficiente.

Criticar, sim. Apupar, não.
Mais uma vez, por uma questão de respeito ao clube. Nunca assobiaria quem veste a camisola... do Benfica. :)

Parabéns mais uma vez pelo blog.

Saudações benfiquistas!

MRL disse...

Concordo. Mas se formos a ver as nossas criticas (dos sócios) não chegam aos jogadores. A única forma de chegar a eles é através dos assobios. E atenção. Não estou a defender quem o faz (eu não o faço porque nem o sei fazer). Mas entendo que por vezes é difícil não ter forma nenhuma de demonstrar o nosso desagrado.

Curiosa a distinção entre adeptos e sócios. Diria que "adepto que não é sócio também não me merece muito respeito" é uma opinião com a qual tendo a concordar. Ainda para mais numa altura em que o papel do sócio está cada menos valorizado, face ao tal adepto e ao emergente accionista.

Para terminar, saudar este primeiro reply de um não sportinguista. As relações entre clubes rivais será algo que vou querer abordar num futuro próximo porque considero que dessas relações depende em muito o futuro do futebol português. Ao menos que nestes fórums possamos ter uma convivência saudável.

Tite disse...

MRL,
Pode crer que os nossos comentários chegam aos jogadores.
Ainda num destes dias li num jornal desportivo que a blogoesfera afecta aos leões anda muito descontente com a atitude do JM.
Assim sendo, vale a pena mostrar, aqui e noutros blogs, o nosso desagrado.
SL

MRL disse...

Espero que assim seja. Por isso também criámos este espaço. Com a esperança que a palavra dos sócios seja ouvida. Porque o Sporting somos todos nós.