quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Árbitros na 1ª jornada

Sigo atentamente uma rubrica que o jornal Record publica todas as quartas feiras relativamente à arbitragem. Nela, junta as avaliação efectuadas por quatro jornais e uma rádio às actuações dos árbitros na jornada que findou.

Teoricamente, será uma avaliação isenta e bem perto daquilo que serão as análises do adepto em geral, visto que, nas avaliações da comissão de arbitragem, entram outros critérios (técnicos ou não) que para o adepto comum são no mínimo desncessários.

Faz também uma outra análise bem interessante. Com base nas avaliações efectuadas, contabiliza o impacto nos resultados que cada arbitragem teve.

Com base nisso e olhando para o que aconteceu nesta jornada, vemos que:

Nenhuma arbitragem teve influência na distribuição de pontos (por exemplo: no sporting, a arbitragem teve influência no resultado mas não na distribuição dos pontos).

O árbitro Paulo Baptista (Sporting-Trofense) foi o pior pontuado na jornada, com 12 pontos em 40 possíveis.

O árbitro Carlos Xistra (Rio Ave-Benfica) foi o melhor pontuado na jornada. Não deixa de me parecer estranho, visto que achei que foi uma arbitragem algo complicada, não só por alguns erros, mas também pela própria dificuldade do jogo (por vezes os jogadores não facilitam em nada o trabalho do árbitro).


Para a próxima jornada, no Braga-SCP teremos o árbitro Bruno Paixão de Setúbal.

0 comentários: