quinta-feira, 29 de abril de 2010

Claques

O exemplo do jogo de Domingo, entre benfica e porto, serve agora para uma rápida reflexão :

Terão coragem os normais adeptos benfiquistas de ir ao Dragão no domingo? Claro que não. E mesmo os adeptos do porto? Terão coragem de levar as suas familias ao estádio? Na sua maioria, a resposta será claro que não!

O constante clima de guerra, a violência fisica e verbal, as ameaças e o já habitual aparato policial afastam gente dos estádios. E apesar de alguns culpados habituais (dirigentes, treinadores e o adepto normal), ninguém dúvida que as claques são o rosto visivel e as principais culpadas deste estado actual.

Então pensemos no seguinte: Se as claques acabam por afastar adeptos do estádio, estão consequentemente a retirar receitas aos seus clubes, tornando-os menos competitivos a nível nacional e internacional. No fundo, cantam a bom som que amam e apoiam os seus clubes, mas na prática, prejudicam-nos retirando-lhe receitas. O apoio dentro do estádio não está dependente de todo este clima de guerra e poderia acontecer independentemente do que se passa fora do estádio, e já agora, sem os normais insultos que ensinam aos mais pequenos todas as asneiras disponiveis no dicionário.

Isto aplica-se a este jogo de domingo, mas também já se aplicou a outros jogos e outros estádios, como o nosso.

1 comentários:

jvl disse...

A minha pergunta é: atendendo às declarações do chefe da claque dos SD, e a todos os episódios que já protagonizou - como qualquer outro chefe de claque - como é possível que nada seja feito e não esteja preso?