terça-feira, 23 de agosto de 2011

Arbitragem portuguesa - um espelho da sociedade portuguesa

E de repente o futebol português está novamente brindado com mais um episódio típico de telenovela portuguesa.

Obviamente que tenho a opinião que o Sporting é o que menos culpa tem neste processo vergonhoso, até porque, se formos a ver bem, foi o único prejudicado em facto, isto é, com menos 2 pontos na jornada inaugural. Tendo sido o único prejudicado, o CA da Liga, em jeito de píada, decide logo nomear um árbitro com largo historial de "erros" contra o nosso clube.

Com tudo isto, de repente, estamos no meio de um processo tipo telenovela, em que até teorias da conspiração já apareceram, onde as guerras internas na arbitragem podem ter mais peso do que simplesmente algumas declarações inócuas do nosso presidente.

No entanto, o que quero concluir disto tudo é:

1. As telenovelas passam e hão-de acabar por ficar esquecidas. O Sporting ficou sem dois pontos por causa dos tais "erros" enquanto que o porto já teve dois penaltis marcados a favor (num critério bastante largo e não habitual na nossa Liga) e uma expulsão perdoada aos 5 minutos de jogo. E de repente... toma lá 4 pontos de atraso.

2. A arbitragem portuguesa, que todos sabemos ser bastante incompetente no que toca ao aspecto técnico e bastante jeitosa no que toca a filmes audio que aparecem no youtube, continua a sua saga para não impor qualquer respeito ao resto da sociedade. Por definição sendo portuguesa já não seria de esperar muito deles. Mas conseguem com uma surpreendente facilidade ultrapassar a fama da generalidade do nosso povo e mostrar o quanto conseguem descer na escala da porcaria. E agora, como são todos muito dignos, toca de bater no único clube que não aparece em escutas e que há anos que tem vindo a lutar (também sem grande eficácia) pela verdade desportiva e pela identificação do famoso Sistema.

Respeito não há. Vergonha também não. Profissionalismo nem ver. Tal e qual como o nosso país.

2 comentários:

Anónimo disse...

Acabo de ouvir no programa rtp-n Contra-Ataque o Comentador. APVasconcellos (tenho que lhe gabar a lucidez e coragem!)o seguinte extracto - ...(O que o Sporting fez) não é nada que se compare com o que o Benfica e com toda a legitimidade fez o ano passado e aí foi um ataque frontal a um árbitro e não houve nenhum manifestação de solidadriedade... Mas a seguir e para para condicionar o jogo das meias-finais da taça de portugal o sr. Antero Henriques (do FCPorto) deu uma conferência de imprensa com 14 lances a acusar o sr. duarte gomes (...) com o único propósito de condicionar o jogo seguinte, com o objectivo estratégico de condicionar ... fim de citação. Isto diz tudo o Porto Benfica tudo podem o Sporting paga as favas! Desta vez tem que ser uma luta até ao fim, de forma pacifíca, mas os apitadores terão de futuro que nos respeitar! S. Leoninas.

MRL disse...

Exactamente como acontece na apreciação de vários lances nas grandes áreas. Porto e Benfica têm avaliações diferentes do Sporting.