domingo, 20 de maio de 2012

Para o ano há mais?

Desilusão. Acabou hoje mais uma época para o Sporting, e sem que tivesse sido alcançado qualquer dos objectivos traçados. E infelizmente, no Jamor, acabou da pior forma. Mas mesmo se tivéssemos ganhado a taça, a época teria sido globalmente negativa.

1) No campeonato ficámos em quarto lugar, fora da zona de champions, em ano que Portugal qualificava 3 equipas;

2) Na taça, chegámos à final, onde perdemos contra uma equipa que esteve cerca de meia época sem ganhar um jogo;

3) Na taça da liga não ganhámos um único jogo, num grupo em que o Moreirense (II Liga) se deu ao luxo de ir a Alvalade jogar com os suplentes;

4) Fizemos uma boa campanha na Europa, mas mesmo aí tivemos a final na mão, e deixámos que fugisse, contra uma boa equipa, mas que estava perfeitamente ao nosso alcance.

Frustração. Mesmo com o péssimo desempenho no campeonato, a equipa foi conseguindo manter a “chama” dos adeptos acesa, fosse pela campanha na Europa, fosse pela final da Taça de Portugal, fosse pela inesperada hipótese de ainda conseguir a qualificação para a champions nas últimas jornadas. Morremos na praia. Várias vezes.
Não vamos à champions, teremos de jogar o playoff de acesso à liga Europa (a académica terá entrada directa na fase de grupos), e perdemos a hipótese de começar a próxima época a disputar um título (supertaça).

O Sporting tem que ganhar títulos. E com frequência. Foi para isso que foi fundado: para ser tão grande, quanto os maiores da Europa! Temos que ser exigentes, e não nos conformarmos com o insucesso. Já vão 4 anos sem ganhar um título. Só que este ano a expectativas eram elevadas, quer pela campanha eleitoral, quer pelo elevado investimento efectuado.

Os adeptos acreditaram, e aderiram. Tivemos uma assistência média a rondar os 35 mil espectadores este ano. Estes adeptos estão sedentos de vitórias. Na última jornada do campeonato foram 38 mil ao estádio assistir ao jogo da consagração do quarto lugar. Imaginem quando estivermos a ganhar! Quem não se lembra da loucura que foi em 2000 e 2002 com as conquistas dos títulos?

Está na altura de retribuir. Senão, vamos voltar a ver mais cadeiras vazias do que cheias em Alvalade.

1 comentários:

JG disse...

O que fica é uma enorme frustração. E também alguma incompreensão...Porque é dificil perceber algumas exibições como a de ontem. Porque é dificil perceber a falta de garra e de ambição que temos visto tantas vezes. Porque é dificil perceber que se contuinue a contratar jogadores bichados e/ou que não podem com uma gata pelo rabo (Rodriguez, Jeffren, Rinaudo, Izmailov, Matias,...). Porque não se percebe como se faz tanto investimento e depois só se tem um ponta de lança (que se farta de falhar golos isolado). Quando é preciso arriscar e se olha para o banco...nada!

Não me passava pela cabeça perder ontem nem nos piores pesadelos, mas quando uma equipa mesmo a perder só sabe jogar em duas velocidades: devagar e parados, só podia acontecer aquilo. Faltou brio e profissionalismo. E isso é indesculpável... Foi chocante ver como se perderam todas as bolas divididas e a diferença de velocidade e querer entre as duas equipas...