terça-feira, 3 de junho de 2008

Que é isto??????

Muito haveria para dizer sobre a AG de quarta feira passada! De qualquer modo, como já quase tudo foi dito, não vou perder muito tempo a falar desse assunto!

Já quanto à interpretação dos resultados, é diferente. Mas não vou falar nisso agora. Ainda aguardo maior clarificação das várias movimentações para me centrar sobre essa questão. Anda muita poeira no ar e é preciso deixá-la assentar!

De qualquer modo, gostava que reflectissem sobre a questão da Academia. Afinal havia outra, como diz a canção pimba. Neste caso, a outra é a locadora do Grupo BCP! Alguém entendeu claramente os contornos de todo este negócio relacionado com a passagem da Academia para a SAD? Se alguém o conseguiu, tiro-lhe o chapéu, porque eu fiquei ainda com mais duvidas. Entre opções de compra do contrato de leasing e direitos ou não das acções de Tipo A relativamente a decisões da (futura?) Administração da SAD nesse âmbito, fiquei bem sem saber quem vai ficar com a Academia daqui a uns anos, se de facto passar para a SAD (decisão não legitimada em AG)!

Mas o que me levou hoje a escrever este post foi outra coisa! Gostava que dessem uma vista de olhos a esta obra de arte. Chega a ser surreal o clima de intimidação, chantagem e falta de escrupulos a que se chegou!

Algumas perguntas ficam no ar! Responda quem souber:

- Como se chegou aos 60 milhões de divida da Sporting Comercio e Serviços? Por acaso será divida da SAD transferida para a SCS?

- Essa divida só apareceu agora do ar? Os 6 milhões para os Bancos só agora são obrigação? Não existiam em Junho de 2007? ou em Junho 2006? Ou em Junho 2005? Porque é que agora são uma preocupação tão grande e há um ano não eram?

- É verdade que os direitos televisivos serão renegociados em 2013 (exactamente a altura em que as celebres VMOCs - parece nome de grupo de heavy metal - serão convertidas em acções?)?

Pelos vistos o senhor Presidente acha que estamos todos muito arrependidos da opção que tomámos e que se soubessemos isto íamos todos a correr, tipo madalenas arrependidas, votar a favor do seu fantástico Projecto...Está enganado...Até porque a propósto de Projectos, já vamos na versão II. Isto deve ser tipo Guerra das estrelas. Qualquer dia, vem aí a Versão III do Projecto. E essa é que é...E se o Clube sobreviver a ela, ainda há-se aparecer a Versão IV. Para esta, sugiro desde já um título: "Sporting, a Saga Final", realização a cargo de Filipe Soares Franco, que também participa no filme no papel de "O Exterminador"!

Lanço daqui mais um apelo ao Senhor Presidente. Com todo o respeito que me merece, porque foi eleito por 75% dos votos do (cada vez mais pequeno) universo de socios, nas ultimas eleições, penso que era a altura de nos ajudar a encontrar uma figura consensual que ajude a unir os sportinguistas! É a unica hipotese que este clube tem de ter futuro! Mostre-nos o seu sportinguismo e ajude-nos nessa herculea tarefa!

Porque sem socios, sem paixão, com guerras, com divisões, com odios, este clube pode ter passivo zero e vitorias mil, mas...vai minguar cada vez mais! E eu não quero um Sporting Pequeno! Quero o Sporting Grande que o meu Pai me apresentou já quase há 4 décadas!

5 comentários:

lagarto disse...

Meu caro JG,

Figura consensual???

Em minha opinião estamos nesta situação precisamente por termos acreditado numa figura consensual!!

Penso ser fundamental aparecerem projectos alternativos, nesse sentido espero que o Congresso que se vai realizar em breve, consiga dar esse contributo.

SL

Tite disse...

Como eu compreendo o seu desabafo.
Eu tenho andado com o coração pequenino por antever uma "golpada" das grandes mesmo debaixo do nosso nariz.
Cheira-me que a Academia, dentro em pouco tempo e a título de entrar mais uns "cobres" para ajudar o clube a sair da crise financeira, irá passar para as mãos de um tubarão qualquer que vai rentabilizá-la melhor do que o Sporting tem feito até hoje.
Se o tivesse feito bem a dívida estaria bem mais reduzida.
Mas quem sou eu para impedir este tipo de jogadas ou opor objecções?
É o me desabafo...!!!
SL

Luizinho disse...

Zé,

É deveras instrutivo ver o Presidente do Sporting a dizer em tom de fastio (???; nem o consigo qualificar) qualquer coisa do género "agora não peçam à SAD". É todo um programa!
Ainda não decidi se para o ano compro o bilhete de época, mas deixo já aqui a garantia que se o adquirir vou torcer como se não houvesse amanhã pela SAD: "Uma curva belíssima, uma equipa fantástica, és a nossa fé, força SAD allez!!!"

JG disse...

Compreendo a tua revolta, Luizinho, mas este é o momento em que não podemos ir embora! Não vamos ceder agora, ou vamos?

O Sporting somos nós! O Sporting é a instituição que amamos! E que há-de sobreviver a isto...E que há-de continuar a ser Grande, muito Grande, depois de dobrar o Cabo da Boa Esperança, hoje Cabo das Tormentas!

O meu Pai dizia-me quando eu era mais Pequeno que os homens passam e as Instituições ficam...

Luizinho disse...

A questão é que agora o programa está bem identificado, e com isso eu tenho menos problemas do que com um certo discurso que nem sequer questiona os seus próprios pressupostos.
Eu gostaria sinceramente que aquelas pessoas que estão apenas preocupadas com o sucesso desportivo a curto prazo, e a quem é indiferente o modelo de gestão do clube, tivessem não só a coragem, como a inteligência, de admitir os seus pressupostos. Porque se não indiferentes, então deveriam explicar porque é que a transformação do clube numa empresa gera benefícios, que é coisa que olhando para o cenário internacional eu não consigo identificar. E quando digo olhar para o cenário internacional falo no todo, e não em dois ou três casos aleatoriamente seleccionados.
Até lá vamos continuar com o tipo de conversa que o Soares Franco nos oferece: " não venham pedir à SAD contratações milionárias"; cheia de ambiguidades e tergiversações.
De qualquer forma, a ideia de desamparar a loja já me saiu da cabeça. Cotas de certeza que vou continuar a pagar. Em relação ao bilhete de época é que já não sei...Bem sei que a razão de ser disto tudo é o futebol, mas como consumidor tenho de reflectir se quero continuar a apoiar determinadas empresas cujas políticas não subscrevo. O único poder do consumidor é o consumo.