domingo, 9 de novembro de 2008

Aproveitar a capacidade do estádio

Hoje gostava de reproduzir aqui uma parte de um post da autoria de João Pedro Varandas, no blog Centúria Leonina:

"Defendemos para a promoção da cultura Sportinguista e para que se fomente, nos mais novos, o ritual da peregrinação ao Estádio de Alvalade e para que captemos e convertamos novos Sportinguistas, que o Sporting dê –(Sim, Dê!) – em cada jogo, 1000 bilhetes numerados (e quando refiro 1000, estou a referir um número a titulo meramente exemplificativo, porque se atendermos ao nível de assistências médias de Alvalade, talvez se possam dar mais bilhetes) e afectos a um determinado sector do Estádio a crianças de determinadas escolas, que deverão apresentar o referido bilhete e respectivo cartão da escola nos portões de entrada."

Comentei este post referindo que acho esta ideia excelente. No passado lembro-me de já ter discutido este assunto, sendo este género de acções uma das formas de criar hábitos de ir ao estádio entre os mais jovens.
Numa altura em que o estádio raramente ultrapassa os 30/35 mil espectadores, seria sem dúvida proveitoso pensar num mecanismo que aumentasse as assistências, trazendo mais jovens ao estádio, sem prejudicar aqueles que regularmente adquirem o seu lugar.

Indirectamente haveriam beneficios ao nível do número de sócios (a médio prazo), das vendas de produtos Sporting e de receitas nos bares, e mais importante, um maior apoio à equipa em cada jogo.

3 comentários:

dragonisa disse...

I have a dream...

E foi assim que começou o discurso desse grande pacifista do séc. XX, o Sr. ML King. E a propósito do jogo de mais logo gostaria, amigos, de deixar-vos aqui uma mensagem, encaremos o clássico como jogo a ser jogado dentro das quatro linhas, onde todos os diferendos que transcendem o campo são inúteis e perfeitamente acessórios, que só servem para cavar fossos inúteis entre os adeptos. E digo-vos que “é mais o que nos une do que aquilo que nos separa”, senão vejamos, são dois grandes gigantes do futebol cá do burgo, ambas as equipas nos resultados dos confrontos directos ao longo do tempo se apresentam bastante equilibradas, os respectivos equipamentos são listados, e têm em comum a cor branca, então vamos mesmo por aí, pois foi assim que começou “o meu sonho”, inspirado no simbolismo associado à cor da PAZ! Assim e que bem que ficaria no vosso magnífico colorido estádio, uma mistura de cores, rasgada só pela cor branca; isto é ao invés de os adeptos ficarem separados em bancadas diferentes, misturar-se-íam... mas isto não passou de um sonho... Se não se esgrimissem tantas lutas fora do campo, talvez o estádio MRL, não estivesse com uma ocupação em cerca de metade da sua capacidade. Destaco as declarações de ambos os treinadores, por um lado o Sr. Bento a alertar os seus jogadores para o não uso de comportamentos povoados de sentimentos de vingança, que só comprometem a capacidade de discernimento, sendo que o jogo jogado é que interessa; por outro lado o Sr. Ferreira, chamando a atenção para o respeito a ter pelo adversário, que é uma grande equipa, e que ultimamente tem tido performances de alto rendimento. A mim parece-me que estes discursos têm matéria de sobra para reflexão. No entanto lá vai estar o estádio a meio gás, com um jogo classificado como sendo de alto risco...mas porquê? Já nem eu sei responder, eu faço parte daquele grande grupo de pessoas que não tem nível sequer para entrar em qualquer discussão iluminada de futebol, mas que no entanto gosta do desporto “King” e pronto. E infelizmente digo “que só eu sei porque fico em casa”. Por isso amigos desejo que o jogo de logo seja um digno espectáculo, sem “casos”, e que ganhem... os azuis claro! The peace be with you!

Leão de Alvalade disse...

Também li o post do JPV no CL e concordo com a ideia base. Penso até que uma forma de fomentar o sportinguismo pelo País fora era potenciar a relação existente com os núcleos que, desde a saída de Isabel Trigo Mira têm estado esquecidos. Se logo sobrarem 20.000 lugares vazios não teria sido melhor distribui-los pelos núcleos a preços simbólicos e ter o estádio cheio (mesmo sabendo que, para sócios, os preços são aceitáveis logo).

Os meus caros do Rugido, sendo ao que presumo lisboetas, ficariam melindrados com preços mais em conta para quem, como eu, tem que fazer 700 km (cerca de 200€) para exercer o seu sportinguismo?

Hoje por exemplo estarei de cachecol no... sofá. E com muita pena minha e sobretudo do meu filho que me suplanta já na fé sportinguista. É que os 2 núcleos sportinguistas da nossa zona não conseguiram arranjar 50 pessoas para estar em Lisboa a apoiar a equipa. A hora do jogo foi o principal dissuasor, juntamente com o receio da crise que se vai instalando. É que amanhã é dia de trabalho e chegar a casa às 3.30 da manhã dói mt no dia seguinte.

SL

Verde CDV disse...

Esta ideia não é nova e aliás já foi posta em pratica pelo Sporting que chegou a oferecer bilhetes a escolas para verem jogos em Alvalade.
Sou testemunha viva disso porque a minha escola foi contemplado com tais bilhetes.
Já lá vão uns bons anos mas aconteceu e acho que era pratica corrente.
Hoje são várias as instituições de crianças carênciadas que disfrutam de bilhetes grátis.
Mas concordo totalmente com a ideia e pode ser bom para fomentar o Sportinguismo.
Um abraço.