sábado, 28 de novembro de 2009

Sporting 0 Benfica 0



O pessoal voltou a ir á bola. Voltou a apoiar a equipa. Voltou a aplaudir. Voltou a estar! Mais que tudo o resto, essa foi a coisa melhor que aconteceu esta noite!

Não ganhámos, é verdade. Mas mostramos uma equipa muito mais coesa do que o que vinha a acontecer ultimamente. Estivemos bastante bem durante 60/65 minutos (tirando aquela reentrada na 2ª parte) e depois quebramos muito fisicamente, o que foi sendo atenuado pelas substituições, mas já não era possivel substituir Veloso e Adrien, que acabaram o jogo de gatas. E faltou-nos o Liedson de outros tempos, que este ano não tem aparecido. A conclusão obvia deste parágrafo é que a herança que Paule Bento deixou não deixará de nos condicionar nos próximos tempos. De qualquer modo, os jogadores estão mais confiantes e isso já faz alguma diferença. Outra diferença foi o comportamente irrepreensivel nas bolas paradas defensivas, a contrastar com outros tempos. A diferença nas bolas paradas ofensivas ainda não se sente tanto, mas também já há ali dedo. Alias, numa dessas bolas, Polga perde um golo incrivel, na primeira parte!

O empate final acaba por ser o resultado mais lógico para o jogo de hoje, mas é pena que este derby não se tenha jogado daqui a um mês!

E também é pena que outros factores continuem a influenciar os resultados. David Luiz não devia sequer ter começado o jogo (o arbitro do Benfica-Guimarães esqueceu-se de lhe mostrar o segundo amarelo) e também não o devia ter acabado hoje. A diferença no critério disciplinar foi gritante. E isso faz toda a diferença. Não só pelos primeiros cartões que deviam ser segundos, como pela influencia que isso tem no jogo. Perto do fim, Cardoso passa por Adrien e Polga sem nenhum deles lhe poder tocar (já tinham amarelo) enquanto David Luiz pode impedir Vukcevik de ir para o golo porque ainda não tinha cartão (aquela entrada sobre o Liedson na primeira parte passa sem cartão porque...ele tinha uma camisola vermelha vestida). Sempre que podia ser amarelo, para nós foi, para eles não! Pequena diferença! Além de que no final do jogo as faltas perto da área contra nós choveram. No ultimo canto contra nós, ao contrário do que tinha acontecido no jogo todo, o arbitro fez questão de ir dizer aos jogadores que ninguém se podia tocar. Subtilezas...

Para concluir, soube bem o convivio com o pessoal do "Norte" e mais umas quantas caras conhecidas da blogosfera verde! Muito bem! Só foi pena o episodio do retardado mental (sportinguista) que atirou aquela garrafa que vi passar á frente do nariz. Ele há gente e ele há animais. Esses não deviam ser autorizados a sair de casa!

3 comentários:

Cantinho do Morais disse...

Num jogo cheio de emoção mas com pouca qualidade, o resultado final de 0-0 acaba por ser justo.
A entrega, o crer, a garra e a raça colocada em campo pela equipa leonina que, além de lhe devolver alguma credibilidade junto da massa associativa, foram a única forma de contrariar e equilibrar o bom futebol praticado pela equipa do Benfica.

Veloso, Moutinho, Patrício e Adrien. A formação do Sporting tem que ser isto. Jogadores sem medo, que erram, mas que lutam com garra, com entrega e com bastante qualidade. Destaque para Veloso e Patrício que se exibiram em grande nível.

A garra e a entrega do Sporting não trouxeram, por si só, qualidade ao seu jogo. Ainda rareiam ideias para um futebol atacante. Ainda se viu muito pontapé para a frente. O jogo não pode começar nos pés de Caneira, Carriço e Polga. Veloso, Moutinho e Matías têm que iniciar as jogadas leoninas.

O bom jogo do Sporting terá que ter continuidade já na quinta-feira. Não se pode ficar com a ideia que, por ter sido um derby, os jogadores deram mais de si, com mais vontade e entrega. A entrega e dedicação de hoje tinham dado para vencer Belenenses, Marítimo e Guimarães. Tem que continuar e evoluir para patamares que possam garantir vitórias e pontos.

http://cantinhodomorais.blogspot.com/

jvl disse...

JG,

Apesar de muita gente ter voltado a ir À bola, não nos podemos esquecer que era um derby. Espero que seja para continuar, porque pior, acho difícil neste capítulo.

Quanto ao jogo, foi equilibrado mas com nítida superioridade nossa. A mega-equipa que nos ia golear, é quem mesmo? Ridícula o argumento de JJ a falar do relvado. Soou a desculpas de mau pagador.

O convívio foi excelente e foi um prazer ter-vos conhecido. Pena foi o episódio da garrafa, como referes. É que se fosse a minha irmã que estivesse ao meu lado, como tinha estado 5 minutos antes, ao invés do 8 - que apanhou com ela um pouco abaixo do ombro - teria levado com a garrafa na cara.

Virgílio disse...

JG:

Foi um enorme prazer rever-te e partilhar aquele tempo e conversas ctg até praticamente à entreda no estádio!

Espero que muitos mais convívios como o de ontem se repitam no futuro.

E espero q não nos surjam mais ovnis. O unico que, se dependesse de mim, tinha dispensado ontem. O q já não dispenso são golos e vitórias do SCP nas próximas ocasiões! Como dizes a esperança voltou, o futebol praticado melhora a olhos vistos e o entusiasmo em torno da equipa renova-se. Que assim continue.

Gde abraço!