quinta-feira, 31 de maio de 2012

E o Rato Mickey, também vem a caminho?

Segundo as noticias dos varios jornais nos ultimos dias, estarão a caminho do Sporting as "esperanças" Masalesa, Jeferson e Patinho!

Encaro estas noticias segundo uma de duas pespectivas:

1) Serão meras especulações jornalisticas, típicas do defeso. Esta perspectiva deixar-me-ia descansado!

2) Estas noticias terão um fundo de verdade, perspectiva que me deixa de cabelos em pé. Então, o mesmo clube que não tem dinheiro para segurar as joias que produz na sua academia, anda por aí a desbaratar os poucos tostões que ainda tem em jogadores de futuro incerto, numa aposta de risco, depois de já o ano passado terem aparecido por aí os Arias e Turams (exceptuo Carrilho que me parece uma boa aposta)? Que ideia se passa para os miudos da formação com estas contratações? Querem que eles renovem contrato depois de verem o que se está a passar? Continuamos com tiques e vicios de clube rico que pode desbaratar dinheiro á grande quando estamos financeiramente no estado em que estamos?

A confirmar-se a hipótese 2, só tenho uma explicação para isto. Os miudos da academia não dão comissões nem percentagens em transferências. E por aqui me fico...

Quanto ao Patinho e a confirmar-se a contratação, espero que a seguir venha também o Rato Mickey. O Superpateta não precisa de vir porque para isso estamos cá nós...

18 comentários:

Ribeiro disse...

Crónicas de dois sportinguistas sobre a actualidade leonina. Vejam e partilhem!

http://topfutebol.com/index.php?option=com_content&view=article&id=379:cronica-qvisao-dupla-ainda-nao-esta-completa-sportinguistaq-por-vitor-paiva-e-francisco-vasconcelos&catid=12:destaques&Itemid=201

Aproveitem e coloquem gosto na nossa página do facebook em: http://www.facebook.com/sitetopfutebol
Assim poderão receber na vossa rede social as nossas notícias mais recentes.

Anónimo disse...

Vou gravar o que aqui se diz sobre os dois laterais para depois cá voltar! Sem lesões também não conhecias Carrilo, logo não prestava! Como não conheces os putos de Alcochete de saída, logo são muito bons! Isto tem um nome que não vou dizer!

SL

kevs disse...

95% das notícias são especulações próprias da silly season.

Quanto ao 2º ponto acho o seguinte:

- Jogadores como Carillo (fez parte do plantel 3º classificado na última Copa América), Arias (internacional sub20 colombiano, ganhou o torneio de toulon, e esteve em bom plano no mundial de sub20), e Rubio (foi internacional A do Chile no primeiro ano de júniores!), não foram jogadores de grande risco, até tendo em conta o preço que custaram;

- Não acho que os júniores que querem sair, e não renovem, o façam pela contratação de jogadores estrangeiros (até porque se há clube com histórico de aposto nos jovens no passado recente, é o Sporting). Julgo que o motivo estar mais relacionado com o teu post aqui no blog "Novos tempos..." (que infelizmente não são tão novos quanto isso).

SL,
kevs

JG disse...

Kevs, o que eu acho é que na maioria das situações em casa encontramos promessas ao nível do que tem vindo. À borla! Arias jogou mais que Pereirinha? Não! Thuram mostrou o quê?

De facto, Carrillo é uma excepção, mas...é bom notar que 50% (segundo algumas fontes, 70%) do seu passe já não são do Sporting. O mesmo se passa com Rubio. Porquê? Porque o dinheiro tem faltado todos os meses...

Quem não tem dinheiro, não tem vicios! Temos uma academia, temos miudos para integrar na equipa e depois, como temos pouco dinheiro, temos de contratar cirurgicamente! Porque em Bilbau não era um Rubio que resolvia! Porque no Jamor não era um Carrillo que resolvia...

Não brincámos já aos ricos tempo demais? Tivermos de vender João Pereira á pressa e ao desbarato porque não havia dinheiro. Vendemos 80% do passe de Wolkswinkel porque não havia dinheiro. O mesmo para 50 % do passe de Carrillo (70%). Para gastarmos o dinheiro assim??????

Estamos como o País. Ainda não percebemos nada do que se está a passar...Temo que o acordar seja bem doloroso!

Caro anónimo, pode vir cá chamar-me à pedra, se tiver razão! E desejo sinceramente que tenha, porque isso era bom para o Sporting. Mas...mesmo que os jogadores em causa se afirmem, a taça hoje está perdida e o acesso à champions também com o quarto lugar, atrás do Braga. E é isso que vai ficar para a história e compromete o nosso amanhã. Quando não se tem dinheiro, gasta-se cirurgicamente. Só pode esperar calmamente pelo amanhã e arriscar hoje nos BCPs da bolsa quem consegue gerir o presente com folga.

Anónimo disse...

Caro JG,

Não seria recomendável mais prudência no que afirma de forma tão peremptória? Há sempre o risco de cair no ridículo! Algum dos 3 jovens referenciados, Arias, Thuran ou Carrilo, representaram um investimento considerável? Para não dizer que foram de borla! Nas poucas propostas chegadas a Alvalade, Carrilo pagava os 3 dezenas de vezes!

Por enquanto estão todos numa bolsa em que ainda nem lhes é exigido rendimento! Volto a lembrar que nem estava equacionado utilizar Carrilo!

E pode ter a certeza que ainda há mais atenção com os jovens em Alcochete! Para além de formarmos também compramos jovens! Não são situações incompatíveis!

Todos temos projectos para o Sporting! Só não percebo a necessidade de criticar o que está a ser bem feito! O Sporting não nasceu com esta direcção! Herdam-se muitas coisas em 106 anos de história!

SL

JG disse...

Caro anónimo, o que é um investimento consideravel? Há um problema inerente ao conceito, sabe? É que quando os recursos estão no estado em que estão (não me vou alongar muito sobre isso) o que é investimento consideravel para uns são peanuts para outros. Infelkizmente no nosso caso qualquer despesa entra no primeiro caso.

Para não me alongar muito sobre o caso, ficam aqui alguns numeros. Enquanto o FCP vende Rolando por mais de 10 milhões, nós vendemos aos fundos os passes de Carrillo por uma valiação global do passe de 3M€ ou Wilson Eduiardo por uma valiação global do passe de 1,5M€. Porquê? Por desespero de tesouraria. Só para dar alguns exemplos, o Sporting vendeu já 50% (70%?) do passe de Carrillo, 60% do passe de Andre Martins, 40% do passe de Wilson Eduardo e 25% do passe de João Mario. E nem vou falar nos 80% do passe de Wolkswinkel...

Quem não tem dinheiro, não tem vicios. Por muito que a adaptação pelos vistos custe a fazer...

E quanto aos valores dos passes de Arias, Thuram ou Carrillo, não sei quanto custaram, nem sequer quem recebeu o dinheiro da transferencia (normalmente espalha-se por várias fontes). Voce tem os numeros?

JG disse...

A este respeito ainda, fica aqui um link interessante. Faço apenas uma correcção à noticia. O Sporting tem 20% do passe de Wolkswinkel e não 35% como consta:

http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/contas-sporting-sad-fundos-wolfswinkel/1352362-1457.html

Deixo aqui um extracto da noticia que me parece relevante:

"Segundo o documento, o Sporting tem cerca de 28 milhões em díbida. A maior parte diz respeito a «comissões de intermediação, aquisição de direitos desportivos e direitos de imagem de atletas». Também há cerca de 2,6 milhões de euros a pagar referentes «a prémios de assinatura a pagar a
jogadores ainda não vencidos e com vencimento inferior a um ano»."

JG disse...

Entretanto, o prejuízo apurado nas contas relativamente ao 1º Trimestre foi de 31 Milhões!

Anónimo disse...

Também não há nada de anormal nas contas que refere! Já no fim do ultimo exercício, quando juntamos mais ou menos esse valor à divida, foi dito que teríamos que duplicar a receita, cerca de 35 Milhões, até 2014, para os tais 70 Milhões!

E numa época absolutamente recessiva conseguimos aumentar os proveitos! Há mais Sporting para além dos investidores!

Se não percebe a razão do aumento dos custos, nada vale a pena!

SL

JG disse...

Olhe para rematar, digo-lhe só que a mim me cortaram mais de 20% no ordenado em 2 anos por causa de raciocinios como o seu, sendo que infelizmente eu contribuí pouco para essa festa... Mas outros ganharam com a festa e eu tenho de estar contente por eles, certamente...

No Sporting como no País...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
JG disse...

Comentários desrespeituosos em posts meus são apagados e nessa linha, caro anónimo, colocarei o seu ultimo comentário no local que merece.

Se quizer falar construtivamente poderá faze-lo e cá estarei para trocar ideias consigo, sem problemas.

Já agora coloque um nome nos seus cometánrios, mesmo que falso, para eu não ter de estar sempre a chama-lo anónimo, até porque isso não é modo de tratar ninguém...

Daniel disse...

"Vendemos 80% passe do ricky porque nao temos dinheiro"?

Então você acha que o compramos com o nosso dinheiro?

A sério que acha? Está a brincar, não está?

JG disse...

Acho que quem nao tem dinheiro,nao tem vicios.Bojinov custou 3 milhoes...Rodriguez custou mais de 1 milhao.Enganaram-se?Deviam andar muito distraidos!

JG disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Só compramos 50% do passe de Carrilo!

Um mês depois alienamos 20% do que detínhamos pelo mesmo valor! Num mês valorizamos o jogador no dobro e vimos ressarcido o investimento feito! Fechem esta merda!

O que não faltam são adeptos de mal com a vida a dizer mal do clube! Substanciado em muitas teses de âmbito sociológico já editadas em livro!

Daniel disse...

Caro JG, as suas intervenções, no que se refere a compras/valores de jogadores, apenas revelam o seu conhecimento.

Quanto a isso não tenho qualquer crítica, pois só fará (neste caso escreve) o que sabe.

Sabe o que não percebo? É porque, em 19 jogadores contratados, insiste em falar sempre nos mesmos 2??

Ou será que percebo?

SL

JG disse...

Por enquanto quem decide o que aqui se escreve sao os editores do blog.E assim continuara a ser!