sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Alguém consegue explicar isto ?














Estes valores foram retirados dos Relatórios e Contas da Sporting SAD.

Alguém consegue explicar isto?

10 comentários:

MRL disse...

Caso não vejam bem a legenda, carreguem em cima do gráfico.

ana disse...

2011 e 2012, anos de investimento?

Anónimo disse...

Até te posso tentar ajudar mas tenho de perceber o que nao percebes... são as cores, as escalas, o significado das rubricas,...?

Tenta ler o texto que acompanha o boneco. Costuma ajudar.

Se continuares a sentir dificuldade, diz.

Um anexo

MRL disse...

Cara Ana,
Investimento não tem impacto proporcional em custos operacionais. As amortizações são pouco mais de 20 milhões. Obviamente, o que não sei explicar, e o que nunca tinha visto era uma evolução destas. Arrisco-me a dizer que por mais que tente não encontra outras demonstração de resultados parecida.

Caro anónimo,
A minha formação é gestão. Por acaso trabalho na área. Visto que não percebeu a pergunta , eu explico melhor: consegue explicar-me como é que uma empresa com capitais próprios negativos opta por aumentar os custos operacionais desta forma totalmente irresponsável?
Já agora,porque não assina o comentário?

Sporting até morrer disse...

O anónimo não assina o comentário porque possivelmente é um dos merdosos que tem contribuido para o aumento exponencial do passivo...

José Fonseca Silva disse...

Tenho algumas duvidas em relação aos números apresentados.
Os custos operacionais do Sporting foram de 66 milhoes e no 80 e tal. E as receitas foram superiores a 40.
Mas se os números não estão correctos, a analise continua certa. É muito grave quando nem os salários conseguimos agir com as receitas operacionais

MRL disse...

Caro José Fonseca Silva,

Custos Operacionais incluindo Amortizações/Perdas de imparidade com passes de jogadores (ou seja, amortizações dos passes dos jogadores) = 87,5 milhões de euros

Inclui essas Amortizações, no valor de 21,2 milhões de euros porque são custos fixos.

Proveitos Operacionais = 40,8 milhões de euros.

Aqui, propositadamente, não inclui a rubrica custos/proveitos com transações de passes de jogadores, visto que estes custos/proveitos têm caracter extraordinário. Neste período de 6 anos foram cerca de 51,5 milhões de euros (principalmente o Nani, Moutinho e Veloso). Só que também não inclui os encargos financeiros e os impostos que, neste mesmo período, foram de 40,7 milhões de euros.

No fundo o objectivo da análise era mostrar a evolução das receitas e custos operacionais.

José Fonseca Silva disse...

Entendo, caro MRL... se bem que os clubes considerem isso como custos extra-ordinários.

Mas para mim basta comparar o custo salarial e as receitas ordinárias para ficar estupefacto. Como se pode ter custos tão altos quando não se tem receitas.

Parece o Conde que ter 50 empregados na mansão e depois tem que vender os móveis e alugar os quartos, que os empregados deviam limpar.

MRL disse...

Sim, evidenciam separadamente, o que no meu entender não faz muito sentido, visto serem fixos.

Pois... vou esperar para ver se o caro Anónimo responde-me a essa questão. Eu não consigo mesmo entender esta estratégia.

José Fonseca Silva disse...

Estratégia não existe nenhuma.

E é impressionante também notar que as receitas operacionais hoje não são superiores ao que eram há 4 ou 5 anos atrás mas as amortizações são.

Em 2007/2008 as amortizações eram cerca de 7 milhões... em 2010/2011 e 2011/2012 foram 23,3 e 21,2. E olhando para o plantel, não consigo entender onde se torrou esse dinheiro, pois o plantel não é superior nem sequer tem a mesma qualidade do plantel que tinhamos na altura.

Mas quando provavelmente andamos a pagar ainda os Pongoles, os Torsiglieris, os Evaldos, os Bojinovs, os Pedros Mendez, os Jeffrens e os Rodriguez... só nestas preciosidades foram uns bons 25 milhões de euros.

E a academia???