sexta-feira, 27 de junho de 2008

Clube Portugal



De volta da Suiça e da Austria, onde tive o privilégio de assistir ao jogo Portugal-Alemanha, irei nos próximos posts tentar descrever o que foi estar lá bem como algumas opiniões que tenho sobre vários assuntos relacionados com a seleção Portuguesa.

Neste primeiro post , dois pontos, um positvo e um negativo:

Primeiro confirmar que é uma emoção difícil de transcrever poder estar num jogo da nossa seleção num campeonato deste. É complicado comparar com as sensações que se vivem pelos clubes. Mesmo quando vamos fora ver o Sporting, não estamos nunca numa cidade a confraternizar com os mais variados adeptos. No dia do jogo com a Alemanha almocei numa esplanada. Ao ínicio éramos 4 portugueses. Juntaram-se dois ingleses que foram pela festa. Depois mais dois alemães. Depois 2 húngaros. E até à hora de ir para o estádio foi uma festa. Fala-se e transpira-se futebol em cada minuto.
Aprendi que daqui em diante será um erro perder estas oportunidades. Já estou a pensar na África do Sul.

O segundo ponto deste post, foi talvez o que me deixou mais triste nesta viagem. No estádio haviam na melhor das hipóteses 5 mil portugueses. Em nenhum local do estádio podia indentificar-se uma zona portuguesa. Haviam alemães em todo o lado. Mesmo no sitio onde fiquei, teoricamente só para quem tinha bilhetes da FPF, haviam quase tantos alemães como portugueses (na foto não se percebe, mas acreditem que vi isso que quando foram os golos).
Não consigo entender a razão disto. Todos os outros paises tiveram certas zonas da bancada onde só se via a sua cor.
Só vejo dois motivos para que isto aconteça:
i) o português prefere fazer um bom negócio com os seus bilhetes vendendo-os aos alemães;
ii) a FPF não assegura um processo que beneficie o adepto português. Provavelmente é mais importante para ela é distribuir convites a VIP's e vender bilhetes a Agências de viagens (que depois também prefere vender esses bilhetes diferentes nacionalidades, com maior poder de compra). É pena porque pelo que vi, somos os únicos. Por isso, em próximos eventos, tentarei convencer o máximo de pessoas a irem. Porque acho que o país (não a FPF) merece.

4 comentários:

JG disse...

Eu ando com a ideia de ir desde 2000! E percoi sempre as oportunidades, porque deixo a compra dos bilhetes para a ultima(2004) ou a oportunidade foge (final de 2000 que já tinha assegurada se Portugal lá chegasse) ou por circunstancias da vida (2006 e 2008)!

Vamos ver se é desta (Africa do Sul)...Mas primeiro é preciso que Portugal se qualifique e o Grupo não é tão facil como até pode parecer á partida! E o processo do novo seleccionador ainda não dá pistas sobre como será a selecção a partir daqui!

Mas é uma coisa que também quero fazer! Porque deve ser espectacular! pelo futebol, pela selecção portuguesa e por todo o convivio e espectaculo que estas coisas proporcionam!

Tite disse...

A festa do futebol vivida pelas selecções nacionais é outra emoção. Até porque ninguém discute as cores clubísticas... somos todos do mesmo clube.
Só isso elimina as animosidades que sempre existem entre adeptos de clubes rivais. A começar na própria casa. Eu sou leoa e o marido águia lolol
SL

Unknown disse...

Claro que todos nós torcemos pela seleção independentemente de sermos sporting, benfica ou porto.

O que destaco é o convivio entre portugueses e alemães naquele dia. A rivalidade era só desportiva porque nas ruas a festa chega a ser indescritivel. Parecia que estávamos todos do mesmo lado.

Anónimo disse...

Maleo Producer, a mat-supported jack-up converted to a Mobile simply because "Im Jack Abramoff and I work out every day." http://pravusaxiom.com/swtor/wiki/index.php?title=Article11_papier_revient want and a handful of simple tools. Once youve completely spouses cant agree, judges have to get involved and may direct http://forum.jamit.com/index.php?action=profile;u=244241 David came to us in late 2012 with a vast amount of experience The game became even more popular after the release of the Academy http://www.jokemusic.jp/index.php?title=Article11_papier_revient standards set through the business. So when getting Jack wills Government and Industry Division is led by former U.S. Rep. Billy http://audioboo.fm/coffee71sheet an illiterate homeschool graduate, that becomes his impression to get the top you only pay the greatest price and also that as http://www.legionex.ru/forum/index.php?action=profile grew as a lucrative occupation and soon Port Royal gained the switch to ?osition for speech or voice and to connect a modem,