terça-feira, 1 de julho de 2008

Ainda o Portugal-Alemanha

Não queria deixar de escrever aqui a minha opinião sobre o jogo dos quartos de final, que presenciei no estádio de Basileia.

Ao contrário de muitas opiniões que tenho ouvido, não partilho da ideia que Portugal fez um bom jogo. E vou mais longe: Portugal perdeu o jogo não por causa do Ricardo nem da defesa, mas sim porque entrou muito mal em jogo.
Vinhamos de uma 1ª fase com boas exibições e com um descanso bem superior aos alemães. O adversário vinha com medo e por baixo. Face a isso acho que não entrámos a confirmar esse favoritismo. Pelo contrário. Os alemães cedo perceberam que Portugal não estava por cima e começou a fazer o seu jogo. Até ao 2º golo alemão acho que jogámos muito pouco.

A partir do 2º golo, e beneficiando também de algum recuo alemão (natural quando se está a ganhar), subimos um pouco em termos exibicionais e até fizemos uma 2ª parte mais bem conseguida.
No entanto, penso sinceramente que dificilmente ganhariamos o jogo a jogar daquela forma.

Individualmente:
Ricardo - os alemães aproveitaram o seu ponto fraco. Nada a fazer. Não há melhor.
Bosingwa - o pior jogo dos últimos tempos. Os cruzamentos foram muito maus.
Pepe - Quase ao nível dos jogos anteriores. Temos central para muitos anos.
R.Carvalho - O de sempre. Tenho ideia que nem ele nem o Pepe têm culpa nos golos (não vi o jogo na televisão, pelo que posso estar enganado)
P.Ferreira - Não gostei muito. Mesmo sem olhar para o lance do golo, onde até sofreu falta.
Petit - Abusou dos remates.
Moutinho - Menos influente até sair por lesão. Pena aquele falhanço quando estava 0-0
Deco - Mais uma boa exibição. Acho que andou a trabalhar para o contrato que agora conseguiu. Portugal ganhou com isso.
Ronaldo - Muito marcado e um pareceu um pouco abaixo do seu potencial. No entanto, lá esteve no 1º golo.
Simão - Não gostei da exibição. Pouco eficaz. Era bom que tivesse jogado como no jogo contra a Turquia.
N.Gomes - Mais um golo, de um avançado que acho que tem sido muito injustiçado.
Nani - Muito bem no 2º golo.
R.Meireles - Tal como o Moutinho, muito pouco influente.
Postiga -Excelente golo. Pessoalmente aposto nele como futuro avançado da seleção (e não é por ser do SCP)

2 comentários:

JG disse...

Penso que a análise é correcta. A mim, o que me fez confusão foia atitude, mais que as questões tacticas. Terá o anuncio precoce da saída de Scolari afinal sido decisiva? Nunca saberemos, mas aquela não foi uma equipa com garra! E aquela Alemanha era tudo menos um obstaculo intransponivel!

Há um momento decisivo no jogo que é o falhanço à boca da baliza do Pepe, seguido dois minutos depois do 3-1, num lance completamente estupido, além de absolutamente ilegal! Se temos feito o 2-2 nessa bola do Pepe, estou convencido que ganhavamos o jogo! Até porque a seguir ao intervalo, estavamos em cima deles!

Penso também que o Nani devia ter entrado ao intervalo! Precisavamos de ser mais agressivos e já não tanto de fechar. O Nani devia ter rendido o Simão logo nessa altura! E se calhar a entrada do Postiga também devia ter acontecido mais cedo! De qualquer modo, agora é sempre mais facil falar...

Anónimo disse...

Pois eu estive lá AO LADO do Miguel e não concordo com a "falta de atitude".
O que houve foi falta de "altitude". 2 golos iguais, no seguimento de 2 bolas paradas, por jogo aéreo. A equipa esteve mal a defendê-las, a Alemanha esteve superior no reconhecimento do maior ponto fraco de Portugal: o Guarda-Redes (e o defesa esquerdo).

Quanto à atitude, repito, não creio que tenha sido o problema. O adversário era a Alemanha, não um "mija-na-escada" qualquer. Marcámos 2 golos, tivemos mais 2 oportunidades soberanas.
Os registos estatísticos deram-nos vantagem em todos os indicadores (menos num... golos marcados): mais remates, mais cantos, menos faltas, mais posse de bola.

Aliás, perguntei várias vezes depois do jogo, a estrangeiros, o que acharam do jogo. Todos acharam que Portugal jogou bem (mas que Ronaldo, mais uma vez, falhou nos jogos "capitais")... mas a Alemanha "sabe ganhar".

De qualquer forma, valeu pela festa. Tal como o Miguel já postou, o ambiente vivido antes e nos dias a seguir ao jogo, é inigualável. Ingleses, alemães, hungaros, espanhóis, holandeses, suiços, austríacos... um mar de gente 5 estrelas.


Para fechar, se querem questionar atitude, questionem a do público. Para além da falta de portugueses já referida, também o apoio é de fraca qualidade. Será que só temos mesmo um cântico? Quantas vezes é possível gritar "Portugal olé" ou "Portugal allez" ou lá que raio?

Sugiro aos bloguistas que abram um espaço para propormos novos cânticos... Nós no estádio bem tentámos, com:
"É lateral direito
Não domina a língua...
Joga por Portugal
É José Bosingwa!!"

ou:
"Petit, Petit
és emigrante
Petit, Petit
és um gigante!"

:)