sábado, 14 de março de 2009

O Reino do Medo

A quem hoje comprou o Expresso, aconselho a leitura do artigo de Luis Freitas Lobo (pagina 42 do caderno principal) do qual transcrevo aqui excertos:

"...A arrepiante derrosta do Sporting escapa, porém, à logica das quatro linhas. Via-se o jogo e percebia-se que o problema já não estava dentro do campo. Estava na tal qualidade espiritual para viver outras realidades. O medo sentido pelos jogadores, assumido pelo treinador, é uma verdade que sufoca. Porque afasta a equipa da sua natureza e provoca uma diferença abissal que, com outro nível espiritual, seria diferente. A táctica é, aqui, puramente "emocional"..."

"...O polígrafo do futebol leonino notou-se mais num olhar antes de entrar em campo do que num passe errado já dentro dele no jogo. Do mesmo modo que a coragem dispara o talento, o medo sufoca-o..."

Nota: O sublinhado a negrito é da minha responsabilidade!

2 comentários:

Leão de Alvalade disse...

Quem tem medo compra um cão ou fica em casa. Sentir medo de jogar é a completa negação de capacidade para a função. Os jogadores não podem só exigir e não ser exigentes consigo próprios. Não podem querer a carne sem saber roer os ossos.
Saudações Leoninas e coragem para logo. Não vai ser fácil ir hoje a Alvalade.

JG disse...

Hoje faço questão de ir completamente de negro. Da preto da cabeça aos pés e com um cachecol verde...

Doi-me muito ler as declarações sobre o sorteio dos quartos feitas pelo Josualdo depois da eliminatorio com o Atletico de Madrid. Doi-me porque aquilo era o que eu queria ouvir em Alvalade. Aquela atitude pode não ganhar jogos, mas ajuda muito. Qualquer semelhança com as declarações de Paulo Bento é pura coincidencia...