quarta-feira, 25 de março de 2009

Pressão sobre os arbitros e Tuneis dos Estadios

Agora que tanto se fala em pressão sobre os arbitros, achei interessante recuperar a pérola seguinte referente aos acontecimentos que se seguiram ao Benfica-Nacional e ao FCP-Maritimo:

"Pedro Henriques falou em “muita confusão com ofensas à equipa de arbitragem”, ontem, no túnel da Luz, após o Benfica-Nacional. Duarte Gomes fez uma adenda ao relatório por causa de alegados problemas no parque de estacionamento do Estádio do Dragão, após o Porto-Marítimo. A Comissão Disciplinar da Liga vai analisar relatórios do árbitro, delegados e polícia, porque há uma pretensa agressão ao motorista que transportou a equipa de arbitragem.Os problemas nos túneis, estão a preocupar os árbitros. A Associação Portuguesa de árbitros, defende uma greve, caso não esteja, reunidas no futuro, as condições mínimas de segurança para os árbitros, nos túneis de acesso aos balneários.A medida drástica é admitida em Bola Branca, pelo presidente da APAF, António Sérgio.De resto, a segurança dos árbitros nos túneis, é assunto que também será levado pela APAF, á Assembleia da República, no âmbito da discussão da lei da violência nos estádios de futebol.António Sérgio espera que a Comissão disciplinar da Liga actue em conformidade sobre os acontecimentos nos túneis da Luz e do Dragão.Sobre os acontecimentos no túnel da Luz, o treinador do Nacional, Manuel Machado, disse esta tarde a Bola Branca que há matéria para a Comissão Disciplinar actuar.Manuel Machado, nesta entrevista a Bola Branca, acha injusto dizer-se que o Benfica não ganhou ao Nacional, porque o árbitro não validou o golo da polémica aos 92 minutos… Durante o jogo, o Benfica não teve mais oportunidades que o Nacional. O treinador lembra que as do Nacional, foram as mais flagrantes. E quanto ao golo, Manuel Machado reafirma que Miguel Vitor jogou com a mão. Logo, Pedro Henriques analisou bem, ao não validar o golo.O treinador do Nacional da Madeira, mesmo depois da análise feita pelos especialistas de arbitragem dos órgãos de informação, reforça a ideia de golo bem invalidado.E o presidente da APAF, António Sérgio, sobre o golo não validado, dá a entender que Pedro Henriques acertou na decisão, e que os jogadores, deveriam jogar melhor e marcar mais golos.O árbitro Pedro Henriques no final da partida, já no túnel, expulsou Nuno Gomes, por palavras dirigidas pelo jogador do Benfica à equipa de arbitragem. O Benfica já fez saber que se reserva no direito de agir criminalmente contra a equipa de arbitragem, considerando que Nuno Gomes não falou com os juízes de campo.A APAF apoiará o árbitro, lamentando que seja questionada a honestidade de Pedro Henriques."
in Site radio Renascença, 23/12/2008, 17H47

Impõe-se a questão:

- O CD da Liga já analisou todos estes acontecimentos?
- Alguém do Sporting maltratou arbitros nos tuneis dos estádios?
- Lucilio Baptista vai levar a mesma nota negativa que apanhou Pedro Henriques?
- Lucilio Baptista vaio ser censurado pela Liga por falar em publico sobre o jogo como foi Pedro Henriques?
- O Sporting ameçou accionar criminalmente o arbitro como o Benfica ameçou fazer com Pedro Henriques?
- Alguém do Sporting foi ao MAI entregar cassetes do jogo (ainda por cima, ainda hoje não se sabe se tinham razão)?
- A APAF fez alguma greve aos jogos destes arbitros como fez conosco noutros tempos? (a esta respondo eu; desta vez ameçaram fazer greve aos jogos...de todos os clubes!)

1 comentários:

jvl disse...

JG,

Atendendo à morosidade da Justiça Portuguesa, principalmente a desportiva, nada sairá de relevante nas próximas semanas.
Contudo, imagino que os processos disciplinares dos quais os nossos jogadores foram alvos, serão diligentemente tratados.

"- Alguém do Sporting maltratou arbitros nos tuneis dos estádios?"

Será que não deveríamos?

"- Lucilio Baptista vai levar a mesma nota negativa que apanhou Pedro Henriques?"

Não havendo observador, é avaliado?

"- Lucilio Baptista vaio ser censurado pela Liga por falar em publico sobre o jogo como foi Pedro Henriques?"

Eu queria era ouvir o Cardinali.

"- O Sporting ameçou accionar criminalmente o arbitro como o Benfica ameçou fazer com Pedro Henriques?"

Não mas se o fizesse era falta de fair-play e mau perder. Ou um escândalo. Ou ambos.