quarta-feira, 8 de julho de 2009

Cristiano Ronaldo e o Fenómeno Futebol



O futebol mudou muito desde os tempos em que eu, miudo, comecei a ir com o meu pai para debaixo da pala do antigo José Alvalade. É natural que seja assim. Vivemos numa sociedade dinâmica e os tempos de hoje são muito diferentes dos de há 35 anos atrás.


De qualquer modo, parece-me que o fenómeno futebol entrou numa era de loucura e autofagia que há-de acabar por destrui-lo. Porque a paixão deu lugar à lógica cega do negócio. Normal, seria as 2 coisas coexistirem, porque o modo de funcionamento da nossa sociedade é muito diferente da que existia na década de 70. No país e no mundo. E hoje há que aceitar que acabou a era do amor á camisola, do futebol que é apenas desporto. Há que aceitar a prevalencia do marketing e temos de ver o futebol também como um negócio.


O problema é que o negócio futebol aos poucos tem vindo a matar o futebol paixão, em vez de aceitar a convivencia com ele!


CR9 foi contratado apenas como um jogador de futebol? Certamente que não! Foi contratado, antes de mais, como um produto de marketing, tal como aconteceu antes com David Beckam. E foi contratado por valores que ultrapassam a imaginação mais delirante de cada um de nós há uma década atrás! Foi contratado como uma estrela de cinema para um desporto que é cada vez mais espectaculo e show biz e menos FUTEBOL! A prazo, eu acho que isto acabará por matar o fenómeno futebol, porque passando a ser apenas um espectaculo e um entretenimento, na mais pura logica americana, terá de competir com outros espectaculos e acabará por cansar as pessoas, até pelo excesso de jogos transmitidos pela TV... Até porque a sociedade europeia é bem diferente da americana.


Alias, isso tem acontecido a outros desportos mediaticos. Toda a gente se lembra de Bjorn Borg, de John Macneroe, de Matts Willander, de Jimmy Connors. Alguém sabe quem é o nº1 do ranking ATP hoje? Toda a gente se lembra de Nikki Lauda, de Alain Prost, de Nelson Piquet, de Ayrton Senna, de Shumacher. Pouca gente sabe quem lidera hoje o campeonato de mundo de F1 e as corridas finais dos ultimos 2 campeonatos, com tudo para decidir, não entusiasmaram muitos...

Há caminho de retorno para o futebol? Se calhar não...Mas o futebol está a perder o sal, no meio dos milhões do marketing e não me parece que isso seja lá muito bom!

2 comentários:

Virgílio disse...

Amigo JG:

Excelente post! Obriga-nos a pensar sobre o fenómenro Futebol.

Apesar de, sinceramente,não acreditar no seu fim! ;)

Para perceberes essa minha percepção passa lá 'A Norte' onde aproveitei a tua deixa e desenvovi um pouco mais este tema. Está lá um link para este teu post!

SPORTING, SEMPRE!

Abraço!

Anónimo disse...

O MUNDO MUDA A CADA MICRO-SEGUNDO SEM QUE TENHAMOS CONTROLE SOBRE ISSO.COM O FUTEBOL NÃO PODERIA TER SIDO DIFERENTE .O ROMANTISMO NO FUTEBOL ACABOU ,VIROU LUTA DE GLADIADORES,TODOS ATLETAS E NÃO BASTA O TALENTO QUE É RARO HOJE EM DIA ,É UMA ESPECIE DE VALE TUDO. GARRINCHA HOJE EM DIA NEM PEGARIA NA BOLA,CERCADO DE ATLETAS.OS ERROS DO FUTEBOL GERAM A EMOÇAO,NÃO INTERESSA CONSERTA-LOS