segunda-feira, 20 de julho de 2009

Primeiro Balanço

Após 2 jogos, ainda é cedo para se tirarem conclusões absolutas. De qualquer modo, este Sporting versão 2009/10 vai deixando já algumas impressões fortes, das quais destaco as seguintes:

- Parece-me estarmos bem servidos na baliza, com um Rui Patricio cada vez com mais confiança nele proprio. Não é pelo Guarda Redes que fico preocupado;

- A defesa de Paulo Bento parece-me de época para época menos segura e as laterais são um dos pontos mais frageis da equipa. A atacar e a defender. Gosto de Andre Marques que promete, enquanto os outros parecem empenhados numa estranha luta por mostrar qual consegue ser pior. No centro da defesa, o todo parece claramente inferior à soma das partes (Polga, Carriço e Tonel) o que é muito estranho.

- Ao meio campo parece faltar capacidade ofensiva e defensiva, parecendo-me que o lençol estica para trás quando a equipa quer defender e para a frente quando quer atacar, ficando sempre o vertice contrario completamente descompensado. Há Moutinho a mais num meio campo onde todos os outros parecem desaparecer durante muitas alturas do jogo; é gritante a incapacidade de ligar jogo e de fazer meia duzia de passes seguidos; dá a ideia quer esta equipa começou há uns dias a jogar junta quando todos sabemos que está longe de ser assim; parece-me que Fernandez acrescenta claramente valor, mas ainda precisa de confiança e de aprender quais os espaços que deve pisar; se Veloso não se afirmar, vamos ter muitos problemas na posição 6; Pereirinha tarda em ganhar confiança para mostrar o seu verdadeiro valor e continua a mostrar uma inconstacia exibicional enorme.

- No ataque há Liedson a mais e Postiga e Djaló a menos, com a agravante de o levezinho não se entender com nenhum dos parceiros da frente como se entendia com Derlei.

Não vale a pena dramatizar, mas se a eliminatória com o Twente não correr bem, aí teremos todos motivos para lamentar mais um episódio triste na vida do clube e para temer pelo resto da época. Vamos esperar que a eliminatoria da champions corra bem, até porque nunca fomos eliminados por holandeses. Esses 2 jogos podem ser um tonico importante para levantar a moral da equipa. Vamos esperar que assim seja, até porque quero ver jogos da champions este ano ao vivo...

0 comentários: