quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Alternativas e aventureiros

No Diário Económico de hoje temos um artigo interessante sobre o SCP. Para além de apresentarem os principais indicadores económicos (40,7 milhões de euros de receitas sem vendas de jogadores e 42,5 milhões de euros de custos com pessoal) apresentam as opiniões de um painel de empresários e políticos sportinguistas.

O que mais me deixa incrédulo é a expressão utilizada por Eduardo Catroga: “Os órgãos sociais devem fazer profunda reflexão, mas só vale a pena mudar com alternativa e sem aventureiros”. Analisando esta frase, dois comentários:

1. Só vale a pena mudar com alternativa? Então se não houver alternativa deixamos o clube caminhar para a falência e para o seu fecho? Caso este senhor não saiba desde que GL entrou no SCP que temos um Resultado Líquido negativo (médio mensal) de -5,1 milhões de euros! Obviamente que qualquer alternativa não pode ser pior! O vazio diretivo será sem dúvida menos oneroso.

2. Sem aventureiros? Mas o que pode um aventureiro fazer pior? E não será o presidente GL um aventureiro? Porque não considera-lo um aventureiro? E o seu grupo de direção? São o quê? Bem, se calhar um dia vamos concluir que eram bem piores que aventureiros.

7 comentários:

Daniel disse...

Aventureiro é por exemplo alguém que, sabendo do deficit mensal de 5M por mês, acha que, sem explicar como, tem alternativas que permitam contratar 6 jogadores a "custo zero" mais 2 ou 3 reforços...

MRL disse...

Sim Daniel, critique-se quem critica os 5 Milhões de Euros por mês e não quem é responsável por ele!

De facto devo ser muito aventureiro por achar que o 1º passo é não termos deficit mensal. Seria uma estupidez nao é caro Daniel? Se os seus amigos do BES dão o dinheiro porque não gastá-lo irresponsavelmente?

Só por curiosidade: queria que lhe explicasse o quê? Como se contratam jogadores a custo 0? Respondo: não sei. Nunca o fiz antes. Com esta resposta certamente o meu amigo estará a pensar como posso eu ou outro qualquer que nunca lá esteve ser alternativa. Pois... dahhh! Mas se todos os clubes contratam a custo zero, o SCP nao pode também faze-lo?

Pois, o amigo Daniel gosta é de ver negócios como este do Izmailov/Miguel Lopes, não é? Assim afunda mais depressa o SCP.

JG disse...

Bom, o custo do ultimo ano e meio não será certamente zero. Foram, antes os tais cem milhões da campanha eleitoral, mas a negativo... Agora, se este é o caminho, então podemos também trocar o Capel pelo Kleber, o Patricio pelo Fucile, etc, etc, etc...

Daniel disse...

Que idade é que vocês têm?

Num post critica o deficit e em outro, depois de assumir que não há dinheiro, contrata 8 ou 9 jogadores?

Como faz isso?

Ahhh, já sei, vende jogadores pelo preço que na sua cabeça acha justo, tipo jogo de computador.

Enfim...

JG disse...

Planeamento, planeamento, planeamento...Quando existe, optimizam-se recursos e faz-se dinheiro. Quando não existe, atira-se com pazadas de dinheiro e os prejuízos aumentam, aumentam, aumentam...

A palavra planeamento diz-lhe alguma coisa?

Daniel disse...

Ok, percebi.
Se estiver planeado vender com lucro, vende-se. Se estiver planeado comprar 9 jogadores como o mrl quer, mesmo sem o dinheiro não é problema.

JG disse...

Voce deve ter problemas com a leitura. O post do MRL fala em jogadores em fim de contrato (que aliás era o caso de Miguel Lopes, emk fim de contrato com o Porto e que poderia assinar contrato a 1 de Janeiro...). Não fala em COMPRAR passes de jogadores. Além disso, estamos a falar de jogadores que auferem salarios que certamente serão bem mais baixos que os praticados no atual plantel ou por jogaores já consagrados...

Acrescento que não sei onde viu 9 nomes...